Tal como nome indica, este Kefir não fermenta leite, como o conhecido Kefir de leite, e por isso pode ser consumido por pessoas que não consomem produtos lácteos. As colónias de Kefir de Água e de Kefir de Leite são muito diferentes, até no aspeto.
Quase de certeza que já ouviste falar de Kefir de Água por causa dos benefícios associados ao seu consumo.
O Kefir de Água é uma bebida probiótica, e os seus benefícios estão diretamente relacionados com essa característica: é uma bebida rica em lactobacilos bons para melhorar a nossa microbiota intestinal.
A inclusão de Kefir de Água, juntamente com alimentação e hábitos de estilo de vida saudáveis, poderá ter um impacto muito positivo na saúde.
Posso destacar alguns benefícios que lhe são atribuídos:
Os grãos de kefir de água são compostos por uma colónia simbiótica complexa, de bactérias e leveduras. O seu aspeto assemelha-se ao de pequenas pedras gelatinosas e transparentes.
Essa colónia de grãos de Kefir é colocada numa mistura de água com açúcar. Nessas condições as bactérias vão alimentar-se criando um líquido fermentado, ácido e gaseificado. Esse líquido é o Kefir de Água e podemos bebê-lo simples ou misturado com fruta, gengibre, sumos, etc.
Existem algumas formas de obter grãos de kefir de água:
Se és iniciante no Kefir de Água, deves estar com algumas dúvidas. É normal, e até te digo que é bom que, no início, tenhas algumas precauções, porque este Kefir é sensível.
Mas, não te preocupes! Vou deixar-te a seguir a “receita”, um “guia” que podes imprimir e nas primeiras vezes segue aquilo que recomendo “à letra”.
Depois de te deixar a “receita” para aprenderes a fazer o teu próprio Kefir, ainda vou acrescentar, no final do artigo, algumas perguntas frequentes. Lê tudo!
Ingredientes:
Utensílios:
Notas importantes:
PREPARAÇÃO
(vê o vídeo partilhado, se tiveres dúvidas):
Observação: A quantidade de açúcar, o tipo de açúcar, a temperatura, o tempo de fermentação podem influenciar o sabor e a quantidade de gás na bebida.
Os grãos de Kefir de Água são um presente da natureza para nossa saúde. Quando temos uma colónia em casa, temos acesso a uma bebida probiótica deliciosa, com gás natural, feita com ingredientes simples e muito fácil de preparar.
O seu nome é Dulce – que é como quem diz “doce”. É mãe, formou-se e foi professora na área de Engenharia Eletrotécnica e, depois, conheceu e apaixonou-se pela Macrobiótica e pelo Alimento.
Acabou por aprofundar os seus conhecimentos, estudar e especializar-se nestes domínios – assim como no Mindfulness.
Atualmente, continua a ensinar, tem uma comunidade linda chamada Mil Grãos, dá consultas de Orientação Alimentar e de Estilo de Vida, segundo a Filosofia Macrobiótica e orienta Workshops de Culinária Macrobiótica para quem quer aprender a comer de forma não só saudável mas inteligente, nutrindo e respeitando o seu corpo e o Planeta.