Mercúrio Retrógrado vai começar! Dicas e afirmações, signo a signo

Leia este artigo em: 8 mins
10.09.2022

Pois é, acabaram as férias e de repente parece que todos falam do fenómeno de Mercúrio Retrógrado e até nós, neste artigo, vamos falar dele! Mas desenganem-se quem acha que este é único a ficar retrógrado ou que é apenas um sinal de tempos difíceis que se avizinham. Vamos lá descortinar isso tudo.

Antes de tudo vale a pena explicar que a Astrologia, baseia-se numa perspectiva que designamos por “geocêntrica”, onde a terra é considerada como o centro do universo. Claro que toda a gente sabe que não é assim, mas de facto observamos o Universo a partir da Terra e é nessa perspectiva que vamos falar por agora.

Pegando no exemplo de Mercúrio, que agora, está em Balança e que no dia 23 de Setembro 2022 retorna a Virgem, dá-se aquilo que se designa, no contexto astrológico, de retrogradação, que é a perceção de que o percurso orbital de um planeta está de alguma forma alterado. Na verdade, nenhum planeta altera o seu ciclo de movimento nas suas órbitas à volta do Sol. O que existe são determinados períodos de tempo em que os planetas e os corpos celestes apenas parecem estar a mover-se de maneira diferente no Céu, e os seus ciclos parecem alterar-se, ficando mais lentos ou mesmo dando a impressão de estarem a mover-se para trás, ou seja, retrogradando.

Essa ilusão é resultado do nosso ponto de vista da Terra, simplesmente porque a Terra também está a orbitar à volta do Sol a uma velocidade diferente dos outros planetas. Desta forma, sob a nossa ótica, alguns planetas entram em retrogradação durante alguns períodos. A retrogradação de Mercúrio é a mais famosa de todas mas, na realidade, todos os planetas ficam retrógrados com a exceção dos luminares (o Sol e a Lua).

Começámos este mês de Setembro com cinco planetas retrógrados: Júpiter, Saturno, Úrano, Neptuno e Plutão. E já se devem de estar a interrogar: mas isto são más notícias? Não, cada retrogradação é uma fase interessante para revermos determinadas questões das nossas vidas, olharmos para dentro de nós e revermos até algo do passado que não ficou tão bem resolvido. 

Nesse momento, o melhor é mesmo aproveitar para fazer aquela reavaliação, reprogramação, reformulação e retorno a determinados assuntos que ficaram pendentes. Imagina que tens apontamentos de um workshop ou curso que fizeste, mas nunca mais voltaste a olhar para todo esse aprendizado – vai lá resgatar esse conhecimento, para, entretanto, teres a capacidade de o colocar em prática. Estás a escrever um livro, ou tens publicações para criar (alguns que até já estão iniciados), pega neles, faz aquele refresh que estavas para fazer há semanas. 

VAMOS FALAR DE MARTE RETRÓGRADO

Marte só fica retrógrado de dois em dois anos. Desta feita, ficará retrógrado de 30 de Outubro a 12 de Janeiro de 2023, e aí as revisões mais evidentes serão na nossa assertividade, dinamismo e capacidade de iniciativa.

Como o Marte fica retrógrado em Gémeos, a probabilidade de acontecerem chatices no entendimento com o outro (que pode ser qualquer pessoa) durante este período é elevada, e o tema preferido das pessoas envolvidas é o dos direitos e da territorialidade. Em bom português: duas partes podem achar que estão 100% certas e dispostas a irem até o fim por causa disso. Caso para dizer: cuidado com a teimosia!

MERCÚRIO RETRÓGRADO :: COMO VAI AFETAR O TEU SIGNO

Mas o que nos trouxe aqui foi Mercúrio Retrógrado que pode ficar em média 20 dias retrógrado três a quatro vezes por ano. Portanto, hoje, no dia 10 de Setembro, vamos para a terceira retrogradação de 2022 e no dia 29 de Dezembro volta a ficar retrógrado novamente. Nestes períodos já sabemos que podemos sentir desafios na comunicação e menos clareza nas decisões, é possível que as conversas não sejam tão claras, o combinado não sai como o planeado, o que foi contratado tenha de ser repensado e tudo o que envolve meios tecnológicos possa falhar.

