Fomos em missão!
Criar uma horta urbana, em Aveiro, na casa do Rodrigo Ayoub, e ajudá-lo a concretizar uma das suas grandes metas para 2024.
Alinhamos sentires e lá fomos nós – cheios de vontade de poder observar e beber do imenso conhecimento e paixão que o André Maciel tem sobre este assunto.
O nosso objetivo foi o de criar uma horta urbana de sonho! E porque é que lhe chamamos isso?
Porque já vem com uma bazuca (sistema de rega em barro, desenhado pelas Hortas LX e feito à mão) e um vermicompostor (tipo de compostagem mais rápido que utiliza minhocas para degradar a matéria orgânica e produzir um adubo rico em nutrientes).
Este conceito foi criado e pensado pelo André Maciel das Hortas Lx que nos ensinou, aqui, a:
As hortas urbanas representam muito mais do que uma tendência passageira – elas são uma resposta poderosa e sustentável aos desafios urbanos contemporâneos. Ao cultivar alimentos frescos e saudáveis em espaços urbanos, estamos promovendo não apenas a nossa saúde, mas também o bem-estar das comunidades e do meio ambiente. As hortas urbanas fortalecem a conexão com a natureza, mesmo em meio ao concreto, e inspiram um estilo de vida mais sustentável e consciente.
Iniciar uma horta urbana pode parecer um desafio, mas os benefícios são vastos e recompensadores. Desde a melhoria na qualidade da alimentação até a redução do stresse e a promoção da biodiversidade, as hortas urbanas transformam as nossas cidades em lugares mais verdes e habitáveis. Ao cultivar os nossos próprios alimentos, participamos ativamente na construção de um futuro mais sustentável e resiliente.
Para encomendares a tua bazuca ou o teu vermicompostor, envia email às Hortas LX!
O interesse pela natureza e pela ecologia despertou desde cedo no André Maciel. Em 2010 quis estudar Design de Equipamento, na Escola secundária do Bocage, em Setúbal, focando-se sempre na vertente ecológica e sustentável.
Em 2012, fez voluntariado na “Quinta 7 Nomes”, onde começou a ter contacto com a permacultura, com a agricultura biodinâmica e com a construção natural – earthship.
Em 2013, criou o projeto “Purisimpl”, cujo nome homenageia a sua mãe, Purificação, e a simplicidade da vida no campo, com o objetivo de viver da terra e preservá-la.
Em 2015, fez o curso de agricultura biológica na ESAC, em Coimbra. Passado um ano, começou a trabalhar na “Quinta do Poial” na produção de alimentos e mini-legumes para fornecer os restaurantes do chef José Avilez.
Em 2020, criou o projeto Hortas_lx, uma extensão do atelier Purisimpl, onde ensina os seus seguidores a criarem hortas biológicas em sua casa, apelando a um modo de vida mais saudável, sustentável e amigo do ambiente.