O tomate é um fruto de verão e – para não ser tóxico – deve ser consumido maduro. É também nesta fase que este ingrediente está no auge do seu sabor! Assim o diz a Luísa Almeida, da Quinta do Arneiro. E foi lá que fomos aprender a fazer a receita de Molho de Tomate da Quinta – uma das melhores maneiras (e mais saborosas) de se conservar o tomate.
Tomate – um fruto de verão

O tomate é um fruto de verão e deve ser consumido maduro. Quando o comemos verde, há um certo nível de toxicidade que nos é, de alguma forma, prejudicial. O tomate é um fruto de verão – um produto repleto de água pronto para te hidratar e mineralizar nos dias de calor. Como sabemos, a importância de comer sazonal prende-se com o fato da Natureza nos dar exatamente o que precisamos nas suas várias fases (escrevemos um artigo sobre este assunto, que podes consultar, aqui).
É também nesta época do ano que este ingrediente está no auge do seu sabor!
Caso queiramos consumir tomate fora de época – temos várias formas de o preservar e, posteriormente, o usar. O molho de tomate é uma delas! E é excelente pelo seu sabor e versatilidade.
A Receita do Molho de Tomate Caseiro, da Quinta do Arneiro
Fomos acompanhar o tomate da estufa até à cozinha!

Ingredientes
- 1 Kg de tomate
- 15 g alho seco
- 10 g Pimentão
- 40 gr Azeite
- 25 ml Vinagre
- 70 gr de Sal
- 5 gr de Orégãos
- 40 gr de Manjericão
Preparação
- Lava e corta os tomates em gomos
- Espreme bem para retirar o excesso de líquido
- Coloca o tomate no tacho
- Com o lume aceso, adiciona os restantes ingredientes
- Deixa ferver, em lume brando
- Tritura
Dica de conservação:
- Guarda o teu molho de tomate (ainda quente) num frasco esterilizado
- Fecha bem e vira-o ao contrário até arrefecer.
Usos do Molho de Tomate
Depois de teres os tomates preservados neste delicioso molho, vais poder usá-lo de forma versátil durante o ano! Desengana-te se achas que o molho de tomate só serve para adicionar a uma bela massa! Damos-te algumas ideias:
- Molho para massas;
- Base para pizzas;
- Molho para crepes salgadas;
- Base para pratos de carne (como jardineira), peixe (por exemplo, um arroz de peixe) ou legumadas;
- Base para sopas e ensopados;
- Recheio para tortas e empadas;
- Cobertura para pratos gratinados.
Boas criações!