Neste Dia Internacional do Yoga, parece-nos importante falar do que é, realmente, o Yoga. Isto porque o Yoga não é um desporto – mas sim um caminho, um estilo de vida. É aprender a respirar, a meditar e a estar em estado de presença acima de tudo – acima de posturas com nomes estranhos que parecem complicadas de executar e inacessíveis para muitos.
O Yoga é para todos, porque é uma filosofia de vida. E a Filipa inspirou-nos, com a sua história e partilha, a sentir e reconhecer isso em nós. E é por isso que te convidamos a ver este vídeo e a fazer esta prática de 15 minutos que está ao alcance de todos. Boas descobertas!
Vamos falar de YOGA?
Yoga é uma prática milenar cuja origem está na Índia e que envolve uma combinação de posturas corporais, técnicas de respiração e meditação. Contudo, o Yoga é muito mais do que um exercitar do corpo ou do que um desporto – ele é uma disciplina holística que harmoniza a mente, o corpo e o espírito, entrando na nossa vida e instalando-se na nossa forma de agir e de estar. Assim, ele trabalha o nosso estado de presença, as nossas emoções, a nossa forma de reagir… de viver!
Existem diferentes estilos e abordagens de Yoga, mas todos se cruzam no mesmo objetivo – o de cultivar a consciência, a força, a flexibilidade, a serenidade e a conexão interior – abrangendo uma prática completa de autocuidado e autotransformação.
Os benefícios do Yoga são vastos. Tentamos, ainda assim, resumir aqui alguns:
- Melhora a flexibilidade e força muscular: as posturas de Yoga alongam e fortalecem os músculos, aumentando a flexibilidade e a resistência do corpo.
- Aumenta a consciência corporal: ao desenvolver a consciência dos movimentos, posturas e sensações do corpo, permitindo uma conexão mais profunda com o próprio corpo.
- Trabalha o stresse e ansiedade: através da combinação de técnicas de respiração consciente, meditação e movimentos suaves,
- Melhora da saúde mental: melhorando o humor, a clareza mental e a sensação de bem-estar geral.
- Aumenta a energia e vitalidade: estimulando a circulação sanguínea, melhorando a respiração e promovendo o equilíbrio energético no corpo.
- Promoção do equilíbrio emocional: o Yoga ensina a lidar com emoções de forma saudável, cultivando a aceitação, o equilíbrio e a paz interior.
- Melhora da qualidade do sono: uma vez que é relaxante e nos ensina técnicas de respiração profunda.
- Promove a consciência espiritual: o Yoga é uma jornada espiritual, permitindo a conexão com algo maior e a descoberta de um propósito mais profundo na vida.
O que é o Yoga Sacral
O Yoga Sacral é uma abordagem específica do yoga que se concentra no chakra sacral. O chakra sacral é considerado o centro de energia localizado na região abaixo do umbigo, relacionado à criatividade, sexualidade, emoções, prazer e fluidez. O Yoga Sacral tem como objetivo despertar e equilibrar a energia do chakra sacral, permitindo uma conexão mais profunda com a energia criativa e vital dentro de nós. Ao trabalhar com esse chakra, busca-se desbloquear e liberar qualquer energia estagnada, trauma ou limitação que possa estar afetando a expressão da criatividade e do prazer na vida.
Assim sendo, o Yoga Sacral é uma prática que explora as ancas e pavimento pélvico através de asanas (posturas), pranayamas (técnicas de respiração) e meditação. Celebra, assim, a energia sacral – criadora do Universo – que habita no nosso corpo.
Esta prática contribui para o bem estar físico, emocional e mental da seguinte forma:
- Desbloqueia as ancas e emoções nelas guardadas.
- Fortalece o ancas e pavimento pélvico, estimula a criatividade:
- Aumenta a auto estima e confiança.
- Contribui para o aumento do desejo e prazer sexual e para a prevenção da incontinência urinária.
- Prepara gravidez, parto e pós partos saudáveis.
O que distingue o Yoga Sacral de outros tipos de yoga é o seu foco específico no chakra sacral e na energia criativa. Ele transforma a saúde em todas as suas dimensões: desenvolve maior consciência do corpo e uma ligação mais profunda e saudável em todas as fases da vida.
Esta sequência de posturas é para ti
Postura 1
SUKHASANA
ficar entre 8 a 12 respirações profundas
Trazer a atenção ao corpo e à nossa respiração.
Postura 2
BHARMANASANA
ficar entre 3 a 5 respirações profundas
Segue o corpo sem pensar e liberta.
Postura 3
ADHO MUKHA SNANASANA
ficar entre 3 a 5 respirações profundas
Postura 4 e 5
UTTANASANA VINYASA e UEDHNA HASTASANA
ficar entre 3 a 5 respirações profundas
Postura 6
VIRABHADRASANA II
ficar entre 3 a 5 respirações profundas
Postura 7
UTKATA KONASANA
ficar entre 3 a 5 respirações profundas
Postura 8
BALASANA
ficar entre 3 a 5 respirações profundas
Postura 9
SUPTA MATSYENDRASANA
ficar entre 3 a 5 respirações profundas
Postura 10
SHAVASANA
ficar entre 3 a 5 respirações profundas