A creatina é um aminoácido encontrado principalmente nos músculos e também no cérebro. O nosso corpo tem capacidade de produzir a sua própria creatina, pelo fígado, rins e pâncreas ou também podemos obter creatina pela alimentação.
Apesar de encontrarmos alimentos fontes de creatina, as quantidades não são muito grandes e por isso, o principal objetivo da utilização da creatina pelos praticantes de desporto é aumentar as suas reservas no músculo, com a finalidade de obter o máximo de desempenho no exercício. Como resultado, uma pessoa que suplementa com creatina pode exercitar-se mais, antes que a fadiga se instale, ou seja, a creatina pode ajudar a prolongar o tempo de exercício de alto rendimento e também a explosão muscular. O desempenho num exercício de alta intensidade, geralmente, é aprimorado em 10/20%. Além disso, a suplementação de creatina causará uma leve retenção de água no tecido muscular – e isso poderá ajudar tanto na hipertrofia, como na definição muscular.
Outra coisa muito interessante da creatina é que ela pode ter o benefício de evitar a desidratação e cãibras durante o exercício.
Existem duas estratégias para tal:
Qualquer um dos programas acabará por aumentar a concentração total de creatina no tecido muscular em 20%. Regra geral, não se aconselha fazer saturação (loading) sem acompanhamento de profissional da saúde.
É um ótimo suplemento não é mesmo? Mas, não pára por aqui!
Houve uma série de estudos que concluíram que o uso de creatina a curto e longo prazo não demostrou nenhum efeito adverso e que, de fato, existem vários efeitos terapêuticos para suplementar creatina:
E quanto aos erros mais comuns na utilização de creatina, o que não devemos fazer?
Agora, uma dica para terminar. Quanto a mim, a melhor creatina é de matéria prima alemã e recebe o selo de “creapure”, ela é vegana e pode ser usado por qualquer individuo saudável.
Nutricionista, Chef, Biohacker, Terapeuta Holístico e Aromaterapeuta, o Tonton ajuda as pessoas a mudarem de vida.
Como? Apaixonado por temas DoBem, ele espelha os temas onde mergulhou durante a sua caminhada – que estudou e adotou – fazendo uma imersão profunda na individualidade de quem o procura.
Bacharel em Administração e Tecnologia da Informação e Pós-graduado em Farmacologia, o Tonton também estudou Gastronomia Funcional, Gastronomia Vegetariana e Gastronomia Macrobiótica.
Depois, fez o curso Internacional de Personal Trainer e, até então, ajudou mais de 40 mil pessoas a mudarem o seu estilo de vida.
O seu lema é: mais saúde, mais energia, maior longevidade, mais músculos e menos gorduras.