Pode estar na moda – contudo, a kombucha é um verdadeiro testemunho ancestral da sabedoria da natureza e das virtudes da fermentação! É que as raízes desta bebida efervescente remontam ao antigo Oriente e foram cuidadosamente preservadas de geração em geração – até chegar aos dias de hoje.
Vamos saber o que é a kombucha
A kombucha é uma bebida probiótica feita através da fermentação do chá – através de uma colónia de bactérias e leveduras.
A sua história diz-nos que foi o Dr. Kombu que levou esta bebida para o Japão, em 414 d.C. – usando-a para tratar o seu imperador. Sendo a bebida feita a partir da fermentação do chá – passou a ser chamada Kombu Chá.
O seu processo de fabrico envolve a fermentação do chá adoçado com a ajuda de uma colônia de bactérias e leveduras (conhecidas como SCOBY – Symbiotic Culture of Bacteria and Yeast).
O SCOBY é o elemento central de todo este processo. A mistura inicial, é uma espécie de Scoby líquido que acompanha e protege o Scoby sólido.
Desta fermentação, resulta em uma bebida efervescente com um sabor único que é uma combinação de doce e azedo.
Por que a kombucha é considerada uma bebida medicinal?
A kombucha é muito mais do que apenas uma bebida refrescante – é uma poderosa aliada para a nossa saúde e bem-estar. Os seus benefícios são vários – fazendo com que esta seja uma escolha inteligente para todos aqueles que preferenciam soluções naturais para promoverem e cuidarem da sua saúde. Vamos descobrir alguns:
Kombucha Natural/Artesanal vs. Kombucha Industrial/Processada
Como em tudo, existem diferenças muito importantes entre a kombucha natural e artesanal, feita com cuidado aos ingredientes frescos, naturais e à preservação das culturas e microorganismos. A kombucha natural precisa de ter todos os ingredientes naturais, pois só assim os microorganismos se reproduzem. Até o gás é natural.
Na kombucha industrial e processada, produzida em larga escala, os microorganismos são retirados (por um processo de pasteurização ou filtragem), além de usarem técnicas industrias (injeção de gás artificial, uso de concentrados e diluidores).
Para beberes uma bebida do bem, tens de fazer kombucha da maneira tradicional e milenar.
Quero fazer kombucha! Como posso começar?
Agora mesmo!
RECEITA
PRIMEIRA FERMENTAÇÃO
Esta é a fase onde ocorre uma fermentação. Irá durar, pelo menos, 10 dias – em que o SCOBY transformará o chá doce numa bebida viva, probiótica, cheia de ácidos orgânicos e naturalmente gaseificada.
Do que precisamos:
Pontos importantes neste processo:
Como fazemos:
1 . Num tacho bem limpo, colocar a água e o açúcar e deixar levantar fervura. Juntar o chá, deixar ferver dois minutos, apagar o lume;
2. Deixar arrefecer;
3. Coar o chá para dentro de um frasco de vidro limpo e esterilizado. Colocar o SCOBY dentro do frasco, tapar com um pano de algodão e apertar com um elástico;
4. Deixar o frasco num local limpo e seco, ausente de luz solar direta e sem outras culturas fermentadas por perto;
5. Deixar fermentar durante 10 a 20 dias;
6. Coar a kombucha para o recipiente de vidro, reservando o scoby para outra utilização;
7. Fechar o ou os recipientes onde foi colocada a kombucha e deixar fermentar. Ao fim de 24 horas, está pronta a consumir – sendo que pode ser deixada por mais tempo. Quanto mais tempo, mais gaseificada fica! Para parar a fermentação, deves deixar os recipientes no frigorifico, consumindo a kombucha num máximo de três semanas.
Não quero fazer em casa – mas quero comprar kombucha artesanal. Onde vou e em que marcas posso confiar?
Se não tens tempo ou paciência para fazer a kombucha em casa do zero podes:
Onde posso comprar?
Em mercados e/u mercearias de alimentos e produtos biológicos e orgânicos:
Agora, tens tudo para iniciar a introdução desta bebida medicinal na tua vida!