Ter uma horta urbana em casa, nunca foi tão fácil

Quando os 2 se juntam: ter uma horta urbana em casa, nunca foi tão fácil

Leia este artigo em: 2 mins
20.05.2024
hortas urbanas

Tem um sistema de rega e um vermicompostor – sim, esta é uma horta urbana de sonho! E é de sonho porque é uma horta LX. Vamos saber mais – na companhia do André Maciel, do Rodrigo Ayoub e da Isabel Silva.

 

 

 

Fomos em missão!

Criar uma horta urbana, em Aveiro, na casa do Rodrigo Ayoub, e ajudá-lo a concretizar uma das suas grandes metas para 2024.

Alinhamos sentires e lá fomos nós – cheios de vontade de poder observar e beber do imenso conhecimento e paixão que o André Maciel tem sobre este assunto.

O nosso objetivo foi o de criar uma horta urbana de sonho! E porque é que lhe chamamos isso?

Porque já vem com uma bazuca (sistema de rega em barro, desenhado pelas Hortas LX e feito à mão) e um vermicompostor (tipo de compostagem mais rápido que utiliza minhocas para degradar a matéria orgânica e produzir um adubo rico em nutrientes).

Este conceito foi criado e pensado pelo André Maciel das Hortas Lx que nos ensinou, aqui, a:

  • onde colocar a horta – como considerar a exposição solar;
  • mais sobre equipamentos e materiais, fertilizantes, substratos, vermicompostagem, plantas e irrigação;
  • como montar uma horta em casa;
  • o que são consociações;
  • e, sobretudo, entender melhor a forma como devemos olhar e sentir os ciclos da Natureza.

 

As hortas urbanas representam muito mais do que uma tendência passageira – elas são uma resposta poderosa e sustentável aos desafios urbanos contemporâneos. Ao cultivar alimentos frescos e saudáveis em espaços urbanos, estamos promovendo não apenas a nossa saúde, mas também o bem-estar das comunidades e do meio ambiente. As hortas urbanas fortalecem a conexão com a natureza, mesmo em meio ao concreto, e inspiram um estilo de vida mais sustentável e consciente.

Iniciar uma horta urbana pode parecer um desafio, mas os benefícios são vastos e recompensadores. Desde a melhoria na qualidade da alimentação até a redução do stresse e a promoção da biodiversidade, as hortas urbanas transformam as nossas cidades em lugares mais verdes e habitáveis. Ao cultivar os nossos próprios alimentos, participamos ativamente na construção de um futuro mais sustentável e resiliente.

 


 

Para encomendares a tua bazuca ou o teu vermicompostor, envia email às Hortas LX!

André Maciel

O interesse pela natureza e pela ecologia despertou desde cedo no André Maciel. Em 2010 quis estudar Design de Equipamento, na Escola secundária do Bocage, em Setúbal, focando-se sempre na vertente ecológica e sustentável.

Em 2012, fez voluntariado na “Quinta  7 Nomes”, onde começou a ter contacto com a permacultura, com a agricultura biodinâmica e com a construção natural – earthship.

Em 2013, criou o projeto “Purisimpl”, cujo nome homenageia a sua mãe, Purificação, e a simplicidade da vida no campo, com o objetivo de viver da terra e preservá-la.

Em 2015, fez o curso de agricultura biológica na ESAC, em Coimbra. Passado um ano, começou a trabalhar na “Quinta do Poial” na produção de alimentos e mini-legumes para fornecer os restaurantes do chef José Avilez.

Em 2020, criou o projeto Hortas_lx, uma extensão do atelier Purisimpl, onde ensina os seus seguidores a criarem hortas biológicas em sua casa, apelando a um modo de vida mais saudável, sustentável e amigo do ambiente.