Esta é – sem margens para dúvidas – uma receita DoBem! E porquê? Porque escolhe fruta da época (os pêssegos), porque usa uma farinha especial (tem menos glúten na composição quando comparada à farinha de trigo) e porque é doce, mas não leva açúcar! Esta é uma Tarte de Pêssego, trazida à na Cozinha com a Comunidade, pelas mãos da Eunice Van Uden (a nossa mentora do Macrocoach)!
Uma tarte saudável
Na Cozinha com a Comunidade convida a mentora – psicóloga e macrocoach – Eunice Van Uden para uma refeita refrescanteeeeee (e da época)!
Os ingredientes que ela traz no seu cestinho – fornecidos pelo nosso parceiro Alecrim aos Molhos – já por si só – pela sua qualidade e sabor – fazem magia, mas a Eunice é uma rainha das sobremesas saudáveis! Convidámos e ela veio – fazer uma receita com um ingrediente da época: o pêssego!
A Eunice é psicóloga, especialista em macrobiótica e (também) mãe.
Dentro das suas áreas de conhecimento, especialidade e paixões – e pelo fato de ter um filho diabético -, ela pensa e investiga os ingredientes (e a mistura dos mesmos) de um ponto de vista físico (como vão atuar no nosso corpo), mas – também – emocional. Desta forma, ela une e pensa em todas as vicissitudes do alimento para que consiga colmatar as instabilidades emocionais que, também, impactam o nosso mental – tendo a preocupação de preservar o nosso corpo no seu bom funcionamento e equilíbrio.
Desta forma, podemos já perceber que esta é muito mais do que uma simples receita! É uma criação que visa “piscar o olho” aos nossos sentidos, mas que pensa em nós enquanto um todo.
Para além desta tarte ser feita com fruta da época – tendo em mente a importância do comer sazonal -, a sua base é feita com farinha de espelta (por ter menos glúten na composição quando comparada à farinha de trigo) e usa, para adoçar, o malte de cevada (com complexos mais lentos, logo com menos picos de glicemia e não tão instáveis e oscilantes a nível de humor, estabilidade emocional).
RECEITA DA TARTE DE PÊSSEGO
INGREDIENTES
para a BASE
- 2 copos de farinha espelta (500 ml)
- Pitada de sal
- 100 ml sumo maçã
- Canela em pó q.b.
- 100 ml de óleo de sésamo
- 1 kg de pêssegos ou nectarinas
para o RECHEIO
- 1 colher de sopa de geleia de arroz
- 3-4 colheres sopa de malte de cevada
- 2 pêssegos
- 3 gotas de Baunilha
- Hortelã para decorar
PREPARAÇÃO
BASE
- colocar a farinha de espelta num recipiente, desfazendo os grumos
- adicionar o sumo de maçã, o óleo de sésamo e uma pitada de sal
- adicionar canela
- misturar com os dedos (como se fóssemos uma batedora)
- amassar com amor – esticar para ficar uma massa fina
- colocar na forma para ir ao forno (se tens dúvidas, espreita a técnica da Eunice no video)
- picota a base da massa
- Ligar o forno – para aquecer – a 180º
RECHEIO
- parte os pêssegos aos gomos (com casca)
- adiciona e aconchega os gomos na base e reserva
- adiciona o resto do pêssego, malte de cevada, o limão, um pouco de sal, 2 gotas de essência de baunilha e a geleia de arroz
- tritura tudo e rega os pêssegos
Está pronto para ir ao forno tostar – Cerca de 20/25 min a 180º.
Agora… papa tudo!
PARA PARTICIPARES NA COZINHA COM A COMUNIDADE
Se queres partilhar connosco receitas tão incríveis como estas, junta-te à nossa Comunidade Digital e preenche o nosso formulário!