A batata-doce é um tubérculo nutritivo e muito popular. Existem diferentes tipos de batata-doce, variando na sua cor, sabor e textura. As variedades mais conhecidas são:
Cada uma destas variedades tem benefícios únicos, mas a batata-doce roxa tem-se tornado a favorita dos que procuram uma alimentação mais rica em nutrientes.
Originária da América do Sul, a batata-doce roxa é apreciada tanto pelo seu sabor levemente adocicado quanto pelas suas características nutricionais únicas. Esta é uma variedade de batata-doce caracterizada pela sua polpa de cor roxa intensa, que se deve à presença de antocianinas, um tipo de antioxidante responsável pela sua coloração vibrante. Esta batata é amplamente consumida em várias partes do mundo, especialmente em países asiáticos como o Japão, onde é conhecida como um alimento básico em algumas dietas tradicionais.
Além de ser uma fonte rica em fibras, a batata-doce roxa contém vitaminas e minerais essenciais, como a vitamina A, vitamina C e potássio. O seu teor de antioxidantes faz dela um alimento benéfico para combater o stress oxidativo e inflamações, além de contribuir para a saúde do coração, a regulação da glicemia e a saúde ocular.
A batata-doce roxa pode ser utilizada em várias receitas, desde pratos salgados, como purês e assados, até sobremesas, e é altamente valorizada tanto pelo seu sabor ligeiramente doce como pelos seus benefícios nutricionais.
“A batata-doce roxa, assim como outros tubérculos ou alimentos roxos da natureza, oferece uma série de benefícios para a nossa saúde e longevidade – como demonstrado no estudo das Blue Zones. Feito por Dan Buettner, o estudo revela que uma das regiões com maior longevidade é Okinawa, no Japão, onde o principal alimento consumido é a batata-doce roxa.” – Rodrigo Ayoub
Já percebemos que a sua cor podia ser (quase) suficiente para ser o seu maior atrativo! Quem é que não se sente atraído por uma cor vibrante como esta? Contudo, a batata-doce roxa é, também, um verdadeiro tesouro nutricional. Entre os seus principais benefícios, destacam-se:
A batata-doce roxa tem sido considerada um alimento funcional devido às suas propriedades terapêuticas. As suas antocianinas possuem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, que ajudam a proteger o corpo contra doenças crónicas e degenerativas. Estudos sugerem que este tubérculo pode ter um papel importante na prevenção do cancro, na regulação da pressão arterial e até no controle do colesterol. Além disso, a sua elevada quantidade de fibras torna-a um alimento aliado da saúde intestinal e no combate à obesidade.
“Muito rica em fibra, ajuda a retardar os picos de glicemia. Os picos de glicemia interferem com as nossas emoções – e as nossas emoções interferem com os picos de glicemia. Quanto mais conseguirmos manter uma curva de glicemia estável, mais em paz, centrados e disponíveis estaremos.” – Eunice Van Uden
Chips de Batata-doce Roxa
Ingredientes:
Preparação: Corta as batatas em fatias finas, tempera com azeite e sal. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até ficarem crocantes.
Sopa Cremosa de Batata-doce Roxa e Gengibre
Ingredientes:
Preparação:
Sumo Detox de Batata-doce Roxa e Cenoura
Ingredientes:
Preparação:
Panquecas de Batata-doce Roxa e Aveia
Ingredientes:
Preparação: