Os Palhaços d’Opital têm uma história rica e inspiradora. Fundados em 2013, pelo Jorge e Isabel Rosado, esta organização foi inspirada na tradição de palhaços terapêuticos que começou a ganhar destaque em todo o mundo. Desde então, eles têm levado o riso e o entretenimento a pacientes mais velhos – que é o grupo pelo qual eles escolheram espalhar a sua “magia”.
Os Palhaços d’Opital têm um propósito claro e nobre: proporcionar momentos de alegria e alívio emocional aos pacientes hospitalizados – e mudar a mentalidade da sociedade dando, aos mais velhos, o respeito que eles merecem. Eles compreendem que o processo de envelhecimento e tratamento médico é desafiador e estressante, não apenas para os pacientes, mas também para as suas famílias. Portanto, eles atuam para:
A Palhaços d’Opital foi fundada a 12 de fevereiro de 2013 e foi pioneira na Europa a levar o trabalho e missão dos Palhaços d’Opital a Adultos e com foco nos Idosos, em ambiente hospitalar.
Fazem visitas semanais e regulares a 8 Hospitais Parceiros: Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), IPO de Coimbra (IPOC), Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV – Viseu e Tondela), Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) e Centro Hospitalar Baixo Vouga (CHBV – Aveiro e Águeda).
A equipa de Palhaço(s) d’Opital é composta por artistas profissionais (atores, clown’s, músicos, etc.), com experiência performativa e com formação específica na área do palhaço em ambiente hospitalar. Fazem mais de 250 horas de formação interna e externa.
Se queres fazer parte deste projeto, apoiando-o, podes fazê-lo de várias formas:
Os Palhaços d’Opital são verdadeiros heróis silenciosos que trazem alívio e felicidade a pacientes hospitalizados em todo o país. A sua dedicação em levar alegria e esperança faz uma diferença valiosa nas vidas daqueles que enfrentam desafios de saúde. Eles lembram-nos que, mesmo nos momentos mais difíceis, o poder do riso e do amor pode iluminar os nossos dias.