André Maciel

Agricultor urbano

O interesse pela natureza e pela ecologia despertou desde cedo no André Maciel. Em 2010 quis estudar Design de Equipamento, na Escola secundária do Bocage, em Setúbal, focando-se sempre na vertente ecológica e sustentável.

Em 2012, fez voluntariado na “Quinta  7 Nomes”, onde começou a ter contacto com a permacultura, com a agricultura biodinâmica e com a construção natural – earthship.

Em 2013, criou o projeto “Purisimpl”, cujo nome homenageia a sua mãe, Purificação, e a simplicidade da vida no campo, com o objetivo de viver da terra e preservá-la.

Em 2015, fez o curso de agricultura biológica na ESAC, em Coimbra. Passado um ano, começou a trabalhar na “Quinta do Poial” na produção de alimentos e mini-legumes para fornecer os restaurantes do chef José Avilez.

Em 2020, criou o projeto Hortas_lx, uma extensão do atelier Purisimpl, onde ensina os seus seguidores a criarem hortas biológicas em sua casa, apelando a um modo de vida mais saudável, sustentável e amigo do ambiente.

O André é doce mas sem papas na língua. É leve e vê a beleza onde as coisas realmente estão. É por isso que me sinto tão inspirada sempre que o vejo a cuidar da minha, da sua e da horta dos outros. Ele potencia as relações com a natureza e faz da ecologia o seu modo de vida.