Mercúrio é o planeta responsável pela comunicação e funções cognitivas. Ele rege a mente racional, está envolvido nos processos de aprendizagem, concerne o pensamento, a oralidade e aos diversos tipos de linguagem, verbais ou não. É através dele que nós nos expressamos. Também participa da interação social. Quando nos dirigimos ao outro pela fala, escrita ou gestos corporais, estabelecemos uma relação com o interlocutor.

E quando começa a retrogradar, faz com que tudo fique um pouco mais atrapalhado — conversas, internet, sistemas, acordos, etc. Mas, neste momento, a fama que traz consigo e os receios que gera em tantos pode ser já o seu efeito mais limitador! Afinal, as nossas crenças induzem à ação e podemos co-criar ainda mais essa sensação.

Agora uma cábula para cada signo:

CARNEIRO

Pode afetar o trabalho, os animais de estimação, a saúde e os relacionamentos com o outro, se tiver um projeto de uma parceria com alguém em que é necessário assinar um contrato, o ideal é assinar após o feriado do 5 de Outubro.
Afirmação: Eu sinto-me bem e saudável, em todas as áreas da minha vida e desenvolvo relações de grande confiança, diálogo e alegria.

TOURO

Surgiram desafios nas atividades de lazer e vida social, divertimento, criatividade, filhos se existirem. O regresso à escola dos miúdos, o culminar das férias não vai ajudar no regresso ao trabalho, podem surgir aí alguns episódios de ansiedade.

Afirmação: Eu encanto-me todos os dias e mereço viver feliz, sou útil aos outros e especialista naquilo que faço.

GÉMEOS

As conversas lá por casa em família, na vida doméstica, ou conversas que remetem para a infância, devem ser deixadas para mais tarde. Desafios com os mais jovens lá de casa. Se comprares casa nesta altura, o melhor é não assinares a escritura entre 10 de Setembro e 2 de Outubro, nem fazer mudanças nesta fase.
Afirmação: Eu tenho laços familiares profundos e de grande amor e entendimento, ao mesmo tempo sinto-me livre, para viver plenamente feliz.

CARANGUEJO

Se pensas mudar de casa, investir num curso ou comprar um carro ou um computador, é melhor esperares para depois deste período. Conversas com irmãos e vizinhos com um teor mais sério também.
Afirmação: Eu perdoo a minha família, aceito-a como é. Vivo na realidade e interajo com as pessoas mais próximas de mim de forma aprazível.

LEÃO

“Com papa e bolos se enganam os tolos” – muita atenção, não se deixem iludir e, neste período, não “comprem gato por lebre”. Se começarem alguma formação, vão com calma, mas se nesta altura surgir aquele curso XPTO e o investimento (e mesmo o início) dessa formação acontecer entre 10 de Setembro e 2 de Outubro, pode gerar um sentimento de que não foi tão promissor quanto isso e não valeu o valor de investimento.
Afirmação: Eu gosto de mim, sou um baú de talentos e sinto-me segura. Canto, escrevo e falo para o mundo e todos me aplaudem.

VIRGEM

Aperfeiçoamento pessoal, por exemplo, como adquirir novos hábitos, vai ser o calcanhar de Aquiles – principalmente se esses novos hábitos envolverem investimento pessoal como financeiro. Por exemplo, de 10 de Setembro a 2 de Outubro está fora de questão mudanças no visual ou cirurgias estéticas como a aplicação de botox ou uma abdominoplastia.
Afirmação: Eu dependo apenas de mim e decido a minha vida, reconheço as minhas capacidades e imensos recursos.

