Kefir de Água: a bebida probiótica que podes fazer em casa

Kefir de Água: a bebida probiótica que podes fazer em casa

Do BemDo BemDulce CostaDulce Costa
Leia este artigo em: 8 mins
07.08.2024
kefir de agua

O Kefir de Água é uma bebida fermentada, com gás, ligeiramente ácida, probiótica e muito fácil de fazer em casa. Para isso, precisas apenas de uma colónia de grãos de Kefir (conhecidos pelo nome de Tibicos), água e açúcar. O processo é simples e tem poucos passos, e eu vou explicar-te como o fazer.

Tal como nome indica, este Kefir não fermenta leite, como o conhecido Kefir de leite, e por isso pode ser consumido por pessoas que não consomem produtos lácteos. As colónias de Kefir de Água e de Kefir de Leite são muito diferentes, até no aspeto.

Benefícios do consumo de Kefir de Água

Quase de certeza que já ouviste falar de Kefir de Água por causa dos benefícios associados ao seu consumo.

O Kefir de Água é uma bebida probiótica, e os seus benefícios estão diretamente relacionados com essa característica: é uma bebida rica em lactobacilos bons para melhorar a nossa microbiota intestinal.

A inclusão de Kefir de Água, juntamente com alimentação e hábitos de estilo de vida saudáveis, poderá ter um impacto muito positivo na saúde.

Posso destacar alguns benefícios que lhe são atribuídos:

  • Probiótico natural: A bebida é rica em bactérias benéficas que ajudam a equilibrar a microbiota, fortalecendo o sistema imunológico e melhorando a digestão.
  • Fonte de vitaminas e minerais: Devido ao processo de fermentação existem vitaminas que se tornam mais disponíveis assim como alguns minerais. Para isto ser uma realidade deves usar açúcar integral (rapadura ou açúcar de panela) para alimentar a colónia de Kefir.
  • Melhora a saúde intestinal: Auxilia no tratamento de problemas digestivos e ajuda a regular o trânsito intestinal, havendo pessoas a relatar que melhoraram de problemas como a síndrome do intestino irritável, obstipação e diarreia.

Grãos de Kefir de Água: o que são

Os grãos de kefir de água são compostos por uma colónia simbiótica complexa, de bactérias e leveduras. O seu aspeto assemelha-se ao de pequenas pedras gelatinosas e transparentes.

Essa colónia de grãos de Kefir é colocada numa mistura de água com açúcar. Nessas condições as bactérias vão alimentar-se criando um líquido fermentado, ácido e gaseificado. Esse líquido é o Kefir de Água e podemos bebê-lo simples ou misturado com fruta, gengibre, sumos, etc.

Como obter grãos de kefir de água?

Existem algumas formas de obter grãos de kefir de água:

  • Grupos de troca: Há muitos grupos online ou presenciais que realizam trocas de grãos de Kefir. Essa é uma ótima opção, porque podes receber uma doação, e quando o teu Kefir se reproduz, em vez de deitar fora parte da colónia, também podes doar.
  • Lojas de produtos naturais: Algumas lojas de produtos naturais vendem grãos de Kefir de Água.
  • Comprar online: É possível comprar grãos de Kefir de Água online. Normalmente são desidratados e, quando chegam, apenas tens de lhes dar alimento (açúcar) e hidratação (água). Recomendo, porque já experimentei, os da marca Kefirko.

Cuidar e manter o kefir de água

Se és iniciante no Kefir de Água, deves estar com algumas dúvidas. É normal, e até te digo que é bom que, no início, tenhas algumas precauções, porque este Kefir é sensível.

Mas, não te preocupes! Vou deixar-te a seguir a “receita”, um “guia” que podes imprimir e nas primeiras vezes segue aquilo que recomendo “à letra”.

Depois de te deixar a “receita” para aprenderes a fazer o teu próprio Kefir, ainda vou acrescentar, no final do artigo, algumas perguntas frequentes. Lê tudo!


O QUE VAIS PRECISAR

Ingredientes:

  • Uma colónia de grãos Kefir de Água (Tibicos): 100 a 120g
  • Água filtrada ou de nascente: 1,5 litros.
  • Açúcar (de preferência integral, chamado rapadura ou açúcar de panela), mas também podes usar outro açúcar: 4-5 c. de sopa.

Utensílios:

  • Um frasco de vidro grande e de boca larga (capacidade de 1,5 a 2 litros), com tampa.
  • Um funil de plástico.
  • Um escorredor de plástico.
  • Uma colher de plástico ou uma de madeira/bambu nova e que uses apenas para o Kefir.
  • Um paninho para tapar o frasco.
  • Uma ou duas garrafas para colocar a bebida. Nesses frascos pode fazer uma segunda fermentação e, se gostar de uma bebida muito gaseificada, use garrafas flip-flop (herméticas).

Notas importantes:

  • É fundamental higienizar bem todos os utensílios utilizados para evitar a contaminação dos grãos, que são mesmo muito sensíveis.
  • Se estiveres a usar um Kefir que comprou desidratado, segue os passos indicados na embalagem, antes de proceder à preparação.
  • O Kefir não deve receber calor de nenhuma fonte próxima (por exemplo: fogão) nem luz direta. Podes manter em cima da bancada da cozinha, mas num local onde não bata sol (afastado das janelas).


