Limpeza energética: um guia para limpares corpo e ambiente

Limpeza energética: um guia para harmonizares o teu corpo e ambiente

Do BemDo Bem
Leia este artigo em: 10 mins
11.04.2023
Limpeza Energética

Quando começas a sentir que te queres melhorar, que queres ter atenção plena 360º ao teu equilíbrio, que te queres conectar contigo a um nível mais profundo – várias são as práticas que podes descobrir e que te podem ajudar. No meu percurso em busca do equilíbrio pessoal, o tema da “energia” veio antes do do corpo. Na verdade, foi um dos primeiros a surgir – e é o que mais me fascina. Inevitavelmente, com ele, veio o da limpeza energética! Equilibrar e proteger os nossos vários corpos e o ambiente em que estamos sempre foi sentido como uma necessidade vital para mim. Era uma ferramenta que me trazia tranquilidade e alívio e que deve ser partilhada.

O que é uma LIMPEZA ENERGÉTICA?

Uma limpeza energética é uma prática que tem como objetivo limpar impurezas, energias externas ou negativas e/ou bloqueios que possam estar a afetar o nosso equilíbrio energético e vibração.

Estas limpezas podem ser feitas em nós – nos nossos vários corpos (físico, emocional, mental e espiritual), como, também, em ambientes (a nossa casa, escritório ou outros que tal).

Estas energias externas menos positivas que nos vêm “poluir” a nossa própria energia, podem ser causadas por diversos fatores, tais como emoções mais densas (medo, culpa, terror, entre outras), pensamentos negativos, conflitos, doenças e influências energias externas e alheias.

Ao promovermos práticas que vão “limpar” a nossa energia pessoal e a do nosso ambiente, estamos a harmonizar, equilibrar, resgatar e purificar – restabelecendo a energia positiva e original.

As limpezas energéticas podem trazer diversos benefícios para a nossa saúde. Tais como:

  • Aumento da vitalidade e do bem-estar;
  • Serenidade e foco;
  • Alívio do stresse e da ansiedade;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Clareza mental e da criatividade;
  • Harmonização de relacionamentos;
  • Redução da dor ou desconforto físico;
  • Fortalecimento da intuição e da conexão espiritual.

É claro que as limpezas energéticas não substituem tratamentos médicos ou psicológicos. São práticas complementares que podemos (e devemos) integrar na nossa rotina pessoal de higiene da nossa saúde.  E…. não devem andar sós!

Porque não basta limpar: temos de saber, depois, preencher e nutrir. Quando temos uma casa vazia e acabada de construir, conseguimos perceber a importância de termos portas e janelas. Aqui é igual!

MAIS DO QUE LIMPAR: NUTRIR E ENERGIZAR

Pode ser a parte mais fácil e divertida – com mais sentido de ritual e que nos faz sentir que fazemos parte deste processo de cuidado vibracional connosco mesmos. Que fazemos parte de um mundo místico, invisível e mágico. Sentir a energia e trabalhar com ela é, realmente, fascinante!

Mas, lembrem-se, não basta só limpar.

A limpeza energética despe-te, baixa as tuas barreiras para entrar e te limpar do que não é teu, do que te prejudica, do que não precisas. Depois dela, é importante:

  1. Voltares a energizar – voltar a restabelecer as tuas barreiras protetoras naturais;
  2. Nutrires-te – recorreres a práticas que vão manter a tua vibração elevada, assim como o trabalho de limpeza que fizeste.

Algumas formas de energizar:

  • Queimando bons incensos naturais;
  • Colocando óleos essenciais (frankincenso, alecrim, lavanda – por exemplo) no difusor ou num frasco de spray com água para borrifares a ti e ao ambiente;
  • Criando mandalas de cristais;
  • Com mantras ou orações que gostes;
  • Colocando músicas que elevem a vibração (por exemplo, o Mantra Kadosh, o OM ou uma música com frequência elevada – por exemplo: a Frequência de 432 Hz);
  • Borrifando a ti e ao ambiente com água de rosas (existem em spray) ou com águas floridas.

Como podes nutrir e manter o trabalho de limpeza:

  • Eleva os teus pensamentos (pensar positivo);
  • Não critiques ou julgues a ti e aos outros;
  • Vibra fora do medo e da culpa;
  • Medita e/ou ora;
  • Entoa mantras;
  • Rodeia-te de cristais;
  • Trabalha a tua respiração e hidrata-te;
  • Dança;
  • Pratica o teu ancoramento diariamente;
  • Pratica a escrita terapêutica onde te podes focar nas tuas intenções, sonhos e trabalhar as tuas emoções.

LIMPEZAS ENERGÉTICAS PARA O AMBIENTE

Vamos repor as energias positivas e limpar as impurezas presentes no ambiente?

Existem várias técnicas que podem ser utilizadas para realizar a limpeza energética da casa – sente, testa e utiliza a que faz mais sentido para ti no momento em que queres fazer este trabalho. Deixo dois grupos de técnicas – a de limpeza energética profunda e a de manutenção da energia da casa mais elevada:

1. Defumação

(limpeza energética profunda)

Podes utilizar bons incensos – mas para limpar, convém que a escolha seja de algo mais… poderoso.

