Hidroterapia do Cólon: a importância de cuidar do intestino

Hidroterapia do Cólon: a importância de cuidar do intestino, sem dor

Do BemDo Bem
Leia este artigo em: 4 mins
30.01.2024
Hidroterapia do cólon

A hidroterapia do cólon é um procedimento terapêutico que tem ficado conhecido e que tem ganho cada vez mais força. Também conhecida como hidrocolonterapia  ou irrigação do cólon, esta técnica remove resíduos e toxinas acumulados ao longo do tempo no intestino – promovendo a nossa saúde e bem-estar. Num mundo onde somos consumidos pela toxicidade e pela falta de tempo – é cada vez mais vital reencontrar o equilíbrio e cuidarmos de nós numa ótica preventiva. Foi por isso que fomos procurar a enfermeira Fernanda Carvalho, que é especialista no assunto e nos contou tudo sobre o tema.

 

 

 

A Fernanda Carvalho é enfermeira e terapeuta de Hidroterapia do cólon há mais de 12 anos. Apaixonada pela importância e potencial do intestino – quando lhe perguntámos se não se cansava do que fazia, há tanto tempo, todos os dias – ela contou-nos que o intestino ainda a surpreendia, ainda a fazia estudar e perceber coisas novas.

É que, somos seres tão únicos e o nosso corpo é uma máquina tão bem-feita e espantosa – que ela continua a receber pessoas com mixes de patologias, reações e formas de funcionar que a ajudam a conhecer, ainda mais a fundo, este órgão.

 

Hidroterapia do Cólon – o que é

A hidroterapia do cólon consiste num tratamento de limpeza e purificação do cólon com água filtrada e ozonizada que facilita a remoção de fezes acumuladas, toxinas, microrganismos resistentes e outros detritos orgânicos. Este tratamento é um procedimento suave, indolor e inodoro e promove a integridade da parede do intestino e o fortalecimento do sistema imunitário.

 

 

Quais os seus benefícios

A principal motivação para a realização da hidroterapia do cólon é a busca por benefícios à saúde. Este tratamento oferece uma panóplia de benefícios que vão desde a melhoria da absorção de nutrientes, fortalecimento do sistema imunitário, regularização do trânsito intestinal, até à redução de ansiedade e depressão. Deixamos a lista:

  • Desintoxicação (eliminação de toxinas, metais pesados, material radioativo após realização de enema bário e toxicidade proveniente de tratamentos como a quimioterapia);
  • Prevenção e/ou tratamento da permeabilidade intestinal;
  • Aumento da capacidade de absorção de nutrientes;
  • Renovação, regeneração e revitalização celular;
  • Preparação do intestino para realização de exames complementares de diagnóstico (Ex: colonoscopia);
  • Fortalecimento da imunidade;
  • Regularização do trânsito intestinal;
  • Controlo de peso;
  • Redução da ansiedade e/ou depressão;
  • Equilíbrio da microbiota;
  • Desinflamação da parede do cólon;
  • Hidratação.

 

 

O que torna este tratamento diferenciador

Conhecemos a Fernanda Carvalho na Clínica “Chegar Novo a Velho” ® de Dr. Pinto Coelho.

 

É lá que ela cuida da nossa saúde intestinal, sendo que a clínica tem um protocolo único de tratamento, em que – não apenas limpa o intestino, mas o volta a povoar com as “bactérias boas” – utilizando ozono e administração direta de 12 mil milhões de probióticos. Este foi um procedimento criado pela enfermeira Fernanda – que potencia esta terapia e a maximiza no seu objetivo de uma saúde maior.

 

Fomos ter com a Fernanda não apenas pela boa-disposição e confiança que transmite, mas porque pela sua vasta experiência, interesse e paixão por este trabalho – que se estende a todos os que a procuram.

 

 

Como é o procedimento

Durante uma sessão de hidroterapia do cólon, o paciente deita-se enquanto um terapeuta qualificado e especializado introduz – suavemente – água filtrada no cólon por meio de um tubo inserido no reto. Antes disso, é feita uma massagem abdominal que ajuda os gases a saírem para que o tratamento flua melhor.

 

A água flui suavemente pelo cólon, ajudando a soltar e remover resíduos – que são expulsos por um segundo tubo. O procedimento é projetado para ser seguro e indolor, e muitas pessoas relatam uma sensação de alívio e leveza logo após a sessão.

 

 

Preparação

Este tratamento pode ser realizado sem preparação prévia. Contudo, como recomenda a Fernanda, se nas últimas refeições do dia anterior evitarmos o consumo de hidratos de carbono ou farináceos, leguminosas e outros alimentos processados e inflamatórios – a expulsão do conteúdo intestinal é facilitada.

A ingestão de água também é muito importante.