Por esta altura, não preciso de vos dizer como treinar com os meu IncríBeis é especial para mim. É uma alegria cada vez que marco uma data, começo a ficar cada vez mais ansiosa quando o dia está a chegar para saber o que vai acontecer e, a cada treino que passa, tenho surpresas cada vez maiores que me enchem sempre o coração.
O treino deste domingo, 24 de fevereiro, foi ainda mais especial. É que desta vez desafiei os EDP Runners a juntarem-se aos IncríBeis para, juntos, corrermos estes 10 quilómetros lado a lado. Assim que cheguei, senti uma alegria muito grande. É que além dos EDP Runners e dos meus IncríBeis, percebi que estava ali muita gente nova. É muito reconfortante para mim saber que, à medida que os treinos vão acontecendo, aparecem cada vez mais pessoas que se juntam a nós, e pessoas tão diferentes umas das outras.
Tudo isto prova que o mais importante, no fundo, não é só a corrida, mas sim juntar uma comunidade de pessoas ativas que partilham o prazer pelas atividades ao ar livre. Neste treino, tive a prova que elas se sentem inspiradas com a nossa energia e por isso vão-se juntando a nós.
Neste domingo, por exemplo, apareceu uma senhora com os seus 60 anos que é do Luxemburgo e costuma correr 10 quilómetros em casa. Como veio passar férias a Portugal e soube que havia treino d’Os IncríBeis, juntou-se a nós e trouxe a família toda. Depois, encontrei também outra família em que o pai era corredor, a mulher fazia caminhadas e, por isso, também quis vir andar os cinco quilómetros. Com eles, vieram os dois filhos, que jogam futebol, e que nos acompanharam durante todo o percurso.
Por outro lado, também vi muitas meninas com 23 e 24 anos que nunca tinham corrido e estavam ali para fazer um treino peça primeira vez. Apareceu também uma outra senhora que estava habituada a correr sete quilómetros mas, neste dia, resolveu arriscar e fazer os dez connosco.
Também foi interessante perceber que todos aqueles que apareceram nos treinos anteriores continuam a vir, o que significa que gostam mesmo da boa energia que se vive nestes treino. E eu acho, sinceramente, que estamos aqui a criar uma família e até já temos alguns rituais que se destacam pela positiva. Por exemplo, eu combino sempre encontrarmo-nos meia hora antes dos treinos começarem. Porquê? Porque faço questão de falar com toda a gente e perceber o que é os motivou a estarem ali. Depois, às 10 horas arrancamos e nota-se que existem vários grupo. Cada um com o seu passo, uns a fazerem a corrida, outros que se ficam pela caminhada.
Outra coisa que notei neste treino é que temos cada vez mais cão-panheiros. Isto é, cães que vão fazer os treinos ao lado dos seus donos, e acho que isso também acontece porque o meu Caju vem sempre comigo. Na verdade, o Caju não corre os 10 quilómetros, mas está sempre presente e acompanha-nos durante uma parte do percurso.
No final, como sempre, tivemos a água perfeita da Acqualive para hidratar, para alongar e para tirar umas fotografias, mais alguns dos rituais que fomos criando e continuamos a partilhar em todos os treinos. É sobretudo este convívio que me faz feliz e sinto que esta é uma boa oportunidade para todas aquelas pessoas que, habitualmente, correm sozinhas durante a semana de terem alguém que lhes faça companhia e as motive a darem o melhor de si.
Também adorei estar a partilhar este momento com os EDP Runners, e principalmente porque este foi o último treino antes da EDP Meia Maratona de Lisboa — se ainda não se inscreveram, podem fazê-lo aqui, ainda há inscrições disponíveis —, em que vamos estar todos juntos, mais uma vez.
Para terminar em grande, a EDP preparou-nos uma surpresa muito especial para o final deste treino. Quando chegámos, tínhamos à nossa espera uma equipa pronta para nos fazer uma massagem às costas. Malta, há lá coisa melhor do que, depois de um treino, um corredor ter acesso a uma massagem?
Estou muito feliz e de coração cheio, pessoal. Somos cada vez mais IncríBeis e os que eu já conheço têm vindo sempre e isso é sinal que o grupo está a crescer de forma coerente e crescente o que me deixa muito satisfeita porque, o mais importante, para mim, é as pessoas perceberem que a atividade física, seja a corrida ou a caminhada, principalmente ao ar livre, traz boas sensações e torna as pessoas mais felizes. No que eu poder contribuir para espalhar essa felicidade, cá estarei, sempre. Por isso é que estes treinos d’Os incríBeis vai continuar a acontecer. Para já, uma vez por mês, no próximo, quem sabe se não marcamos para mais vezes durante o mês.
Agora uma coisa é certa, runners, porque vocês me pediram e eu estou desejosa, já estou a pensar no próximo treino dos IncríBeis, que vai ter mergulho no mar no final. Além disso, não me esqueci dos vossos pedidos, malta do Norte. Os IncríBeis estão quase, quase a chegar, tal como vos tinha prometido. Espero que estejam prontos para vos receber porque, em breve, vou partilhar novidades.
Agradecimentos
Acqualive
Vídeo e edição
Rodolfo Franco
A Isabel Silva nasceu a 8 de maio de 1986 e é natural de Santa Maria de Lamas. Licenciou-se em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa, e fez uma pós-graduação em Cinema e Televisão pela Universidade Católica. Fez um curso de Rádio e Televisão no Cenjor e foi o seu trabalho como jornalista e produtora de conteúdos na Panavídeo que a levou para a televisão, em 2011. Durante 10 anos apresentou programas de entretenimento e, de forma intuitiva e natural, percebeu que aquilo que a move é a criação de conteúdos que inspirem, motivem e levem os outros a agir. Tem uma paixão enorme por comunicar e tudo o que comunica está intimamente ligado a uma vida natural carregada de energia, alegria e simplicidade.
É autora dos livros “O Meu Plano do Bem”, “A Comida que me Faz Brilhar”, “Eu sei como ser Feliz” e da coleção de livros infantis “Vamos fazer o Bem”.
Descobriu a paixão pela corrida em 2015, em particular pela distância da Maratona – 42.195m. Tem o desejo de completar a “World Marathon Majors” que inclui as 6 maiores Maratonas do Mundo. Já correu Londres, Boston, Nova Iorque e Berlim.
Esta vontade de gerar um impacto positivo nos outros levou-a a criar novas áreas de negócio, como um ginásio de eletroestimulação – o Efit Isabel Silva – uma marca de snacks saudáveis, a IncríBel e a VOA.
A 14 de Dezembro de 2016 lançou o blogue Iam Isabel e que hoje, numa versão mais madura, mas igualmente alegre e enérgica, é o canal DoBem.