Porque é que as pessoas procuram um nutricionista?

Leia este artigo em: 2 mins
07.12.2022

A grande maioria das pessoas procura um nutricionista com o objetivo de perder peso. Contudo, será que esse é o único motivo?

Apesar do emagrecimento ser o mais solicitado, a verdade é que há muitos motivos para recorrer ao apoio especializado de um profissional de saúde em nutrição e alimentação.

Por exemplo:

  • ganhar peso (em músculo),
  • melhorar perturbações gastrointestinais,
  • diminuir sintomas de cansaço e fadiga,
  • evitar alterações lipídicas ou glicémicas como o colesterol elevado ou a diabetes,
  • prevenir doenças de todos os foros.

No fundo, a orientação clínica do nutricionista dá-te as ferramentas necessárias para conseguir fazer a mudança alimentar adequada ao teus objetivos concretos. Acompanhando o teu progresso, de forma a promover o teu bem-estar físico e mental.

Apesar de, hoje em dia, haver uma maior consciência dos cuidados a ter com a alimentação, continua a ser frequente a procura por «dietas restritivas que tragam resultados rápidos».

Uma boa relação entre a alimentação e a saúde, dificilmente se constrói com este tipo de pensamento. É importante que o que comemos nos faça sentir fisicamente bem e que essa harmonia seja duradoura.

O que se pretende é que pratiques o oposto do conceito tradicional de “dieta”, no sentido de que esta pressupõe algo temporário, rígido e com resultados de curto prazo. O objetivo primordial é que sejas saudável: que aprendas a comer o que te faz bem, cuidando de ti e da tua saúde. E, no limite, que leves estes ensinamentos contigo, para a vida.

Iara Rodrigues

Licenciada em Ciências da Nutrição e Alimentação pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação, da Universidade do Porto, e Mestre em Nutrição, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Iara Rodrigues especializou-se em Medicina Ortomolecular e Biorresonância, pela Fundação Universitária Ibero-Americana.

Integra regularmente diversos programas nos canais generalistas e a cabo, onde tem o seu programa “Naturalmente”, bem como com várias publicações. É embaixadora e consultora de nutrição de várias marcas nacionais.

Autora dos livros “A Dieta Simples”, “Dieta 1,2,3” e, em janeiro de 2016, lançou o seu terceiro livro “Emagreça Sem Fome”.

Em agosto de 2016, fundou a Clínica Iara Rodrigues, em Paço de Arcos, e, em conjunto com a sua equipa, desenvolveu uma abordagem holística para garantir o bem-estar dos seus pacientes.

No início de 2018 lançou o projeto “Iara Kitchen”, um espaço destinado à realização de eventos, workshops e formações de cozinha saudável.