Já todos ouvimos dizer que o excesso de açúcar (ou mesmo o consumo de açúcar em si) faz mal – que este ingrediente é um vilão – e que o devemos cortar da nossa alimentação. Mas, afinal, será que é verdade? Será que somos todos impactados da mesma forma? Ou as pessoas sedentárias são afetadas de forma diferente? Este é o artigo que te vai motivar a uma mais ativa! Nele, a Isabel, pergunta. O Tonton, explica.
Quando consumimos açúcar processados ou sintéticos, o nosso corpo começa um processo de digestão e metabolização para lidar com esse nutriente. Os açúcares são absorvidos, passam pelas paredes do intestino e entram na corrente sanguínea na forma de glicose – que é absorvida pelas células e utilizada como fonte de energia imediata para as atividades do corpo.
“Quanto mais refinado for o açúcar, menos vitaminas e minerais vai ter e mais substâncias tóxicas terá.” Tonton
Se consumires excesso de açúcar e a energia não for gasta – o excesso de glicose é convertido em gordura. Essa gordura é armazenada no tecido adiposo, contribuindo para o ganho de peso. Contudo, se “gastares” essa energia – fazendo atividade física – essa glicose é convertida em músculo.
Desta forma, se, por um lado tu, tu percebes os malefícios do açúcar branco no organismo – fruto do sedentarismo – percebes também o impacto que a atividade física pode ter no consumo dos alimentos com açúcar natural.
