Então, vamos começar! Tudo se inicia pela ideia.
1. Concebe e amadurece a tua ideia
O primeiro grande passo na criação de um negócio é a conceção da ideia. A ideia não precisa de ser pioneira, mas deve ser pensada com paixão. Nesta fase o teu investimento não se contabiliza em euros, mas em tempo que vais dedicar à concretização da tua ideia. Para isso podes procurar várias fontes de inspiração, mas é fundamental que não te desvies da tua essência e dos teus talentos, daquilo que te é inato e que revela a expressão do que és. É nesta fase que defines, por alto, os alicerces do teu projeto. Para ajudar a testar a viabilidade da tua ideia, procura responder às seguintes perguntas:
A quem se dirige o meu produto ou serviço?
O realismo deve pautar a definição da tua ideia, embora seja natural que não consigas prever tudo nesta fase. Porém, enquanto planeias, antecipas uma série de desafios que te possam surgir.
2. Testa a tua ideia
Esta é a fase em que vais testar se a tua ideia tem potencial. Rodeia-te de pessoas da tua confiança, conta-lhes o teu projeto e avalia as suas potencialidades. Fala com os teus pais, companheiro(a) ou amigo. Ouve o que eles têm para te dizer e incorpora esse feedback no teu projeto. Para isso, investe tempo na pesquisa e traz para o papel…
3. Rodeia-te da equipa/parceiros certos
Cria o teu círculo de pessoas que possam enriquecer o teu projeto e de parceiros que te possam ajudar caso hajam matérias que não dominas na perfeição. Procura pessoas que partilhem a mesma visão de negócio e ambição que tu e te ajudem a chegar onde queres chegar.
4. Elabora o Modelo de Negócio
É nesta fase que discutes estratégias, defines prioridades, descartas ideias menos boas e te focas nas vingadoras.
O Modelo de Negócio é a lógica pela qual uma empresa ganha a vida. É o plano que vai descrever o modo de funcionamento do teu negócio, ou seja, como é que planeias transformar a tua ideia num negócio exequível e sustentável, respondendo ao pormenor às questões que já elenquei no passo 1 e 2.
É uma das fases mais cruciais e complexas, pelo que não te inibas de procurar apoio especializado, nomeadamente mentores que te possam ajudar nesta fase. Por outro lado, se achares que tens bases para poder realizar este trabalho de forma autónoma, sugiro que recorras a modelos como os abaixo:
5. Abre atividade/ constitui empresa
Esta é a fase mais burocrática de todo o processo e deves avaliar qual a forma jurídica ideal para o teu negócio: podes apenas abrir atividade e ser trabalhador independente, ou vir mesmo a constituir a tua empresa. Se tiveres oportunidade, recorre a um(a) contabilista para te ajudar a perceber qual a situação mais vantajosa para o teu caso.
1, 2, 3, 4, 5… parece-me que estás preparado(a) para arrancar com o teu projeto/negócio!
Assegura-te que estás pronto(a) para receber os teus primeiros clientes e, ao longo do processo, aproveita para ir ajustando o teu modelo de negócio inicial, confiando que nunca estará completamente fechado e que deve ir sendo ajustado à realidade que vais construindo.
Deixo-te, ainda, aqui, um booklet que podes preencher para te ajudar a criar o teu Modelo de Negócio.
Agora vai, que tens clientes à espera!