Mas, afinal, o que é que são as proteínas?

Leia este artigo em: 1 mins
06.12.2022

Nos dias de hoje, ouvimos falar da importância das proteínas em vários locais e enquadramentos. O seu consumo é, muitas vezes, encorajado – quer para se emagrecer, quer para aumentar a massa muscular. Mas, afinal, o que é que são as proteínas? Quais a sua função e como a devemos consumir?

A proteína é um macronutriente estrutural que o corpo utiliza – exatamente – para se estruturar. É, como tal, fundamental para o nosso desenvolvimento – ajudando na construção dos ossos, músculos e tecidos.

A proteína é “boa”, mas, em excesso, faz mal uma vez que nós (o nosso corpo) não temos capacidade de a acumular. Quando assim é, o corpo faz um esforço desnecessário para a eliminar. A proteína em excesso não só engorda como aumenta o risco de doença.

Desta forma, cada caso é um caso e cada um deve perceber em que condições a deve consumir.

Rodrigo Ayoub

Enquanto criança, o Rodrigo Ayoub cresceu rodeado por tertúlias que o seu pai, também ele médico, organizava em sua casa. O tema era a saúde – uma saúde que devia ser promovida pela otimização dos estilos de vida com base na prevenção e na longevidade.

As sementes deixadas pela sua infância e todo o fascínio desenvolvido pelo tema, fizeram com que o Rodrigo se formasse em Medicina Ortomolecular, pelo instituto de Medicina Ortomolecular no Rio de Janeiro (Prof. Helio Póvoa) em 1994. Formado em Medicina pela Universidade do Rio de Janeiro em 1997.

Formado em Medicina Ortomolecular Pós graduado em Medicina e Cirurgia Cosmética pela Universidade de Barcelona (2000), é professor da Pós Graduação de Modulação Hormonal em Portugal.

Atualmente, é, também, criador do Club Ayoub, do Método de Emagrecimento Saudável online, do programa “O Manual Completo do Jejum”, que ajudam milhares de pessoas pelo Mundo com a sua visão ampla e integrativa.