Quando preparamos sopas, devemos fazê-las sempre numa quantidade que dê para alguns dias, já que se podem guardar de forma segura no frigorífico e estão prontas a comer em poucos minutos. É só tirar, aquecer e já está. No caso da sopa doce de beterraba e lentilhas esta também pode ser consumida fria, sobretudo no verão.
Uma das que mais gosto de preparar, principalmente para os meus lanches, é esta sopa doce de beterraba e lentilhas, que publiquei no meu terceiro livro, “Eu sei como ser feliz”.
A beterraba, que é o ingrediente que dá cor a esta sopa, é um dos alimentos com mais ação anti-inflamatória que podem encontrar, além de ser diurética, digestiva, um desintoxicante natural e ajuda a purificar o sangue.
À beterraba, junto lentilhas, uma leguminosa rica em proteína e que pode ser utilizada para substituir alimentos de origem animal. É também rica em fibras, para regular o nosso intestino, zinco, que fortalece o sistema imunitário, e ferro, para evitar a anemia.
A receita é muito simples. Se quiserem fazer como eu e ter sempre em casa, dupliquem a receita para durar mais algum tempo.
Sopa Doce de Lentilhas e Beterraba
Ingredientes:
(para 2 pessoas)
— Meia chávena de lentilhas (ou 120 gramas), demolhadas durante 6 a 8 horas
— Quatro cenouras (ou 400 gramas)
— Duas beterrabas (ou 250 gramas)
— Uma cebola roxa pequena (70 gramas)
— 1,25 litros de água
— Sal q.b.
— Azeite q.b.
Preparação:
Cozer as lentilhas numa panela pequena durante 35 minutos. Escorrer e reservar.
Lavar, cortar os legumes e levá-los a cozer numa panela durante 50 minutos, juntamente com o sal.
Triturar a sopa com a varinha mágica, adicionar as lentilhas e regar com um fio de azeite.