BALANÇA

A vitalidade pode estar mais em baixo, não sendo de todo uma boa altura para lançamento de projectos. Nem de intervenções cirúrgicas que promovam uma grande transformação. Nestes casos, o melhor é deixar para depois de dia 03 de Outubro. Cuidado com uma dedicação demasiado extrema ao outro, pois isso também é uma forma de abuso / dependência.
Afirmação: Eu sou PAZ e harmonia, confio em mim e assumo a minha vontade de forma independente e ninguém depende de mim.

ESCORPIÃO

Os trabalhos em grupo, a vida social, assim como as experiências com amigos e projetos humanitários, serão o palco dos maiores desafios. Se te envolveres em algum projecto de voluntariado, entrega-te de alma e coração só em Outubro. E, por ventura, se tiveres algum segredo – de 10 de Setembro a 2 de Outubro, está mais permeável a ser revelado.
Afirmação: Eu sou participante ativo na minha comunidade e reúno pessoas diferentes, luto por causas sociais e humanitárias que valorizo.

SAGITÁRIO

Tanto o social, como a carreira profissional podem andar um pouco loucos. Se te convidarem para abraçar um novo projecto profissional que pode mudar tudo na tua vida – pára e observa todos os prós e contras. Uma grande mudança de grupo no contexto socioprofissional pode ser muito arriscado. De 10 de Setembro a 3 de Outubro, também não é uma boa altura para confrontar a autoridade, seja ela representada por um superior, o pai, a polícia.
Afirmação: Eu sou sucesso e ele é uma consequência natural e fácil da minha forma de ser. Acredito na sociedade, só conheço pessoas que me querem bem.

CAPRICÓRNIO

Mudanças de actividade profissional que envolvam muitas viagens entre, podem ser arriscadas. Ou, por exemplo, se fores um estudante que vai agora começar a estudar mais longe de casa num novo curso -estes dias podem ser mesmo um teste ao teu endurance. Seja isto, pelas viagens ou pelas pessoas com quem vais contactar, nesse período pode haver dificuldade de adaptação.
Afirmação: Eu sinto-me respeitado intelectual e socialmente, assumo claramente os meus grandes objetivos, desafios e ambições.

AQUÁRIO

Bem, se de alguma forma estás a desenvolver um discurso, uma dissertação, quem sabe uma defesa para apresentar num tribunal – e se ela visar inclusivamente contextos associados a heranças ou bens familiares num contexto de divórcio – organiza todo essa papelada, estrutura do discurso e entrega tudo, para vencer, a partir de 3 de Outubro. Até lá, faz segredo do teu discurso. Viagens além fronteiras, tipo mudança de país como nova morada, do 10 de Setembro a 3 de Outubro, é melhor não!
Afirmação: Eu tenho um pensamento altamente criativo e manifesto-o em obras práticas. Sei que tudo só pode correr bem.

PEIXES

Sei que os Peixes sentem as dores do outro, mas procura não te envolveres tanto nesta altura. Financeiramente, também não é a melhor altura para pedir ou emprestar dinheiro. No que diz respeiro aos relacionamentos íntimos, vão estar em foco, também, os amores escondidos ou o tema do ghosting. Por outro lado, cuidado com a ciumeira e a falta de confiança.
Afirmação: Eu confio no outro, sei partilhar a minha vida e vivo em paixão. Não me importa a posse ou estabilidade, interessa-me apenas dar e amar. 


Agora que já temos todas as coordenadas, vamos viver o efeito a retrogradação de uma forma mais leve e com as melhores reflexões internas. 

Alexandra Costa

Alexandra Costa, também conhecida como “Vénus em Mim”, licenciou-se em Design Industrial, uma vez que tem um carinho muito grande pelo gráfico e tudo o que envolva símbolos. Assim, em 2002, começou a dedicar-se à Astrologia, uma vez que esta se manifesta através de uma linguagem simbólica.

Já em 2014, da necessidade de partilhar conhecimentos, cria o projeto “Vénus em Mim”, onde aborda temáticas como a Astrologia, Numerologia, Magia, entre outros.

Terminou o seu trabalho como designer de interiores em 2018, e, hoje em dia, é Orientadora Esotérica.