PREPARAÇÃO

(vê o vídeo partilhado, se tiveres dúvidas):

  • Coloca o funil na garrafa onde pretendes colocar a bebida (para beber ou para segunda fermentação) e por cima do funil coloca o escorredor.
  • De seguida coa o Kefir que está no recipiente a fermentar para dentro da garrafa (o líquido coado vai ser a bebida probiótica que podes consumir).
  • A colónia de Kefir vai ficar retida no escorredor. Lavas essa colónia em água corrente (eu costumo lavar à torneira deitando água em cima do coador e grãos).
  • Lava o frasco com água corrente (sem detergente) e junta 1,5 litros de água e 4 c. de sopa cheias de açúcar ou rapadura. Mexe com uma colher não metálica até dissolver o açúcar.
  • Junta a colónia que estava no escorredor e tapa o frasco sem rodar a tampa (para poder sair o gás). Cobre com um pano para evitar a entrada de alguma contaminação.
  • Deixa repousar 24h a 48h (durante esse período os grãos de kefir vão fermentar a água e consumir o açúcar). No Verão, ao fim de 24h a fermentação está feita, mas no Inverno, se a temperatura for à volta de 20oC ou menos, pode demorar mais tempo.
  • Passado esse tempo voltas ao passo 1 e alimentas os grãos outra vez.
  • A água fermentada é guardada no frigorífico, e pode ser consumida assim.
  • Podes fazer uma segunda fermentação juntando fruta em cubinhos ou gengibre numa garrafa flip-flop e fazer uma bebida com mais gás. Tem cuidado a abrir a garrafa, porque às vezes fica com muito gás!

Observação: A quantidade de açúcar, o tipo de açúcar, a temperatura, o tempo de fermentação podem influenciar o sabor e a quantidade de gás na bebida.

DÚVIDAS FREQUENTES

  • É uma bebida feita com açúcar, por isso não é saudável. Esta dúvida é muito frequente. O açúcar que colocas na bebida não é para ti e nunca chega a ti. O açúcar é o alimento dos Tibicos, a tua colónia. Ele vai ser consumido por essa colónia e no final, a bebida nem sequer é doce. Por isso: não vais consumir açúcar nesta bebida.
  • Tenho Kefir de leite, será que posso transformar em Kefir de Água? Não. As colónias são muito diferentes, apesar de serem colónias simbióticas de bactérias e leveduras, não são sequer parecidas. O Kefir de Leite alimenta-se da lactose presente no leite, não vai resultar se lhe deres água com açúcar.
  • Vou de férias, como é que faço para manter a colónia sem ser alimentada? Se saíres mais de dois dias, alimenta a colónia antes de saíres e coloca-a no frigorífico. É possível deixá-la duas a três semanas no frio. Quando voltares, tira-a do frigorífico e a água que esteve nesses dias a ser fermentada podes deitar fora, não bebas. Alimenta a colónia e deixa-a à temperatura ambiente outra vez.
  • Não tenho rapadura nem açúcar integral, será que posso usar açúcar branco? Poder até podes, não vais matar a colónia de Kefir de Água. Mas este Kefir beneficia muito, e tu também, de riqueza de minerais que só está presente no açúcar integral. Se tiveres de trocar de açúcar (branco para integral ou vice-versa), fá-lo de forma gradual, para o teu Kefir se ir habituando.
  • Já faço Kombucha, será que é igual ao Kefir? Não são iguais. As bebidas são, ambas, probióticas, mas no caso da Kombucha, como se usa chá preto, estás a consumir teína. Experimenta e vê a diferença.
  • Que quantidade devo beber por dia? Recomendo que bebas no máximo um copo nas refeições principais, i.e., dois copos pequenos por dia. Mas recomendo que introduzas aos poucos. Meio copo durante uma semana, depois passa para um copo e depois, se te sentires bem, podes aumentar até dois copos pequenos.
  • Como é que sei que a bebida já está fermentada? É relativamente fácil, porque antes de fermentar a água é doce, e depois de fermentar, para além da presença de gás, a água perde o doce e fica com uma ligeira acidez (é menos ácida do que a Kombucha). Estes são os sinais que deves procurar.
  • Na segunda fermentação a fruta ou gengibre vão fermentar? Sim! E vão fazer muito gás. Portanto, se és fã de gás, podes fazer a segunda fermentação.
  • Quando a colónia cresce, o que é que faço? É muito fácil começares com 100g de Tibicos e passadas duas semanas já teres 200g. O que recomendo é procurares alguém que queira e oferecer a essa pessoa. Em último caso, deita fora (podes colocar num compostor doméstico).
  • Quanto tempo dura a colónia? Se for bem mantida, dura “para sempre”. A minha tem muitos anos e nem as mudanças de casa fizeram com que a perdesse.
  • O Kefir de Água pode ser consumido por crianças? Sim, desde que sejam crianças que já “comam de tudo”, e em menos quantidade do que os adultos. Ao contrário da Kombucha, o Kefir de Água nem sequer tem teína.

Os grãos de Kefir de Água são um presente da natureza para nossa saúde. Quando temos uma colónia em casa, temos acesso a uma bebida probiótica deliciosa, com gás natural, feita com ingredientes simples e muito fácil de preparar.

Dulce Costa

O seu nome é Dulce – que é como quem diz “doce”. É mãe, formou-se e foi professora na área de Engenharia Eletrotécnica e, depois, conheceu e apaixonou-se pela Macrobiótica e pelo Alimento.

Acabou por aprofundar os seus conhecimentos, estudar e especializar-se nestes domínios – assim como no Mindfulness.

Atualmente, continua a ensinar, tem uma comunidade linda chamada Mil Grãos, dá consultas de Orientação Alimentar e de Estilo de Vida, segundo a Filosofia Macrobiótica e orienta Workshops de Culinária Macrobiótica para quem quer aprender a comer de forma não só saudável mas inteligente, nutrindo e respeitando o seu corpo e o Planeta.