A sabedoria da longevidade. História da avó Ester, 93 anos.

A sabedoria da longevidade. Avó Ester, 93 anos

Leia este artigo em: 2 mins
15.03.2023
Longevidade-AvóEster-DoBem

Haverá algum segredo para a longevidade? E, se sim, quais poderão ser? Podemos cuidar da saúde, comer bem, manter-nos ativos – mas será essa a verdadeira sabedoria da longevidade? O que faz uma pessoa de 93 anos querer continuar? Como é que envelhecemos sem nos sentirmos velhos? E, acima de tudo, o que nos move para continuar a termos vontade de viver?

Entrevistei a minha avó e fui muito feliz a cada palavra dela. Ainda o sou – cada vez que ouço a entrevista, que bebo das suas palavras e que vejo as suas expressões e gestos enquanto fala.

Ao olhar para a minha avó Ester, de 93 anos, e para tantos outros com a mesma idade – comecei a questionar-me sobre o que faria com que aquelas pessoas – que já tinham passado por tanto na vida (como pela morte de um filhos, por exemplo) – continuassem a ter uma vontade incrível de viver. Gostassem da vida e de usufruir dela! O que as manteria equilibradas, bem consigo, como preenchiam os seus dias e quais seriam os seus pensamentos mais íntimos?

E foi isso que fui perguntar à minha avó! E é isso que quero continuar a saber e a perceber.

O que pude ver é que estas são conversas inspiradoras – de uma simplicidade aparente enorme – e repletas de uma sabedoria, por vezes, inconsciente. Uma sabedoria leve e descomplicada – fluída!

Para a Ester (a minha avó), as coisas que a mantêm apaixonada por este mundo são:

  • a Natureza – por as mãos na terra, sem luvas; ver o mar; comer o que colhe.
  • o Amor – amar e ser amada – pelos filhos, netos e bisnetos. Ver a família a crescer!
  • a Fé – o alento que sentimos no que cremos.
  • o Amor Próprio – continuarmos a olhar e a gostar de nós.
  • a Atividade – fazermos questão de estarmos em movimento.
  • a Energia – o sol, uma das melhores coisas – uma vitamina natural.
  • o Descanso – dormir como “um menino”.

Não será isto o fundamental para todos nós? Esta ligação ao que de mais simples, natural e belo este planeta e a nossa condição de humanos nos dá?

Esta é uma rubrica da DoBem, na qual a mentora Isabel Silva está em entrevista com pessoas que já viveram muito, para beber um pouco da sua sabedoria sobre a longevidade.

Isabel Silva

A Isabel Silva nasceu a 8 de maio de 1986 e é natural de Santa Maria de Lamas. Licenciou-se em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa, e fez uma pós-graduação em Cinema e Televisão pela Universidade Católica. Fez um curso de Rádio e Televisão no Cenjor e foi o seu trabalho como jornalista e produtora de conteúdos na Panavídeo que a levou para a televisão, em 2011. Durante 10 anos apresentou programas de entretenimento e, de forma intuitiva e natural, percebeu que aquilo que a move é a criação de conteúdos que inspirem, motivem e levem os outros a agir. Tem uma paixão enorme por comunicar e tudo o que comunica está intimamente ligado a uma vida natural carregada de energia, alegria e simplicidade.

É autora dos livros “O Meu Plano do Bem”, “A Comida que me Faz Brilhar”, “Eu sei como ser Feliz” e da coleção de livros infantis “Vamos fazer o Bem”.

Descobriu a paixão pela corrida em 2015, em particular pela distância da Maratona – 42.195m. Tem o desejo de completar a “World Marathon Majors” que inclui as 6 maiores Maratonas do Mundo. Já correu Londres, Boston, Nova Iorque e Berlim.

Esta vontade de gerar um impacto positivo nos outros levou-a a criar novas áreas de negócio, como um ginásio de eletroestimulação – o Efit Isabel Silva – uma marca de snacks saudáveis, a IncríBel e a VOA.

A 14 de Dezembro de 2016 lançou o blogue Iam Isabel e que hoje, numa versão mais madura, mas igualmente alegre e enérgica, é o canal DoBem.