Os treino de séries são um método de treino de repetições e são um dos treinos que se podem fazer para a preparação de maratonas. Eles trabalham na tua velocidade, resistência e eficiência na corrida e dão-te muito mais ainda para a tua vida e conhecimento interno e pessoal.
TREINOS DE SÉRIES, O QUE SÃO
O termo “treinos de séries” refere-se a um método de treino intervalado ou de repetições. Os treinos de séries na preparação para uma maratona, geralmente, envolve a execução de repetições curtas e intensas em distâncias que variam de 200 metros a 1.600 metros, seguidas de períodos de descanso ou recuperação ativa. Esse tipo de treino tem como objetivo melhorar a velocidade, a resistência anaeróbica e a eficiência da corrida.
Como o Paulo Colaço nos explica, as sessões que, por norma, se chamam de sessões de séries longas são importantes para promoverem um crescimento do limiar anaeróbio e ao mesmo tempo de serem ajustadas na sua intensidade de acordo com as oscilações desse mesmo limiar.
Estas garantem um trabalho mais prolongado no tempo, a estimular a fonte energética que temos de trabalhar para desenvolver as adaptações certas para a Maratona.
Recentemente, num documentário sobre treino de corrida, os Run4Excellence exploraram a forma como estas sessões podem ser organizadas e geridas por um atleta ao longo dos anos.
10 x 1000
I = 1’30”
O que a Isabel fez neste treino foi precisamente desenvolver os estímulos necessários para que a sua evolução seja constante, controlada e avaliada. Hoje, mesmo para maior numero de sessões já faz velocidades mais elevadas o que lhes permite concluir que estão no caminho certo.
Nestas sessões, deve-se controlar muito bem a intensidade das séries, mas também o intervalo entre cada uma. Esta manipulação de variáveis da carga ajudam muito a que o tipo de esforço esteja bem calibrado de forma individual para cada atleta. Passar para tempo mais curtos de intervalo, nem sempre é bom, porque pode penalizar a qualidade do treino.
“Brincar” de forma competente com a gestão destes intervalos pode ter efeitos muito positivos na melhoria de prestação de um corredor.
QUANDO TENS “O” TREINADOR
Quem viu o documentário em primeiro, percebeu que este treino (ou momento) começou com uma das partes mais importantes do mesmo: uma conversa com o treinador. Com a pessoa que nos conhece, nos estrutura e organiza a prática e em quem confiamos.
Recapitular o que temos feito, como e em que tempos. Falar sobre a estratégia do que se segue e do seu porquê. Começar a entrar no mood e no foco, interiorizar o local também fazem parte desta preparação.
De quanto tempo eram os intervalos?
Porque é que vamos, desta vez, cortar o tempo do internalo (de 2 min para 1’30)?
Que melhorias vai ter na performance.
Perceber e sentir isso tudo – o plano – faz parte do nosso conhecimento pessoal enquanto atletas. E isso é importante!
As coisas não são lineares e ter alguém que sabe o que faz, nos conhece, nos treina e nos explica é fundamental.
O PODER DA REPETIÇÃO
A MAGIA DA SUPERAÇÃO
Em cada intervalo – ele fala, comenta, dá tempos, motiva.
Em cada volta, vemos na expressão dela todo um turbilhão interno e externo a acontecerem. De alguma forma, estampado naquele rosto que vai apenas ficando mais suado, mudando de cor, concentrado na respiração – percebemos que há processos a acontecerem. Cada vez mais e mais.
A cada apito do cronómetro – vai-se. Mais uma volta. Mais uma repetição. E outra. E outra.
Nervosos miudinhos, vontade de parar, algo que grita “calma” por dentro – é isso a história da consistência, da superação, da firmeza e do desenvolvimento no carácter humano.
Porque estes treinos, são muito mais do que uma preparação física. Esta jornada é muito mais do que uma preparação para uma maratona, para fazermos melhores tempos. É uma jornada de vida, interna, enquanto pessoa. É uma forma de nos conhecermos e escutarmos além do que o corpo dá – mas através do corpo!
“Mantém a qualidade mas, vai só um bocadinho mais além! Não te destruas, mas vai um bocadinho mais além. Dentro do nervosismo que eu tinha dentro de mim, eu conseguia dizer CALMAAA. É esta a magia da corrido – que eu transporto para a minha vida. Perante as adversidades, os medos, as inseguranças – as coisas que te vêm do mundo exterior, tu interiormente teres a capacidade de acreditar em ti: eu vou só respirar e manter a calma.”
Isabel Silva
Espreita aqui o vídeo sobre os pontos chave na preparação de um corredor: