7 benefícios dos animais de estimação para idosos

7 benefícios dos animais de estimação para idosos

Leia este artigo em: 3 mins
29.03.2024
animais de estimação para idosos

É muito frequente os idosos estarem sozinhos – e uma boa solução, são os animais de estimação para companhia. Além de fiéis e meigos, são fáceis de lidar, gerando uma relação de proximidade com os humanos, transmitindo uma sensação de confiança e proteção. Os animais de estimação para idosos têm imensos benefícios, ajudando a combater o isolamento social e a solidão.

 

Se conheces alguém com alguma idade cuja solidão seja uma preocupação tua – então esperamos que este artigo, escrito pelo nosso parceiro Cão Nosso, te possa inspirar a agir.

 

Percebe os 7 principais benefícios dos animais de estimação para idosos

 

1- Reduz a instabilidade emocional

A relação que se cria com o animal de estimação é a fórmula certa para uma melhor vivência. Por vezes permite ultrapassar obstáculos que não seria possível sem a companhia de alguém. Neste caso, um animal de estimação ajuda a suportar a dor da perda de alguém que nos é querido.

2- Permite criar uma rotina

A qualidade de vida e bem-estar na terceira idade passa por conseguir adaptar os seus horários e criar uma rotina com o animal de estimação. A confiança adquirida entre os dois pode ser uma grande responsabilidade, um estímulo de memória e autonomia.

3- Influencia a saúde física

A diversidade no dia a dia de tarefas tão simples como ir à rua ou dar comida, permite prevenir doenças silenciosas. A dinâmica diária do exercício físico e mental é muito importante para as partes motoras estarem ativas.

4- Animais de estimação unem a família

Este tipo de companhia ajuda na aproximação das pessoas. Famílias com alguma diversidade conseguem ter um ponto de referência e assim estarem mais atentas ao que se passa ao seu redor. Se existirem crianças a companhia ainda se torna mais saudável, gerando uma amizade frequente e duradoura com o animal de estimação.

5- Aumenta a sensação do lar protegido

Os animais de estimação também contribuem para a segurança de um lar, pois existem raças que agem como verdadeiros protetores dos seus companheiros. Espreita aqui e fica a saber mais sobre cada raça em “Guia de Raças”. No caso de pessoas idosas que moram sozinhas, o cão pode latir para chamar o companheiro em resposta ao perigo, em situações de assalto ou animais indesejados.

6- Ajuda a combater a depressão

O carinho que se vai desenvolvendo ao longo da relação dos animais de estimação para idosos, ajuda a combater a depressão e a solidão. Como a atividade é constante, a probabilidade de isolamento ou depressão pode ser evitada.

7- Retorno do carinho nos animais de estimação

Um animal de estimação é uma companhia que nos dá carinho e que também requer em troca. Adotar um animal é sempre uma opção para convencer quem está sozinho, como no caso dos idosos. Também os animais precisam de carinho, de um futuro promissor (na UPPA encontrará vários animais para adoção). A situação do idoso é semelhante, pois, também precisa de carinho, atenção, paciência, e a inclusão pode ser um exemplo de generosidade, apenas com uma pequena atitude: adotar um animal de estimação.

Antes de adotares um animal, podes ler o artigo “Ter um cão – 10 perguntas a ter em conta”.

 

Para terminar, podemos concluir que não só é possível ter uma companhia que nos deixa com as emoções ao rubro e consegue, ao mesmo tempo, ser meiga e ternurenta, como permite a aproximação entre familiares. A criação de uma rotina saudável e o retorno da responsabilidade previne o surgimento de doenças, promovendo a sanidade mental.

Cão Nosso

O Cão Nosso foi criado em 2016 por um casal que partilha o amor pelos cães. A Luísa, vinda do mundo da advocacia, e o Pedro, vindo do mundo do jornalismo, juntaram as melhores valências de cada um e desenvolveram um projeto que tem um impacto positivo na qualidade de vida de todos os tutores e respetivos patudos.

Oferece serviços de dog walking, dog sitting, dog taxi, e de creche canina, onde todos os cães podem socializar, brincar e explorar num espaço 100% pensado para eles – a Quinta do Cão Nosso, em Belas. Mais tarde veio a criação da “Escola do Cão Nosso“.

Além disso, o Cão Nosso também é uma fonte credível de informação sobre cães. Por isso, tem um blog e um guia de raças onde todos os dog lovers podem aprofundar os seus conhecimentos.

“Duas vezes por semana o Caju está no Cão Nosso. São os momentos de corrida na natureza e convívio com outros cães que o tornam tão sociável, saudável e feliz.” – Isabel Silva