Onde comer o melhor Ramen de Lisboa

Onde comer o melhor Ramen de Lisboa

Leia este artigo em: 3 mins
26.06.2024

Vamos viajar até ao Japão? No nosso 2º episódio da rúbrica “Anda Jantar Comigo”, a Isabel dá-nos a conhecer o seu restaurante favorito de Ramen: o KOPPU RAMEN IZAKAYA, está localizado, em Lisboa, na zona do Chiado e na Avenida. E se acham que o Ramen é a sua única especialidade, desenganem-se. Há sopas tradicionais e uma enorme variedade de escolhas vegetarianas e sem glúten, sim! Mas quando provarem as gyosas como entradas e os mochis artesanais como sobremesa – repetir, vai ser a palavra de ordem. Desfrutem!

 

 

 

 

O que é que podia ser melhor do que um restaurante, em Lisboa, com o melhor Ramen de sempre? Dois! Pois é, o KOPPU RAMEN IZAKAYA tem dois espaços (Avenida e Chiado) e são ambos muito harmoniosos.

Mas aqui – o que nos fascina para além deste espaço – é a própria Susana, a criadora deste projeto, uma pessoa apaixonada pelo ramen e pela comida japonesa quente!

 

 

VAMOS CONHECER A SUSANA!

 

 

 

Filha de pasteleira, a Susana cresceu no meio de bolos e salgados – habituando-se, desde os seus 14 anos, a ajudar a sua mãe a fazer bolos de noiva.

Na escola, especializou-se em arquitectura – mas nunca deixou de cozinhar.

Foi sempre fascinada pela cultura japonesa e, o Koppu vem neste alinhamento – através de um desafio de um amigo de abrir um street food de sushi. Esta possibilidade permitiu que ela mergulhasse (ainda mais) na cultura japonesa – para preparar o estudo de mercado – e foi aí que se apaixonou pelo ramen e pela comida japonesa quente.

Voou até Londres, aprendeu com a chef japonesa Yuki Gomi, e voltou com a certeza que se ia focar no ramen e não no sushi. Mais tarde, foi visitar o Japão e aprender um pouco mais neste país de origem da gastronomia que tanto a motivava.

 

Foi assim que o KOPPU RAMEN IZAKAYA surgiu, em 2016, num pequeno espaço no Príncipe Real, que se transformou num verdadeiro laboratório de ramen!

 

 

 

 

Porquê Koppu?

Koppu quer dizer “copo”, foi uma palavra que os portugueses deixaram no Japão. Quando abriu o espaço, a Susana procurava uma palavra que identificasse a sua origem, ou seja – uma “portuguesa a tentar fazer o melhor ramen” – com o Japão.

 

 

Porque é que este é, para nós, o melhor Ramen de sempre?

 

Bem, então vamos lá explicar porque é que somos completamente fãs por este espaço de Ramen:

  1. pelas suas receitas honestas: a Chef Susana fez a sua formação no Japão e, pelo Koppu, tudo feito de forma artesanal – com todo o cuidado, paciência, dedicação e amor;
  2. pelos seus ingredientes frescos (alguns deles diferentes do que usamos habitualmente);
  3. pela diversidade: é dos restaurantes com mais variedades de Ramen convencional e vegetariano;
  4. pela flexibilidade: tem opções de massas e molhos sem sem glúten;
  5. pelas suas sobremesas – inspiradas no Japão – cheias de história, detalhes e tradição,
  6. pela atenção à riqueza que esta culinária traz: tão natural, sentida e fresca – com sabores tão distintos e – ainda assim – temperos subtis.

 

Mas… tens de ver o vídeo para realmente sentires e perceberes!

É que nós não fomos só provar! Nós entrámos dentro da cozinha para ver e aprender. E, percebemos assim, tudo o que referimos acima. Porque é na cozinha que sentimos toda a entrega que faz a diferença.

 

 

O QUE COMI

 

 

Sunomono

Salada de pepino e alga wakame marinada em molho avinagrado
aquele sabor agri-doce…

 

Gyoza vegetariana

com molho de soja, sakê e vinagre de arroz
feitas pelo Rafael, no local!

 

 

 

Miso ramen vegetariano

um caldo vegetariano com molho de miso e óleo de alho – com toppings cogumelos shitake, espinafres, tofu, ovo ajitamago, milho, cebolo, e alga nori.

 

Yokan

a sobremesa, uma gelatina de agar agar com feijão azuki

 

Mochi de mirtilo

leite vegetal mirtilo e arroz glutinoso
feitos de forma artesanal, no Koppu, pela Yummy.

 

Bebi… Chá “pipoca”

um chá verde, sem teína, muito torrado com um arroz que fica tufado

 

 

Espreita o Menu completo, aqui.

 

 


 

 

Vem conhecer estes espaços! Podes encontrá-los: