Miso: para que serve e como usar

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26.12.2022

O Miso é uma “dádiva dos deuses”. E é um aliado de peso para quando quero voltar ao meu equilíbrio – principalmente, depois de cometer alguns excessos. Mas afinal… para que serve e como o uso? Conto-vos tudo!

Pela DoBem, somos fãs do Miso. E, por isso, foi de comum acordo que decidimos lançar este artigo nesta data: uma data de pós festas, na qual a maioria das pessoas sente que comeu demais, que precisa de voltar à sua rotina de saúde, ao seu equilíbrio, que precisa de… voltar a si! Isto porque sabemos que excepções sabem tão bemmmm, mas… devem ser apenas isso: excepções!

O QUE É O MISO

De origem japonesa – e parte integrante da rotina alimentar do Japão – o MISO é uma pasta fermentada a partir do feijão de soja e sal, combinado com um fungo chamado “koji” – e água. É muito nutritiva, protéica e, devido ao seu processo de fermentação, é uma fonte de enzimas. Logo, a nossa digestão bate palmas quando lhe damos este ingrediente!

TIPOS DE MISO

Há mais claros, mais escuros, mais adocicados e mais salgados! As variedades são algumas, sendo as mais famosas as de arroz (Genmai miso), as de cevada (Mugi miso) e as de soja (Hacho miso).

A sua escolha pode ter a ver com o nosso gosto pessoal e paladar, ou com o uso que lhe vamos dar (tipo de receita). Normalmente, o miso mais claro é menos salgado.

Também podem ser diferenciados pela sua pasteurização – e, aqui, recomenda-se um “não pasteurizado” – é nele que vais ter mais probióticos, ou seja, maiores benefícios para a tua a flora intestinal.

BENEFÍCIOS DO MISO

Sabemos que fermentação é, muitas vezes, sinónimo de alimento vivo – e que isso é muito bom! Os seus muitos benefícios, são:

  • O MISO contém bactérias e fermentos vivos, sendo um aliado para a digestão e uma fonte probiótica. Ou seja, estômago e intestinos beneficiam imenso.
  • É uma fonte de nutrientes, tais como cobre, zinco, vitaminas do complexo B, vitamina E e vitamina K.
  • Melhora o sistema imunitário.
  • Está repleto de antioxidantes.
  • Fortalece a qualidade do sangue.
  • Desintoxica o organismo.
  • Tem um elevado teor em proteína, vitaminas e minerais.

COMO O USAR

Bem, há várias formas. Uma das favoritas, por aqui, é usá-lo como um simples chá! Rápido e eficiente, certo? Mas também podes experimentar a tradicional Sopa de Miso ou usar em pratos como caldo (como fiz na receita acima). É uma questão de criatividade e de gosto – sendo que, o mais importante, é que o tenhas sempre na tua despensa!

Eu, Isabel

A Isabel nasceu a 8 de maio de 1986 e é natural de Santa Maria de Lamas. Licenciou-se em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa, e fez uma pós-graduação em Cinema e Televisão pela Universidade Católica. Fez um curso de Rádio e Televisão no Cenjor e foi o seu trabalho como jornalista e produtora de conteúdos na Panavídeo que a levou para a televisão, em 2011. Durante 10 anos apresentou programas de entretenimento e, de forma intuitiva e natural, percebeu que aquilo que a move é a criação de conteúdos que inspirem, motivem e levem os outros a agir. Tem uma paixão enorme por comunicar e tudo o que comunica está intimamente ligado a uma vida natural carregada de energia, alegria e simplicidade.

É autora dos livros “O Meu Plano do Bem”, “A Comida que me Faz Brilhar”, “Eu sei como ser Feliz” e da coleção de livros infantis “Vamos fazer o Bem”.

Descobriu a paixão pela corrida em 2015, em particular pela distância da Maratona – 42.195m. Tem o desejo de completar a “World Marathon Majors” que inclui as 6 maiores Maratonas do Mundo. Já correu Londres, Boston, Nova Iorque e Berlim.

Esta vontade de gerar um impacto positivo nos outros levou-a a criar novas áreas de negócio, como um ginásio de eletroestimulação – o Efit Isabel Silva – uma marca de snacks saudáveis, a IncríBel e a VOA.

A 14 de Dezembro de 2016 lançou o blogue Iam Isabel e que hoje, numa versão mais madura, mas igualmente alegre e enérgica, é o canal DoBem.