Se cuidares bem de ti, não precisas fazer dieta

Leia este artigo em: 3 mins
07.12.2022

Perder peso é uma coisa. Emagrecer é outra. Ser saudável é ainda outra, tal como ter uma pele bonita. São tudo coisas distintas. E se pudesses juntar tudo isto num único “pacote” ao teu alcance? Porque… se cuidares bem de ti, não precisas fazer dieta.

Perder peso é uma coisa. Emagrecer, é outra. Ser saudável é ainda outra, tal como ter uma pele bonita. São tudo coisas distintas.

É verdade que comer é uma das necessidades básicas do ser humano. Uma das partes mais importantes da vida. Comer é essencial para sobreviver. Somos aquilo que comemos, por fora (aparência) e por dentro (saúde). Por isso, se de alguma forma não te sentes bem contigo própria aquilo que tens de fazer é mudar.

“Mudança” é, quanto a mim, a palavra-chave. Eu mudei a minha vida para melhor através da mudança dos meus comportamentos alimentares. Os meus pacientes mudam as suas vidas adotando uma nova alimentação. E desejo que o mesmo aconteça contigo. Se tivesses noção do tanto que a simples alteração da forma como comes pode fazer por ti, certamente já tinhas tomado a decisão de mudar, há muito tempo.

Começa por mudar o teu pensamento, porque atrás dele virão os novos comportamentos e hábitos que te vão levar à felicidade. E digo felicidade, porque é disso que se trata. Vais aumentar a tua autoestima, a tua boa disposição, vais gostar mais de ti; logo, vais estar melhor com os outros. A tua saúde vai agradecer e a família e os amigos também.

E sabes qual a melhor parte de tudo isto? É que não há desvantagens. Não vais perder nada da tua vida que te faça falta, nem tão-pouco ter de viver em esforço ou em sacrifício. Porquê? Porque perder peso de uma forma saudável não tem de ser sinónimo de privação, mas sim de adaptação. Não se trata de deixares de comer, mas sim de aprenderes a comer de outra forma. Não imaginas o mundo de sabores e texturas que esperam por ti…

Tens nas tuas mãos o poder de mudar a tua vida para melhor. O que te impede de fazê-lo? Assim fossem todos os outros desejos ou sonhos que temos na vida… era bom que estivessem ao nosso alcance. Fala contigo própria e diz que acreditas que és capaz de emagrecer. Acreditando, vais agir de acordo com essa crença. Mesmo se tiveres muitos quilos a mais, por exemplo mais de quinze, recusa pensar que está tudo perdido. Estás sempre a tempo de quereres o melhor para ti… até porque se desistires, os problemas irão agravar-se e deixarão de ser apenas físicos ou estéticos e poderão surgir sintomas como a depressão e outros distúrbios psíquicos. Não adianta fechar os olhos e continuar a chutar para a frente a decisão de cuidar de ti. Só vais conseguir sentir-te ainda mais frustrada e impotente.

Aceita o desafio de mudar e faz desta tua mudança o teu ponto de partida para viveres mais e melhor!

Iara Rodrigues

Licenciada em Ciências da Nutrição e Alimentação pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, da Universidade do Porto, e Mestre em Nutrição, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Iara Rodrigues especializou-se em Medicina Ortomolecular e Biorresonância, pela Fundação Universitária Ibero-Americana.

Integra regularmente diversos programas nos canais generalistas e a cabo, onde tem o seu programa “Naturalmente”, bem como com várias publicações. É embaixadora e consultora de nutrição de várias marcas nacionais.

Autora dos livros “A Dieta Simples”, “Dieta 1,2,3” e, em janeiro de 2016, lançou o seu terceiro livro “Emagreça Sem Fome”.

Em agosto de 2016, fundou a Clínica Iara Rodrigues, em Paço de Arcos, e, em conjunto com a sua equipa, desenvolveu uma abordagem holística para garantir o bem-estar dos seus pacientes.

No início de 2018 lançou o projeto “Iara Kitchen”, um espaço destinado à realização de eventos, workshops e formações de cozinha saudável.