Correr com COVID-19

O primeiro documentário do projecto run4excellence, chegou.
Paulo Colaço Paulo Colaço
Leia este artigo em: 2 mins
02.02.2020

“Correr com COVID-19” é o nome do primeiro documentário do projecto run4excellence: um primeiro passo que promete trazer muitas novidades “no bico”.

Neste documentário, a equipa técnica do projecto desafiou-se mergulhando num estudo com vários pontos de contacto entre a actividade desportiva (em particular a corrida) e a Covid-19. Desta forma, este documentário apresenta-nos uma visão muito prática e aplicada de como é importante olharmos para o nosso estilo de vida e para os nossos hábitos de prática desportiva, numa perspetiva protectora para o impacto de possíveis doenças, tais como a Covid-19. 

No decorrer do documentário podemos perceber melhor porque que é que algumas pessoas estão mais susceptíveis a terem problemas mais severos com a doença, porque razão os desportistas têm, por norma, impactos menos agressivos, como a resposta imunitária se altera em função da prática desportiva ou que cuidados se deve ter numa recuperação muscular funcional – nos casos de pessoas que foram atingidas, com severidade, pela doença. 

Ao longo destes 45 minutos vais poder aceder a muito conhecimento, mas sempre com uma tónica muito prática de modo a que se entenda o melhor possível o papel que a prática desportiva pode ter na regulação da prevenção e das respostas a uma doença com estas características.

Um documentário que nos leva mais longe do que a Covid, porque as preocupações são transversais a muitas outras doenças e o conhecimento transferível para doenças que já existiam antes e para outras que, infelizmente, nos continuam a afectar todos os dias.

Se a tua saúde, e dos teus familiares, é algo que te preocupa: não percas a oportunidade de explorar o que reunimos nesta produção.

Paulo Colaço

Docente na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, Paulo Colaço tem também uma experiência de mais de 30 anos como treinador de atletismo em diferentes disciplinas do atletismo com um foco mais particular, nos últimos anos, na corridas de velocidade e de meio-fundo e fundo.

Ao longo dos últimos tempos acumulou igualmente diversas intervenções em diferentes desportos coletivos na área da condição física.