Mudar de Trabalho – Como Ganhar Coragem – DOBEM.PT

Como ganhar coragem para mudar de trabalho

Leia este artigo em: 2 mins
26.01.2023

O que todos desejamos, é sermos felizes. Mas, afinal, o que é a felicidade? O que é “ser-se feliz”? E como podemos ganhar coragem para ir ao encontro deste estado na nossa vida em geral e, também, no nosso trabalho? Se não estão felizes no vosso trabalho, se se sentem perdidos e sem coragem para mudar: têm de ouvir esta entrevista.

 

 

 

A felicidade não é sobre TER, é sobre SER e SENTIR.
Mas… como podemos chegar até ela?


Através do nosso poder pessoal, de conseguirmos trabalhar os nossos medos e as nossas crenças limitadoras e barreiras mentais. Aprendermos a navegar nas nossas emoções, olhar para dentro de nós.
E assim se constrói a felicidade. Esta é um processo – e isso tem muita beleza!

 

Muitas vezes, a falta de propósito e a exaustão mental levam-nos ter aquela sensação de que estamos vazios e perdidos.


Se não estão felizes no vosso trabalho, se se sentem perdidos e sem coragem para mudar: esta é a entrevista para vocês. Aqui, a Madalena Carey, a fundadora da Happiness Business School, explica como é importante promover o bem-estar e a felicidade dos colaboradores dentro das empresas, melhorando as culturas das mesmas e o clima organizacional.

 

“Não é sobre mim, não é sobre só nós: é sobre tudo aquilo que estamos a criar em conjunto.”

Madalena Carey

 

 

A felicidade no trabalho assenta, primariamente, em dois pilares:

  • resultados (de um colaborados a nível pessoal)
  • relações (apostar e valorizar nos colaborados e promover uma boa qualidade de vida)

 

A cultura organizacional, por vezes, deteriora a nossa saúde – principalmente a mental. Muitas vezes, ela está doente devido a:

  • Interações no local de trabalho
  • Tipo de liderança que temos
  • Mindset dos colaboradores

 

A exaustão mental que muitos de nós sentimos deve-se, também, ao facto de estarmos habituados a achar que “trabalhar muitas horas é um ato heróico” e que a exploração máxima de todos os nossos recursos é natural.

 

Olharmos para dentro de nós para um futuro mais sustentável.

Madalena Carey

 

Contudo, o bem-estar emocional, psicológico, físico e tudo mais é um trabalho que requer observação interna. Porque temos crenças que nos limitam e que são o resultado de uma vida inteira de experiências, de coisas que ouvimos e de padrões que vimos. Temos de desconstruir isso tudo.

O que achas que não é possível? O que é que te impede?

É urgente promover a elasticidade mental nas pessoas e quebrar com o mindset de escassez. Não tomar decisões com medo do que vai faltar e do que vão pensar de nós.

 

A tua vida é o que tu fizeres dela, a cada decisão.

 

Isabel Silva

A Isabel Silva nasceu a 8 de maio de 1986 e é natural de Santa Maria de Lamas. Licenciou-se em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa, e fez uma pós-graduação em Cinema e Televisão pela Universidade Católica. Fez um curso de Rádio e Televisão no Cenjor e foi o seu trabalho como jornalista e produtora de conteúdos na Panavídeo que a levou para a televisão, em 2011. Durante 10 anos apresentou programas de entretenimento e, de forma intuitiva e natural, percebeu que aquilo que a move é a criação de conteúdos que inspirem, motivem e levem os outros a agir. Tem uma paixão enorme por comunicar e tudo o que comunica está intimamente ligado a uma vida natural carregada de energia, alegria e simplicidade.

É autora dos livros “O Meu Plano do Bem”, “A Comida que me Faz Brilhar”, “Eu sei como ser Feliz” e da coleção de livros infantis “Vamos fazer o Bem”.

Descobriu a paixão pela corrida em 2015, em particular pela distância da Maratona – 42.195m. Tem o desejo de completar a “World Marathon Majors” que inclui as 6 maiores Maratonas do Mundo. Já correu Londres, Boston, Nova Iorque e Berlim.

Esta vontade de gerar um impacto positivo nos outros levou-a a criar novas áreas de negócio, como um ginásio de eletroestimulação – o Efit Isabel Silva – uma marca de snacks saudáveis, a IncríBel e a VOA.

A 14 de Dezembro de 2016 lançou o blogue Iam Isabel e que hoje, numa versão mais madura, mas igualmente alegre e enérgica, é o canal DoBem.