O que se vê nas análises ao sangue?

Leia este artigo em: 1 mins
04.01.2023

A Isabel decidiu partilhar com o Rodrigo Ayoub – e connosco – o resultado dos seus exames de sangue. E ele analisou e comentou cada item: um a um! Mas, afinal, o que se vê nas análises ao sangue? Uma conversa franca e simples que nos ajuda a perceber o básico sobre o nosso sangue, o nosso sistema imunitário e hormonas.

Numa avaliação médica para promoção da saúde e prevenção de doenças, é de grande auxilio a realização de exames complementares. Estes podem ser realizados a partir da coleta de sangue, fezes, saliva, urina ou por intermédio de imagem.

Porém, é MUITO importante lembrar, que estes são, como o nome diz, COMPLEMENTARES, ou seja, complementam o raciocinio clínico e, isoladamente, não servem para fazer um diagnostico definitivo.

Nesta entrevista, o mentor Rodrigo Ayoub analisa as análises da Isabel, nesse caso, a “Paciente Do BEM” – o seu último exame de sangue – e vai sendo discutido, item por item, todos os resultados:

  • Sangue/Hemoglobina (glóbolos vermelhos e brancos)
  • Sistema imunitário
  • Insulina e Glicose
  • Colesterol LDL e HDL
  • Vitamina D
  • Hormonas como o estradiol, prosterona, testosterona, DHEA e tiróide

Desta forma, ficas a perceber um pouco melhor como podes olhar para ti e para as tuas análises e como te podes ir integrando como um todo.

Rodrigo Ayoub

Enquanto criança, o Rodrigo Ayoub cresceu rodeado por tertúlias que o seu pai, também ele médico, organizava em sua casa. O tema era a saúde – uma saúde que devia ser promovida pela otimização dos estilos de vida com base na prevenção e na longevidade.

As sementes deixadas pela sua infância e todo o fascínio desenvolvido pelo tema, fizeram com que o Rodrigo se formasse em Medicina Ortomolecular, pelo instituto de Medicina Ortomolecular no Rio de Janeiro (Prof. Helio Póvoa) em 1994. Formado em Medicina pela Universidade do Rio de Janeiro em 1997.

Formado em Medicina Ortomolecular Pós graduado em Medicina e Cirurgia Cosmética pela Universidade de Barcelona (2000), é professor da Pós Graduação de Modulação Hormonal em Portugal.

Atualmente, é, também, criador do Club Ayoub, do Método de Emagrecimento Saudável online, do programa “O Manual Completo do Jejum”, que ajudam milhares de pessoas pelo Mundo com a sua visão ampla e integrativa.