Já todos ouvimos falar em “germinados” ou já vimos – em algum local – estes molhinhos de rebentos que parecem vibrar, em conjunto, cheios de frescura. Contudo, quero muito que percebam o que são estes alimentos e qual o seu real potencial.
Aqui, na minha “sede” das Hortas Lx, podes encontrar vários alimentos germinados – que, quanto a mim, é o alimento mais vivo que podemos ter no prato!
Mais vivo e mais fácil de cultivar em casa! Chamo à sua prática uma horta em cima da bancada! Da bancada da nossa cozinha ou mesmo do parapeito da nossa janela.
A definição mais perfeita do processo de germinação é DAR VIDA a um alimento. É simular o ambiente que este gostaria para nascer e deixar brotar toda vitalidade que existe no seu interior, e dessa forma transformar uma estrutura inerte e adormecida num alimento cheio de nutrientes e energia vital. O alimento germinado é igual a um bebé, com toda a força e energia de um recém-nascido. E quando ingere este, toda esse vigor passa para você, por isso usamos o termo “alimento biogênico”, alimento que gera vida.
Rodrigo Ayoub
Acordar e tomar o pequeno-almoço junto de uma horta de alimentos germinados por nós é algo de muito gratificante. E… podes acrescentar uma nova rotina à tua manhã: a de borrifar, todos os dias, os teus alimentos germinados – algo cheio de energia que nos vai fazer trazer saúde.
Para germinar – do que vais precisar:
E o passo-a-passo:
Germinar, para mim, é o início de algo e isso traz sempre a melhor e toda a energia que podemos sentir. Germina-te e alimenta bem o teu corpo, cuida dos teus alimentos germinados com muito amor e eles cuidarão da tua saúde a todo o vapor!
O interesse pela natureza e pela ecologia despertou desde cedo no André Maciel. Em 2010 quis estudar Design de Equipamento, na Escola secundária do Bocage, em Setúbal, focando-se sempre na vertente ecológica e sustentável.
Em 2012, fez voluntariado na “Quinta 7 Nomes”, onde começou a ter contacto com a permacultura, com a agricultura biodinâmica e com a construção natural – earthship.
Em 2013, criou o projeto “Purisimpl”, cujo nome homenageia a sua mãe, Purificação, e a simplicidade da vida no campo, com o objetivo de viver da terra e preservá-la.
Em 2015, fez o curso de agricultura biológica na ESAC, em Coimbra. Passado um ano, começou a trabalhar na “Quinta do Poial” na produção de alimentos e mini-legumes para fornecer os restaurantes do chef José Avilez.
Em 2020, criou o projeto Hortas_lx, uma extensão do atelier Purisimpl, onde ensina os seus seguidores a criarem hortas biológicas em sua casa, apelando a um modo de vida mais saudável, sustentável e amigo do ambiente.