O meu favorito de todos é o Pau Santo. É um recurso natural 2em1, simples de usar e manter. Limpa e energiza num só e gosto da profundidade da sua limpeza. Acende uma vela (consagra-a à limpeza do ambiente que vais fazer), queima o Pau Santo até ele libertar o seu fumo e aroma, e defuma cada uma das divisões da casa. Enquanto o fazes, podes entoar um mantra, uma canção ou verbalizares a tua intenção de limpeza e restabelecimento de equilíbrio. Pessoalmente, gosto de ir com o fumo aos 4 cantos de cada divisão.

À semelhança do Pau Santo, podes usar rolinhos de ervas secas. Encontras de várias ervas como Alecrim, Arruda, Sálvia, Lavanda, entre outros. Podes comprar ou fazer as tuas próprias tochas. Eu gosto de as fazer eu usando lavanda e alecrim (porque são ervas que encontro no quintal da minha mãe – e não têm químicos). Quando somos nós a fazer um trabalho, colocamos a nossa energia pessoal nele e isso torna tudo ainda mais especial. Porque, afinal, a intenção é a mais poderosa das ferramentas. Mas já lá vamos.

Existem mais opções de materiais para defumação, assim como de ervas – mas estes são os meus favoritos. Identifico-me com a energia que fica na casa e com a vibração destas escolhas e, por isso, para mim são perfeitas.

2. Limpeza “física”:

(manutenção)

Limpar e organizar a casa é fundamental como pré-limpeza energética. Quando o fazes, começas a colocar a intensão de ordem e clareza na tua vida. Contudo, limpo muitas vezes a energia da casa usando um produto amoniacal. Utilizo puro, em pouca quantidade na água que limpa o chão. Passo por todo o pavimento e depois borrifo o ambiente com água de rosas para energizar o que foi limpo. É prático e serve para a manutenção da energia da casa. Contudo, não sinto que seja suficiente para limpezas energéticas profundas. É como que um complemento.

3. Cristais e plantas:

(manutenção)

Alguns cristais, como o quartzo, a selenite ou a ametista – e algumas plantas, como a espada de São Jorge, têm propriedades de limpeza energética. Estes podem ser utilizados na decoração da casa ou colocados em pontos estratégicos para ajudar a equilibrar a energia do ambiente. São elementos de manutenção de vibração mais alta.

4. Sons e vibrações:

(manutenção)

Sons e vibrações, como a música, os cantos e a utilização de instrumentos como o tambor ou taças podem ajudar a energizar e limpar a casa.

Limpeza Energética

5. Geometria Sagrada e símbolos:

(limpeza energética profunda e manutenção)

Atualmente, esta é uma das minhas técnicas favoritas. Aliás, hoje em dia eu só limpo ambientes com o uso da intenção, isto é, recorrendo à visualização. Fecho os olhos, utilizo símbolos que aprendi em vários cursos e correntes (Reiki, Cura Multidimensional, entre outros) e projeto-os com a mente, colocando-os na casa. Sinto que é a forma certa para mim, adoro e é esta a base do meu trabalho atualmente. Ainda assim, tenho alguns símbolos impressos em PVC que deixo pela casa: um em frente à porta de entrada para que quem entre veja e, inconscientemente, tenha ali – no imediato – uma pequena higienização energética (que é como quem diz, as tretas ficam à porta), outro pousado na sala para limpeza de ambiente e também no escritório (a Árvore da Vida e o Cubo de Metatron) e no meu quarto.

6. Água canforada:

(manutenção)

Pode ser comprada feita, ou podes fazer tu (preferencial). Basta adicionares cânfora e álcool e borrifares o ambiente sempre que sintas certo. É uma técnica semelhante às águas floridas – mas sinto que é muito mais forte.

7. Mesa Radiônica

(limpeza energética profunda)

É uma hipótese que exige mais conhecimento e técnica ou que te pede que recorras a alguém externo – especializado nesta área – para te ajudar. A mesa radiônica é uma ferramenta terapêutica que utiliza símbolos, gráficos, entre outros, para equilibrar e harmonizar o campo energético.

8. Visualização e intenção:

(limpeza energética profunda)

A visualização e meditação também são técnicas que podem ser utilizadas para a limpeza energética de casa. E, claro, está ligada ao trabalho com a intensão – como falado na Geometria Sagrada. Para limpares ambiente podes, por exemplo, visualizar uma luz branca ou dourada a envolver todo o ambiente e as energias negativas (podes imaginar que são cinzentas, por exemplo) a saírem pelas janelas.

LIMPEZAS ENERGÉTICAS PARA O CORPO

Vamos, agora, ao nosso “corpitcho”! Ah pois é – não só o físico mas todos os outros corpos subtis que temos em nós e nos influenciam. Ou seja, o nosso todo!

