Germinados: comida viva e saudável

Leia este artigo em: 3 mins
05.11.2022

Já ouviste falar em GERMINAÇÃO? Provavelmente sim, mas será que sabes exatamente o que é e quais os seus reais benefícios? Eu sou um médico apaixonado por alimentação saudável e vou explicar qual a sua visão sobre os alimentos germinados – comida viva e saudável – do ponto de vista da Medicina Ortomolecular.

A definição mais perfeita do processo de germinação é DAR VIDA a um alimento. É simular o ambiente que este gostaria para nascer e deixar brotar toda vitalidade que existe no seu interior e, dessa forma, transformar uma estrutura inerte e adormecida num alimento cheio de nutrientes e energia vital. O alimento germinado é igual a um bebé, com toda a força e energia de um recém-nascido. E quando os ingeres, todo este vigor passa para ti – por isso usamos o termo “alimento biogênico”, alimento que gera vida.

A germinação é um processo muito prático, rápido, econômico e saudável. Se consegue multiplicar o valor biológico a partir do aumento das quantidades de vitaminas, minerais, fitoquímicos e antioxidantes do alimento, além de melhorar muito sua digestibilidade, uma vez que, a partir desse processo, temos o incremento da atividade das enzimas presente neste. E ainda, a partir desse processo, existe uma desativação das substâncias “anti-nutricionais” como os fitatos, que interferem com a absorção de nutrientes.

É possível germinar diversos tipos de alimentos: cereais integrais, leguminosas, oleaginosas, sementes, etc … O ideal é sempre utilizar o alimento da safra, da época e da região – desta forma terás sempre sucesso, com um alimento fresco e um germinado maravilhoso.

Atenção: determinadas sementes devem ser preferencialmente germinadas ao ar (como a de lentilha, por exemplo) e outras na água, para não sofrerem oxidação (como as oleaginosas). Se o objetivo for a criação de brotos, como a erva-trigo, após o processo de germinação, deve-se levar a semente para a terra para dar seguimento ao processo.

PROCESSO DE GERMINAÇÃO

As condições e tempos de germinação dependem muito do tipo de alimento e do local onde é realizado. Locais onde o clima é muito quente, todo processo de germinação é mais rápido, enquanto que em locais frios, o germinar de uma semente é mais lento e progressivo.

  1. HIDRATAÇÃO: Todo processo começa com a hidratação (demolha) do alimento, e dizemos nesse estágio que estamos a “acordar” a semente. Ideal, em média, é que este primeiro processo demore 12h. Pode ser iniciado logo pela manhã.
  2. DESCANSO: No final do dia, após o término da hidratação, deves retirar a água, lavar as sementes e deixá-la humidecida, num local escuro, para iniciar o processo de germinação. Vai dormir e, enquanto descansas, a semente começa a despertar e ganhar vida.
  3. NASCIMENTO: No dia seguinte, em média, uma vez que existe variações entre os alimentos, começas a observar um broto a nascer, a este chama-se “narizinho”. O processo pode ser interrompido assim que mais da metade das sementes já estejam com este brotamento, e assim, o alimento já estará pronto a ser utilizado para consumo, necessitando em alguns casos de um posterior cozimento.

O teu alimento vivo e nutritivo já está pronto para consumo, agora é só aprender a fazer receitas saborosas, coloridas e diversificadas com as dádivas alimentares que a natureza nos dá todos os dias.

Eu sou Rodrigo Ayoub, mentor da DoBem.

Se quiseres saber mais sobre o processo de Germinação, espreita este artigo.

Rodrigo Ayoub

Enquanto criança, o Rodrigo Ayoub cresceu rodeado por tertúlias que o seu pai, também ele médico, organizava em sua casa. O tema era a saúde – uma saúde que devia ser promovida pela otimização dos estilos de vida com base na prevenção e na longevidade.

As sementes deixadas pela sua infância e todo o fascínio desenvolvido pelo tema, fizeram com que o Rodrigo se formasse em Medicina Ortomolecular, pelo instituto de Medicina Ortomolecular no Rio de Janeiro (Prof. Helio Póvoa) em 1994. Formado em Medicina pela Universidade do Rio de Janeiro em 1997.

Formado em Medicina Ortomolecular Pós graduado em Medicina e Cirurgia Cosmética pela Universidade de Barcelona (2000), é professor da Pós Graduação de Modulação Hormonal em Portugal.

Atualmente, é, também, criador do Club Ayoub, do Método de Emagrecimento Saudável online, do programa “O Manual Completo do Jejum”, que ajudam milhares de pessoas pelo Mundo com a sua visão ampla e integrativa.