Yoga é equanimidade: a arte que te ensina a paz

Yoga é equanimidade: a arte que te ensina a viver em paz com a alegria e o sofrimento

Do BemDo Bem
Leia este artigo em: 2 mins
10.12.2024
Yoga é equanimidade

O yoga é muito mais do que um conjunto de posturas. É mais do que um desporto. É mais do que aquilo que se faz no tapete. O yoga é um modo de vida. Yoga é equanimidade. É respeitar o corpo e prepará-lo para o dia a dia. É criar espaço e ganhar saúde. É viver em estado de presença e harmonia. É levar o que aprendemos no tapete para o quotidiano. Conhece o Luís Matias que, há 20 anos, se dedica a ensinar yoga e a “abrir a porta” a cada vez mais pessoas, para que percebam todas as potencialidades desta prática para o corpo, para a mente e, sobretudo, para todas as situações da tua vida.

 

Um dia, sem que nada o fizesse prever, Luís Matias decidiu experimentar uma aula de yoga. Terá sido em meados de 2001. Na altura, ainda não sabia, mas estava prestes a descobrir um novo propósito, que se mantém até aos dias de hoje. Para trás ficou uma vida ligada à comunicação e ao meio empresarial.

 

“Quando estou numa postura de yoga, se estiver firme e confortável, tenho a capacidade de estar a observar-me. A minha respiração, o meu corpo, a minha mente. E, nesse momento, estou em meditação.”

 

Em entrevista à DoBem, Luís Matias afirma que o yoga e a prática contemplativa são “para qualquer pessoa, em qualquer condição física, em qualquer idade”. O professor recorda os oito itens que regem esta prática:

  • os yamas, os valores;
  • os niyamas, as atitudes;
  • os asanas, as posturas;
  • o pranayama, a respiração;
  • o pratyahara, a abstração dos sentidos;
  • o dharana, a concentração;
  • o dhyana, a meditação;
  • a samadhi, a iluminação ou estado final.

Vê o vídeo para ficares a conhecer o Luís Matias e para o ouvires a falar dos benéficos do yoga para o nosso dia a dia. Descobre o conceito de equanimidade e desafia-te a aplicar esta prática milenar que, nos dias que correm, tem tanto para nos ensinar.

 

Encontra-o, também, no Instagram ou Facebook.