A pele é o maior órgão do nosso corpo e o nosso “cartão de visita”. Assim que olhamos uma pessoa, podemos intuir a sua idade e a sua saúde a partir de um simples olhar para este tecido. Mas o que fazer para termos um aspecto mais jovial e saudável, assim como uma pele bonita? Como podemos prevenir o envelhecimento da pele?
Primeiro é importante entendermos que existem 2 tipos de envelhecimento: o intrínseco e o extrínseco, também chamados cronoenvelhecimento e fotoenvelhecimento, respectivamente:
- O fotoenvelhecimento, é o envelhecimento dado principalmente pela exposição solar, mas também por fatores ambientais como fumo de cigarro, poluição atmosférica, radiações eletromagnéticas, entre outros. Este ocorre de fora pra dentro.
- O cronoenvelhecimento é o que ocorre de dentro pra fora. Como o nome indica, está relacionado com o passar dos anos, com o tempo, esse factor inexorável e que passa num instante.
Como funciona a nossa pele
Falando, resumidamente, da estrutura da nossa pele, existe a camada mais externa, chamada epiderme, que tem grande quantidade de células – mas que é desprovida de vasos sanguíneos. Esta tem como função principal a proteção do nosso corpo, dos agentes agressores e do frio.
A camada do meio, chamada de derme, é onde se encontram a maioria dos vasos sanguíneos e algumas células, como os fibroblastos, que produzem o colagénio, a elastina e o ácido hialurónico, substâncias que vão dar firmeza, estrutura, elasticidade e viço à mesma.
E, por último, existe a hipoderme, onde se encontram as células de gordura, como a função de isolamento térmico e volume da pele.
Com o passar dos anos, dá-se uma perda da celularidade e das estruturas de sustentação da pele, fazendo com que apareçam as rugas e a tão indesejada flacidez corporal, assim como manchas e sinais do envelhecimento.
Para prevenir o fotoenvelhecimento, o principal fator descrito hoje na literatura cientifica é o de evitar o excesso de exposição solar. São eles os chapéus, roupas que filtram raios UV e protetores solares (que têm de ser bem seleccionados para não trazerem outros malefícios para a nossa saúde e para a do planeta). Mas, atenção, o envelhecimento cutâneo não é prevenido unicamente com o suo de protetores solares, como ouço muitas vezes em consultas.
A principal forma de atrasar os danos causados pelo passar dos anos na nossa pele, é através do entendimento do cronoenvelhecimento e da minimização dos fatores que podem acelerar este. E os principais pilares que devemos otimizar no que tange ao cronoenvelhecimento são:
- ajuste hormonal
- otimização nutricional – alimentação
- a prática regular de atividade física
- o controle do stresse
- a qualidade do sono
8 ALIMENTOS QUE PREVINEM O ENVELHECIMENTO DA PELE
Todos os pilares acima são conhecidos e merecem a nossa atenção e cuidado. Contudo, para este tema, vou focar-me agora na alimentação.
A alimentação pode prevenir o envelhecimento da pele devido aos nutrientes presentes nos alimentos que fornecem benefícios específicos para a saúde da mesma. Os antioxidantes, ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres, por exemplo. As vitaminas e minerais essenciais, como a vitamina C, vitamina E, zinco e selênio, auxiliam na produção de colágeno, protegem a pele dos danos solares e promovem uma aparência mais jovem. Além disso, gorduras saudáveis, como os ácidos graxos ômega-3, ajudam a manter a hidratação e a elasticidade da pele. Ao adotar-se uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes benéficos para a pele, podemos reduzir os efeitos do envelhecimento e promover uma pele saudável.
E, por isso, deixo agora uma lista de 8 grupos de alimentos imprescindíveis para este objetivo:
- PEIXES GORDOS: pela riqueza em omega 3, aquele tipo de gordura com alta capacidade antiinflamatória e proteínas de alto valor biológico (ou seja, com todos os aminoácidos essenciais para nosso corpo se estruturar e formar o colagénio, a elastina,…).
- OLEAGINOSAS E SEMENTES: fantásticas fontes de Vitamina E , um dos antioxidantes mais eficazes pra combater os danos do tempo na nossa pele, assim como de gorduras polisaturadas, ómega 3 e 6, que ajudam em todos os processos de manutenção de uma pele viçosa e bonita, fontes riquíssimas de minerais, como zinco e selénio, importantes para controle da oleosidade e, mais uma vez, de proteínas que vão estruturar e manter a firmeza do tecido.
- ABACATE : fonte de gorduras monoinsaturadas ómega 9, acido oleico, uma dádiva para uma pele jovem, assim como de diversos fitoquímicos no combate ao envelhecimento como beta-sitosterol, manoheptulose, … previne inflamação, oxidação, – um “santo remédio” para uma pele linda.
- AZEITONAS E AZEITE: ricos em gorduras boas, nos quais predomina o ómega 9, como no abacate, mas também o ómega 6 e fitoquímicos altamente potentes no rejuvenescimento cutâneo.
- “BERRIES” ou frutos silvestres: por ser, talvez, a fonte mais poderosa da natureza de um pigmento que ajuda a prevenir o dano da radiação solar que são as antocianinas – as maiores responsáveis pelo fotoenvelhecimento.
- LIMÃO (citrinos): que têm uma grande concentração de ácido cítrico, uma agente anti-aging indispensável para otimizar a pele, assim como a vitamina C, que é um antioxidante excepcional.
- CAROTENOIDES (tomate, cenoura, abóbora, melância): este grupo imenso de alimentos com coloração vermelha e laranja são, além de excelentes antioxidantes, os precursores da VITAMINA A. Estes, no nosso corpo, transformam-se nessa vitamina fundamental para o reparo e regeneração celular.
- ALHO: este poderoso tempero, que na idade média era considerado um remédio, é uma das maiores fontes de cisteína da natureza e esta é responsável pela formação de uma substância antioxidante chamada Glutationa, com papéis diversos e poderosos no combate ao envelhecimento do organismo. Além disso, o alho, assim como outros membros da família das Aliaceas, como a cebola e o alho francês, têm fitoquímicos como a alicina e diversas vitaminas e minerais excelentes para todos os nosso tecidos.
A lista de alimentos para otimizar a nossa pele é imensa, mas basta lembrar sempre: “COMA ALIMENTOS INTEGRAIS, NATURAIS E ORGÂNICOS”.
Seguindo esta máxima, tens uma margem imensa de acerto e segues os princípios do pai da medicina, Hipócrates, deixando que o alimento seja o teu remédio – sendo, nesse caso, o teu protetor solar, o teu cosmético e teu melhor amigo para manteres uma pele (e saúde) cheia de juventude.
Se gostaste deste artigo, ouve o Podcast Bela DoBem, do Rodrigo Ayoub, sobre Jejum Intermitente.