O Ki das 9 Estrelas, também conhecido como “Lo Shu”, nasce no oriente, sendo um sistema milenar que se baseia nos números de 1 a 9 e na sua relação com os pontos cardeais. Cada número representa uma energia única e influencia diferentes aspectos das nossas vidas, incluindo saúde, família, carreira e finanças.
A palavra Ki significa energia e o Ki é composto por 9 estrelas associadas a elementos que fazem parte da natureza (madeira, fogo, solo, metal e água) e dos seres que a habitam. Alguns dos elementos possuem mais do que uma estrela o que resulta num total de 9.
Apesar de conter números (associados aos elementos) – este sistema não segue a mesma leitura da numerologia, sendo que há números que representam aspetos totalmente distintos dos conhecidos nela. O Ki das 9 estrelas assenta sobre uma linha que tem influência do oriente – que tem os 5 elementos como base da medicina tradicional chinesa. As estrelas contam-nos sobre a influência dos elementos pelos quais a natureza e os seres humanos são constituídos e ainda sobre a estrutura tradicional da família oriental: pai, mãe e filhos naquele total de 9 elementos. Em que cada um representa um arquétipo da estrutura da família e da sociedade.
O Ki das 9 estrelas orienta o conhecimento sobre as tendências da personalidade contribuindo para que cada pessoa se conheça melhor e assim possa viver a sua essência com mais equilíbrio. Como o Ki das 9 estrelas é dos sistemas astrológicos mais antigos que se conhece, não se sabe muito sobre o seu desenvolvimento e a sua história, mas o que se sabe é ainda hoje continua a fazer a diferença!
O Ki das 9 estrelas pode ainda ser aprofundado através da leitura do que se chama quadrado mágico que é uma espécie de mapa natal, em que casa (quadrado) indica uma área da vida; de acordo com a posição das estrelas dentro do quadrado é possível compreender a forma como a pessoa se sente face aos diferentes temas da vida e assim contribuir para o seu autoconhecimento, do qual poderá resultar mais confiança e determinação em relação às suas escolhas.
Cada ano é regido por uma estrela e cada mês também, da relação entre ambas nasce uma terceira estrela. Assim todas as pessoas têm um Ki composto por 3 estrelas; cada uma tem um significado diferente e uma influência distinta sobre o individuo e a sua forma de estar.
A primeira estrela calcula-se a partir do ano de nascimento. A data de nascimento é como uma espécie de matriz e os números e elementos associados às estrelas são como portais que abrem possibilidades e encaminham direções. Esse número determina as energias predominantes da pessoa e as áreas da sua vida que podem precisar de ajustes para alcançar o equilíbrio.
Nada acontece por acaso e ninguém nasce numa data ao acaso! Viemos em missão, para viver a nossa missão e o ano em que nascemos tem a energia necessária para impulsionar o que este lugar viemos dar.
A segunda estrela, refere-se à do mês em que a pessoa nasceu e a terceiro resulta da combinação das duas anteriores.
Esta estrela pessoal viaja até uma casa diferente mediante a estrela regente do ano. E isso dá indicações sobre como viver e potenciar a energia do ano.
Ao descobrir a sua Estrela adquire elementos com os quais pode potenciar a sua vida tornando mais luminosa. E afinal o que há de mais gratificante do que a viagem que nos leva ao nosso interior?
A Estrela que rege a energia do ano (2024) é a Estrela 3 que pertence ao Elemento Madeira.
O que podemos esperar desta Estrela e da energia que emana?
Cada pessoa terá uma experiência distinta, no entanto, focando o geral, a energia e vibração desta Estrela remete-nos para a ação: o impulso criativo, a vontade de descobrir novos horizontes e de agir sem pensar muito sobre qual a melhor forma para o fazer.
Imagina uma semente que dorme tranquilamente no interior da terra. O sol lança os seus raios e a terra aquecida por eles desperta a semente, que inesperadamente sente a sua casca a estalar. A semente assustada pensa que vai morrer e nesse instante de grande aflição numa tentativa de sobreviver, luta e estica-se até à superfície conduzida por um instinto primário; e ao invés de morrer ela nasce para uma nova realidade, cheia de luz, cor, cheiro e muitas outras coisas que não sabia existirem. Ela vibra de alegria e olha para si, já não é uma semente, agora é uma bela flor bela e o mundo é a sua morada.
Esta é a energia que vibra neste momento! Somos impelidos a ir ao encontro de algo que desconhecemos, ainda que com pouca experiência, influenciados por um instinto que nos impele a seguir.
A energia desta Estrela, pede equilíbrio entre a ânsia de ir e a ponderação de como chegar.
Vive o teu impulso criativo e procura estar atento/a à forma como o vive, pois, a flor que descobre ser ainda tem raízes muito frágeis e por isso precisa de atenção e cuidado, atitudes essenciais à qualidade e manutenção da sua vida. Assimila esta onda de criatividade e evita a ansiedade. Tudo tem um tempo, este é o tempo de criar, mas também de saber que tudo precisas de algum tempo para amadurecer. Segue em frente sem medo, mas mantem a atenção, pois todos os momentos carecem de alguma reflexão.
E lembra-te: para conheceres o teu interior, é preciso um guia: a tua estrela.
Natália Rodrigues, professora no Instituto Macrobiótico de Portugal
Se quiseres ouvir a professora Natália a falar sobre o Ki das 9 Estrelas, podes espreitar esta LIVE, aqui.
Caso queiras aprender mais sobre esta antiga prática, o IMP está com um curso mesmo a sair do forno! Sabe mais, aqui.