Apesar do emagrecimento ser o mais solicitado, a verdade é que há muitos motivos para recorrer ao apoio especializado de um profissional de saúde em nutrição e alimentação.
Por exemplo:
No fundo, a orientação clínica do nutricionista dá-te as ferramentas necessárias para conseguir fazer a mudança alimentar adequada ao teus objetivos concretos. Acompanhando o teu progresso, de forma a promover o teu bem-estar físico e mental.
Apesar de, hoje em dia, haver uma maior consciência dos cuidados a ter com a alimentação, continua a ser frequente a procura por «dietas restritivas que tragam resultados rápidos».
Uma boa relação entre a alimentação e a saúde, dificilmente se constrói com este tipo de pensamento. É importante que o que comemos nos faça sentir fisicamente bem e que essa harmonia seja duradoura.
O que se pretende é que pratiques o oposto do conceito tradicional de “dieta”, no sentido de que esta pressupõe algo temporário, rígido e com resultados de curto prazo. O objetivo primordial é que sejas saudável: que aprendas a comer o que te faz bem, cuidando de ti e da tua saúde. E, no limite, que leves estes ensinamentos contigo, para a vida.