Já passaram quase duas semanas desde que aceitei o desafio que me foi lançado pela Maria Granel e aderi ao desafio contra o desperdício do #plasticfreejuly — podem ler mais sobre o desafio aqui. Nestes dias, tenho aprendido imensa coisa mas o mais importante é perceber que, assim como aconteceu com o meu desafio vegano — recordem aqui o artigo —, não vou entrar em fundamentalismos.
As coisas não acontecem de um dia para o outro, e não é por ter decidido aceitar este desafio que vou eliminar, de vez, o plástico de utilização única da minha vida. Sou humana, vou falhar, mas o mais importante, como vos tenho dito desde o primeiro dia, é despertar a nossa consciência para a mudança, manter o foco e tentar, dentro do que nos é possível, fazer o melhor pelo nosso planeta.
Apesar de fazer compras a granel, usar os meus saquinhos de pano reutilizáveis e devolver as caixinhas dos meus Biovivos, entre outras coisas que já faço, continuo a produzir algum lixo na cozinha.
Como estou empenhada nesta mudança e a tentar, dentro do que me é possível, ter o mínimo de desperdício possível, fui falar com quem realmente sabe preparar pratos IncríBeis sem desperdiçar nada. Até mesmo as pevides das frutas ganham uma nova vida.
E quem são estas minhas duas grandes inspirações neste mundo do zero waste? A Maria e o Rui. Vocês talvez os conheçam como Kitchen Dates — podem seguir o Instagram deles aqui — aquele casal que serve um brunch delicioso, vegan e totalmente sem desperdício em casa. Como sei que eles seriam as pessoas indicadas para me dar algumas dicas contra o desperdício, fui até à casa deles na zona de Campo de Ourique, em Lisboa, para prepararmos quatro receitas onde existe um ingrediente comum a todas elas: o melão.
Malta, não sou capaz de encontrar palavras para vos descrever o quão deliciosas são cada uma destas receitas. O melhor é mesmo vocês verem o vídeo para verem a minha reação. É que nós usamos tudo, desde as cascas do melão às pevides, sem esquecer o miolo. E quem diria que melão grelhado numa salada é delicioso?
Antes de partilhar convosco as receitas que preparei com a Maria e o Rui, tenho de vos falar de um projeto muito importante deste casal que tanto me inspira. É que a casa dos Kitchen Dates começa a ser pequena para tanta gente e, por isso, eles vão criar um projeto inovador, do qual gostava muito que vocês fizessem parte.
Então não é que eles vão abrir o primeiro restaurante sem caixote do lixo de Lisboa? Em Telheiras, malta. Vocês não conseguem imaginar a minha cara de felicidade assim que soube desta novidade. Além disso, na nova casa os Kitchen Dates só vão utilizar produtos sazonais, vão desenvolver novas receitas de acordo com a estação do ano, e tudo o que estiver dentro deste novo espaço será de produtores nacionais, desde os ingredientes às louças.
Este novo projeto vai chegar em setembro mas, até lá, ainda há muita coisa para fazer, e é aqui que a vossa ajuda vai ser fundamental.
É que para a sua nova casa, a Maria e o Rui precisam de alguns materiais que acartam alguns custos. Por isso, criaram uma campanha de crowdfunding para que todos possam contribuir com aquilo que quiserem, sendo que serão sempre recompensados pela vossa contribuição, seja com o incríBel semi-curado de amêndoa, com um lugar especial num dos jantares deles ou com um convite num dos workshops que vão dar neste novo espaço.
Podem saber mais sobre o projeto e contribuir para a campanha neste link: https://ppl.pt/kitchen-dates
Ingredientes:
Pevides e parte da polpa de um melão
Preparação:
Utilizar um aparelho próprio para preparar bebida vegetal (podem ver qual no vídeo) ou, em alternativa, um pano para coar a bebida no final. Triturar as pevides de um melão inteiro em um litro de água, coar e servir. Se quiserem, podem acrescentar ervas aromáticas como a menta para dar um toque mais fresco.
Ingredientes:
Polpa de meio melão
Um pepino
Uma malagueta
Uma cebola roxa
Um dente de alho
Sumo de meio limão
Um raminho de manjericão
Preparação:
Juntar todos os ingredientes numa liquidificadora e triturar até estar cremoso. Provar para retificar os temperos (bem disse à Maria que tenho de provar tudo) e servir. Se quiserem mais fresco, deixem no frigorífico um bocadinho.
Ingredientes:
Cascas do melão
Cascas de pepino
Rodelas de limão
Preparação:
Colocar todos os ingredientes numa garrafa com água e deixar tomar sabor durante cerca de vinte minutos (idealmente, mais tempo). Depois, é só servirem bem fresca.
Ingredientes:
Couve Toscana
Um fio de azeite
Sumo de limão
Flor de sal q.b.
Mini cenouras
Uma beterraba
Polpa de meio melão
Menta desidratada
Semi-curado de amêndoa
Preparação:
Cortar a couve toscana e colocar o azeite, o limão e a flor de sal. Massajar bem a couve para amolecer e deixar a repousar. Enquanto isso, cozer as mini cenouras a vapor num tacho, grelhar o melão e cortar a beterraba em juliana. Quando todos os ingredientes estiverem prontos, juntar tudo numa taça, com uma pitada de menta, para dar sabor, colocar um pouco do semi-curado de amêndoa esfarelado por cima e servir.
VÍDEO
Samuel Costa