Quando fazes uma limpeza energética em ti permites-te meditar e entrar em contacto contigo – e isso, por si só, já é muito benéfico. Contudo, na limpeza, vais mais fundo e removes energias, emoções e intenções internas e, também, externas e outros bloqueios importantes para o teu bem-estar.

Como o podes fazer?

1. Meditação:

Minha gente – parece mais do mesmo – mas, por favor, acreditem em mim porque não é!

Há meditações guiadas – que recorrem a visualização e a determinadas músicas e frequências – que são uma ferramenta muito poderosa e útil para este trabalho.

Eu sei que tudo o que parece simples e cujas mãos estão vazias (sem objetos que nos suportem a ação) parece ineficaz – mas essa é uma crença que não é real.

Vivemos num tempo em que temos tanto ao nosso dispor: plataformas de vídeo e áudio carregadas de muita porcaria, mas, também, de materiais tão valiosos. Escutem, pesquisem, procurem. E SINTAM. Peçam ajuda à vossa intuição e equipa espiritual para vos guiar na vossa escolha.

Pessoalmente, adoro recorrer ao ho’oponopono – uma técnica havaiana de cura emocional que tem como objetivo a resolução de conflitos e a melhoria dos relacionamentos interpessoais – para este trabalho. Não é uma ferramenta de limpeza energética em si, mas eleva-te tanto a energia com base no perdão e no amor, que a limpeza é uma consequência disso.

2. Banhos energéticos:

Os banhos energéticos com ervas, sal grosso (compra “sal marinho”) ou óleos essenciais podem ajudar a limpar a energia do corpo e a relaxar a mente. Por norma, quando faço, fervo água com um bom punhado de sal. Acrescento as ervas que sinto – de preferência, dos meus vasos pessoais. Uso alecrim, lavanda e/ou arruda – as minhas preferidas. Fervo as ervas 2 minutos, apago o fogão e acrescento água fria. Tomo o meu banho e imagino que a água do chuveiro é uma cascata e que me limpa todas as “impurezas” energéticas. No fim, espalho a mistura do pescoço para baixo. Deixo secar no corpo, sem utilizar a toalha (sim, no inverno custa um pouco). Depois, visto-me e borrifo-me com água de rosas para energizar o que foi limpo.

3. Cristais e organites

Não me vou alongar muito neste tema porque, senão, temos aqui outro artigo dentro deste artigo!

Alguns cristais – como a ametista, o quartzo branco ou a selenite – são conhecidos pelas suas propriedades específicas de limpeza energética. Esses cristais são frequentemente utilizados para remover energias negativas e promover a paz e a tranquilidade. Pesquisem o significado dos cristais e escolham os vossos. Podem usá-los no corpo, junto a vocês, em forma de colar ou pulseira ou apenas no bolso (ou soutien hihihi). Eles podem proteger e/ou limpar.

É importante lembrar que os cristais devem ser limpos e energizados regularmente. Para limpar e energizar um cristal, podes expô-lo à luz do sol, à luz da lua ou ao som de instrumentos musicais, por exemplo.

Já a organite (a minha favorita) é um objeto que emite frequências vibratórias positivas que ajudam a equilibrar o campo energético do corpo e do ambiente. Os organites geralmente são feitas de materiais como resina, metais, pedras e cristais, e muitas vezes são modelados em formas geométricas específicas.

4. Terapia energética:

A terapia energética, como a cura multidimensional, o reiki, a mesa radiônica, a cromoterapia, a aromaterapia e outras terapias holísticas com base no trabalho energético do corpo – pode ajudar a equilibrar a tua energia pessoal e a limpar-te de energias densas.

Para tal, podes recorrer a um terapeuta de confiança ou aprenderes tu para uma auto-aplicação.

Quero que te lembres – e acredites – numa coisa: nós somos o mais poderoso motor de transformação que existe. Recorras a que técnicas e ferramentas recorreres, o verdadeiro poder de transmutação está em ti, dentro de ti. Bem sei que isto é irritante e repetitivo de ouvir – que temos muita dificuldade em conseguir perceber que a resposta está no simples e que o simples se torna difícil quando é tão simples que nos faz desconfiar! Mas acredita! A tua vontade, a tua intenção e a tua conexão ao Amor são a melhor forma de te proteger, limpar e equilibrar.

Como é que uma pessoa que vibra em maus sentimentos pode interferir contigo se tu vibrares apenas amor? Não conseguem! Percebes o que te digo? A tua serenidade e o teu sentir são o teu motor e o teu veículo mais bonito e mais forte. A intensão que colocas nas tuas práticas é o principal MOTOR que tudo move e concretiza. Essa é a magia – e está ao alcance de todos os que querem vibrar assim.

Neste sentido também te digo que o mais importante é procurares formas de harmonizar e equilibrar as energias que ressoem contigo. Que estejam alinhadas com as tuas crenças, com o teu sentir e com os teus valores pessoais.

Boas limpezas!

No parceiro Alecrim aos Molhos e na loja online da nossa Mentora Eunice Van Uden, podes encontrar alguns óleos e ervas para integrares nos teus rituais.