Olá! Bem vindo a este espaço, destinado ao seu bem estar físico e mental.
O meu nome é Ricardo Paulino, sou fisioterapeuta, com prática clínica na área do desporto há 20 anos.
Existem muitas fontes de informação sobre a prática do exercício físico e suas condicionantes. É certo que muita dessa informação é válida e pode ser uma mais valia no seu dia-a-dia. Contudo, confrontamo-nos também com informação pouco credível, sem validade científica.
Foi nesse sentido que resolvi aceitar o desafio! A minha missão na DoBem, é fornecer conteúdos credíveis assentes na evidência científica e esclarecer eventuais dúvidas que possas ter.
Já reparaste que todos os aparelhos eletrónicos possuem um livro de instruções?! No entanto, o mesmo não acontece com o corpo humano. Ou seja, não existe um livro de instruções que possa ser consultado quando nos deparamos com as várias lesões da corrida.
Por ser uma atividade low cost, a corrida/running tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Mas como qualquer atividade física, necessita de um acompanhamento especializado, especialmente para quem inicia a atividade.
Devo realçar que estes dois pontos são fundamentais para que o exercício se torne num prazer e não numa tortura.
Um dos fatores de lesão no atleta tem que ver com uma falha no ajuste do plano de treino. Por exemplo: nunca se deve começar a treinar para uma maratona, quando não existe um treino específico de alguns anos relacionado com a corrida!
Existem algumas lesões que estão diretamente relacionadas com a corrida:
Agora que já tens aqui um guia das principais lesões dos corredores – já podes analisar melhor o que sentes e acontece no teu corpo, prevenir ou procurar ajuda.