Temos mais um episódio de Na Cozinha com a Comunidade! Mas, desta vez, a receita é de um remédio caseiro à luz da macrobiótico – perfeito e adequado para ser consumido na altura da primavera.
Porquê?
Por ser como um tónico tradicionalmente usado para o nosso fígado – um órgão que está em destaque nesta altura do ano – por precisar de se limpar das gorduras acumuladas pelos pratos de inverno.
Este chá é uma bebida de “limpeza” que apoia o corpo em processos de eliminação. É feito, originalmente, com um rábano japonês muito comprido a que se dá o nome de Daikon, mas em locais onde este ingrediente não existe, o Daikon pode ser substituído por rábano, nabo ou até rabanetes.
ALERTAS IMPORTANTES
Uma regra muito importante é sempre ouvir o corpo.
Se começares a sentir-te fraco ou cansado, pára de tomar a bebida de limpeza.
Se não tiveres vesícula biliar, reduz o tempo de toma para metade.
Se estiveres a fazer este remédio caseiro sozinho, sem acompanhamento de um terapeuta, não excedas os 10 dias seguidos ou, se preferir tomar em dias alternados, as 2-3 semanas
Tradicionalmente, este chá é utilizado para ajudar a eliminar os depósitos de gordura visceral, nomeadamente os que acontecem por excesso de consumo de produtos animais. Ajuda a melhorar o funcionamento do fígado e da vesícula e é muito recomendado na Primavera, altura em que estes órgãos estão mais ativos.
O que nos contam os seus ingredientes:
A cenoura, um vegetal mais yang, tem efeito fortalecedor, enquanto o nabo é mais yin e produz efeito dissolvente. Cenoura e nabo cozidos juntos desta forma têm um efeito de limpeza profundo, mas também enfraquecem o corpo (por isso tenho muito cuidado ao recomendar esta bebida simples).
Durante quanto tempo se deve utilizar esta bebida?
Tenho sempre muito cuidado na recomendação deste remédio caseiro, porque é muito eficaz e em pessoas com uma condição débil, mesmo que pensem que precisam de eliminar gordura, pode não ser favorável o seu consumo.
Dependendo da condição de cada um, a recomendação genérica é que seja consumido todos os dias durante sete a dez dias ou em dias alternados até três semanas.
Um bom momento para tomar esta bebida tradicional de limpeza com cenoura e daikon é à noite, como a última refeição do dia ou de manhã em jejum.
AVISO IMPORTANTE
As informações contidas neste artigo não substituem de forma alguma um diagnóstico ou tratamento feito por profissionais de saúde. Se suspeitas que tens uma doença ou problemas que necessitam de aconselhamento médico, consulta um profissional qualificado, orientação médica e/ou de outros profissionais de saúde apropriados antes de implementares a abordagem apresentada aqui.
O seu nome é Dulce – que é como quem diz “doce”. É mãe, formou-se e foi professora na área de Engenharia Eletrotécnica e, depois, conheceu e apaixonou-se pela Macrobiótica e pelo Alimento.
Acabou por aprofundar os seus conhecimentos, estudar e especializar-se nestes domínios – assim como no Mindfulness.
Atualmente, continua a ensinar, tem uma comunidade linda chamada Mil Grãos, dá consultas de Orientação Alimentar e de Estilo de Vida, segundo a Filosofia Macrobiótica e orienta Workshops de Culinária Macrobiótica para quem quer aprender a comer de forma não só saudável mas inteligente, nutrindo e respeitando o seu corpo e o Planeta.