A vida no nosso planeta é vive tempos complexo no que diz respeito ao equilíbrio entre os organismos vivos e os recursos naturais como a água, o ar, a terra e a energia.
Neste momento, já existe uma falta de água para consumo humano em alguns locais, sendo a agricultura uma das grandes causas para isso.
A terra arável também tem sido sacrificada, dando origem a uma perda de biodiversidade, à libertação de gases de efeito de estufa na atmosfera, a perda de habitat e extinção de espécies.
Como já todos sabemos, acontecimentos como precipitação extrema, ondas de calor e períodos de seca prolongada, alertam-nos e exigem a tomada de medidas por parte de todos.
Na Quinta das Águias, a protecção das sementes é uma prática tão importante e valiosa como a defesa dos animais e do ambiente e, por isso, a Associação Quinta das Águias não ficou indiferente a esta situação, e em parceria com o Município de Paredes de Coura, tem desenvolvido diversos programas e atividades que tentam contrariar o uso desenfreado destes recursos e incentivar à mudança para estilos de vida mais sustentáveis.
Este projeto, “Sementes para o futuro” é um deles. E quer contribuir para a valorização e preservação das sementes e plantas locais face ao perigo de extinção.
O “Sementes para o Futuro” é um projeto que pretende reformular o atual ciclo de produção, distribuição e consumo.
O seu objetivo é o de criar um ciclo económico entre pequenos agricultores e produtores locais, restauração e hotelaria e comunidade, assegurando a adoção de padrões éticos, saudáveis, ecológicos e sustentáveis, particularmente através da agricultura biológica (e, mais especificamente, das sementes autóctones).
“E é neste contexto que surge o sementes para o futuro, um projeto que vai mudar o mundo, de semente em semente vamos germinar a mudança, e juntos vamos contribuir para uma comunidade mais sustentável.” Joep
A ideia é a de preservar espécies e fazer circular um conjunto de sementes, de forma gratuita, para que a propagação das mesmas seja assegurada – havendo um sistema de continuidade das mesmas.
A conservação de sementes já existe há centenas de anos, sendo que os nossos antepassados conservaram sementes de forma regular. Esta sabedoria e técnica foi passando de geração em geração.
Com o avançar dos tempos, a venda e disponibilidade imediata de sementes em lojas fez com que esta arte se fosse perdendo. Nos dias de hoje, outras técnicas de conservação surgiram e quem quer fazer a conservação de sementes pode optar pelas técnicas mais antigas ou mais modernas.
Partilhamos dois métodos simples e fáceis para a conservação de sementes:
Se queres fazer parte desta rede circular de preservação e partilha de sementes, podes! A Quinta das Águias envia-te um kit gratuito composto por um pequeno manual digital – que incluí algumas receitas maravilhosas deste nosso parceiro e dicas de sementeira e, também, um conjunto de sementes para o futuro para plantares.
Para isso, basta enviares um email para [email protected].
Depois, terás uma resposta com um pedido de preenchimento de um formulário e deverás indicar onde e como queres receber as tuas sementes.
Por fim, é só aguardar! Elas, à tua caixa de correio vão chegar.