Só existe uma maneira de emagrecer: diminuir a quantidade de calorias que ingeres e aumentar o gasto. E são nossas hormonas as responsáveis por estes processos, a partir do controle do nosso apetite e através do aumento do nosso metabolismo. Assim sendo, o papel das hormonas na perda de peso é fundamental.
Estás ou sempre tiveste com dificuldade em perder peso?
Sentes-te constrangida porque dizem que a culpa é tua – pela falta de força de vontade, gula, fome emocional e/ou inatividade?
Estás cansada de fazer dietas ou seguir dicas milagrosas que terminam sempre da mesma forma: sem resultados ou com resultados temporários?
Pois é… escrevo esse artigo para te informar que és uma vítima da sociedade atual em que vivemos e que o peso desejado pode ser alcançado de uma forma eficaz e simples… como? Primeiro, precisas blindar-te deste mundo “obesogénico” em que vivemos e da desinformação que nos rodeia.
Depois, é importante aprenderes que o foco deve estar na correcção e regulação das tuas hormonas. Por exemplo, se tivermos a hormona da insulina ajustada no nosso corpo, temos menos compulsões por comida, especialmente doces, e nosso corpo tem maior capacidade de queimar “gorduras indesejáveis”.
Esquece a contagem de calorias, não queira saber se os carboidratos ou gorduras engordam mais ou menos, não cries a pressão de te exercitar num ginásio diariamente e principalmente, elimina da tua vida adoçantes e produtos light e diet.
Entenda o poder das hormonas, as maestrinas do nosso corpo – e equilibra-te por aí. Sabendo que as principais hormonas relacionadas com o peso são:
- Insulina – hormona secregada pelo pâncreas e responsável pela entrada de glicose dentro da célula, pelo armazenamento de gordura e pelo controle do nosso apetite.
- Cortisol – “hormona do stresse” – liberada na glândula adrenal, fica acima do rim e responsável pelos nosso estado de defesa, alerta e sobrevivência. Quando em excesso pode fazer engordar e ficar doentes.
- Grelina – hormona da fome – liberada pelas células X do estômago. Quando este está vazio, incentiva o nosso cérebro a liberar estímulos da fome.
- Leptina – hormona da saciedade – liberada pelas células de gordura, responsável pelo estimulo da saciedade e pelo estimulo do nosso metabolismo.
- GLP-1 – hormona liberada pelas celulas L do intestino também responsável pela sensação de saciedade.
- Glucagon – hormona antagônica à insulina. Liberada pelo pâncreas quando os níveis de glicose diminuem no sangue.
- Noradrenalina – hormona do stress agudo, liberada pela medula da glândula adrenal, responsável pela nossa defesa instântania frente a um estimulo do meio. Tem um efeito metabólico positivo.
- Melatonina – hormona do sono – liberada pela glândula pineal no cérebro quando dormimos. Fundamental para um sono reparador, uma saúde ótima e um peso adequado.
- Hormona do crescimento – como diz o nome, fundamental para o nosso crescimento nas primeiras décadas de vida, e com função reparadora e otimizadora da nossa composição corporal no resto da vida.
Todas estas hormonas, quando liberadas de forma intermitente e níveis adequados, auxiliam nosso ajuste de peso.
E o mais incrível é que ajustar estas hormonas é muito mais simples do que imaginas… não requer nenhuma pílula mágica, fórmula milagrosa, especiaria dos Himalaias ou planta exótica! Apenas, análise e ajuste.
Depois, só precisas reeducar os teus hábitos de vida e isso consegues com o poder dos alimentos de verdade, estratégias de jejum, higiene do sono, modulação do stresse e a otimização do teu intestino.
O Rodrigo Ayoub é um mentor DoBem. É médico Ortomolecular e especialista em jejum. Tem um clube para quem quer perceber melhor todo este universo, onde ensina, também, receitas que te vão ajudar a comer em saúde e sendo fiel a tudo o que ele ensina sobre um ótimo funcionamento do corpo.