Suplementos são produtos feitos para fornecer nutrientes que podem estar ausentes ou insuficientes na nossa alimentação regular ou no alimento em si – devido, por exemplo, ao empobrecimento do solo. Eles vêm em diversas formas, incluindo vitaminas, minerais, aminoácidos, ervas, enzimas e outros compostos. A principal razão para tomar suplementos é preencher possíveis deficiências nutricionais e promover a saúde.
Os suplementos desempenham, por isso, um papel crucial para a nossa saúde. Eles podem ser especialmente úteis para atender às necessidades específicas, como é o caso da suplementação de vitamina D em certos locais e/ou alturas do ano.
Além dos suplementos prontos ou individuais (ex: Omega 3), existem também os suplementos manipulados, que são formulas personalizadas criadas de acordo com as necessidades individuais de cada um. Esses suplementos podem incluir doses específicas de nutrientes, combinações personalizadas ou fórmulas adaptadas para necessidades particulares. São uma opção valiosa para aqueles que buscam uma abordagem mais personalizada e devem ser prescritos por um profissional de saúde.
Para escolheres e comprares suplementos é fundamental seguir algumas diretrizes – nomeadamente, perceber o que queremos em cada um, os vários tipos que existem e como ler o rótulo. Se vires o vídeo deste artigo, percebes que há vários casos como a Vitamina B12 e B9 ou o Omega 3 ou Magnésio em que há algumas coisas a ter em consideração.
Embora as necessidades de suplementação possam variar de pessoa para pessoa, existem alguns suplementos básicos que muitos de nós podem considerar incluir na nossa rotina. Na lista de Top 5 do TonTon, encontramos:
Os suplementos desempenham um papel importante na promoção da saúde e do bem-estar. No entanto, a chave para uma suplementação eficaz e segura está na compreensão das suas necessidades pessoais e na escolha de produtos.
Relembramos de que as necessidades individuais podem variar com base em fatores como idade, sexo, estado de saúde e objetivos pessoais. Portanto, é fundamental consultar um profissional de saúde.