O papel das hormonas na perda de peso

O papel das hormonas na perda de peso

Leia este artigo em: 3 mins
17.01.2023

Só existe uma maneira de emagrecer: diminuir a quantidade de calorias que ingeres e aumentar o gasto. E são nossas hormonas as responsáveis por estes processos, a partir do controle do nosso apetite e através do aumento do nosso metabolismo. Assim sendo, o papel das hormonas na perda de peso é fundamental.

Estás ou sempre tiveste com dificuldade em perder peso?
Sentes-te constrangida porque dizem que a culpa é tua – pela falta de força de vontade, gula, fome emocional e/ou inatividade?
Estás cansada de fazer dietas ou seguir dicas milagrosas que terminam sempre da mesma forma: sem resultados ou com resultados temporários?

Pois é… escrevo esse artigo para te informar que és uma vítima da sociedade atual em que vivemos e que o peso desejado pode ser alcançado de uma forma eficaz e simples… como? Primeiro, precisas blindar-te deste mundo “obesogénico” em que vivemos e da desinformação que nos rodeia.

Depois, é importante aprenderes que o foco deve estar na correcção e regulação das tuas hormonas. Por exemplo, se tivermos a hormona da insulina ajustada no nosso corpo, temos menos compulsões por comida, especialmente doces, e nosso corpo tem maior capacidade de queimar “gorduras indesejáveis”.

Esquece a contagem de calorias, não queira saber se os carboidratos ou gorduras engordam mais ou menos, não cries a pressão de te exercitar num ginásio diariamente e principalmente,  elimina da tua vida adoçantes e produtos light e diet.

Entenda o poder das hormonas, as maestrinas do nosso corpo – e equilibra-te por aí. Sabendo que as principais hormonas relacionadas com o peso são:

  • Insulina – hormona secregada pelo pâncreas e responsável pela entrada de glicose dentro da célula, pelo armazenamento de gordura e pelo controle do nosso apetite.
  • Cortisol – “hormona do stresse” – liberada na glândula adrenal, fica acima do rim e responsável pelos nosso estado de defesa, alerta e sobrevivência. Quando em excesso pode fazer engordar e ficar doentes.
  • Grelina – hormona da fome – liberada pelas células X do estômago. Quando este está vazio, incentiva o nosso cérebro a liberar estímulos da fome.
  • Leptina – hormona da saciedade – liberada pelas células de gordura, responsável pelo estimulo da saciedade e pelo estimulo do nosso metabolismo.
  • GLP-1 – hormona liberada pelas celulas L do intestino também responsável pela sensação de saciedade.
  • Glucagon – hormona antagônica à insulina. Liberada pelo pâncreas quando os níveis de glicose diminuem no sangue.
  • Noradrenalina – hormona do stress agudo, liberada pela medula da glândula adrenal, responsável pela nossa defesa instântania frente a um estimulo do meio. Tem um efeito metabólico positivo.
  • Melatonina – hormona do sono – liberada pela glândula pineal no cérebro quando dormimos. Fundamental para um sono reparador, uma saúde ótima e um peso adequado.
  • Hormona do crescimento – como diz o nome, fundamental para o nosso crescimento nas primeiras décadas de vida, e com função reparadora e otimizadora da nossa composição corporal no resto da vida.

Todas estas hormonas, quando liberadas de forma intermitente e níveis adequados, auxiliam nosso ajuste de peso.

E o mais incrível é que ajustar estas hormonas é muito mais simples do que imaginas… não requer nenhuma pílula mágica, fórmula milagrosa, especiaria dos Himalaias ou planta exótica! Apenas, análise e ajuste.

Depois, só precisas reeducar os teus hábitos de vida e isso consegues com o poder dos alimentos de verdade, estratégias de jejum, higiene do sono,  modulação do stresse e a otimização do teu intestino.


O Rodrigo Ayoub é um mentor DoBem. É médico Ortomolecular e especialista em jejum. Tem um clube para quem quer perceber melhor todo este universo, onde ensina, também, receitas que te vão ajudar a comer em saúde e sendo fiel a tudo o que ele ensina sobre um ótimo funcionamento do corpo.

Rodrigo Ayoub

Enquanto criança, o Rodrigo Ayoub cresceu rodeado por tertúlias que o seu pai, também ele médico, organizava em sua casa. O tema era a saúde – uma saúde que devia ser promovida pela otimização dos estilos de vida com base na prevenção e na longevidade.

As sementes deixadas pela sua infância e todo o fascínio desenvolvido pelo tema, fizeram com que o Rodrigo se formasse em Medicina Ortomolecular, pelo instituto de Medicina Ortomolecular no Rio de Janeiro (Prof. Helio Póvoa) em 1994. Formado em Medicina pela Universidade do Rio de Janeiro em 1997.

Formado em Medicina Ortomolecular Pós graduado em Medicina e Cirurgia Cosmética pela Universidade de Barcelona (2000), é professor da Pós Graduação de Modulação Hormonal em Portugal.

Atualmente, é, também, criador do Club Ayoub, do Método de Emagrecimento Saudável online, do programa “O Manual Completo do Jejum”, que ajudam milhares de pessoas pelo Mundo com a sua visão ampla e integrativa.