Este é o treino metabólico que faço para queimar gordura

Todos sabem a minha paixão pelas corridas, o que muita gente não sabe é que eu não corro assim há tanto tempo, embora pratique exercício desde pequena. Fiz ginástica rítmica, vários tipos de danças, joguei ténis, basquetebol, tanta coisa. Sempre gostei de mexer o corpo.
Leia este artigo em: 3 mins
26.11.2018

Desde que vivo em Lisboa que frequento um ginásio. Faço aulas de grupo e aulas com a Ana e a Filipa. São as minhas PT do coração, que me acompanham há anos e que conhecem a minha mente e o meu corpo melhor do que ninguém. Estou numa fase da minha vida em que me apetece correr menos e dedicar-me mais a este tipo de treinos.

Mas porquê?

Porque este ano já corri duas Maratonas — Boston e Berlim — que exigiram muito de mim (continuo a correr mas, para já, sem um objetivo concreto), porque tenho saudades e vontade de fazer mais aulas de grupo e circuitos como este e porque o tempo que tenho para me dedicar a provas é menor, nesta fase.

Desta vez pedi à minha PT Ana para escrever um artigo sobre os benefícios que este tipo de treinos me trazem.

Contudo, já sabem que cada treino deve ser adaptado às necessidades e condição física de cada um. Por essa razão, é aconselhável que falem sempre com o vosso personal trainer antes de começarem a treinar.

Já repararam bem no tipo de corpo da Belinha? O que salta logo à vista é um corpo definido com uma % de gordura baixa, bem tonificada e com alguma massa muscular. Uma brasa 🙂

E como é que ela o consegue? Ao longo dos anos que trabalhamos em conjunto percebemos que o corpo da Isabel responde mais rapidamente ao treino metabólico. Obtemos melhores resultados, sem prejudicar a sua performance nas corridas, mantendo o objetivo de ganhar massa muscular e ao mesmo tempo queimar gordura.

Sabemos que através dos treinos de corrida consegue trabalhar maioritariamente a resistência cardiovascular e velocidade. Paralelamente precisa do treino de musculação para desenvolver a massa muscular.

E se conseguíssemos combinar os benefícios dos dois, e assim conseguir queimar gordura e desenvolver a massa muscular? Melhor ainda! Em 30 minutos! Treinos curtos que conseguimos encaixar na sua agenda mega preenchida. Esse é o princípio do treino metabólico.

E o que é o treino metabólico?

Pegamos no mesmo material que um treino de musculação utiliza, escolhemos um circuito de exercícios (4 a 8) e com o mínimo de descanso possível, damos o nosso máximo num curto espaço de tempo.

O treino metabólico pode ser realizado usando o peso corporal, halteres, barras, kettlebells, bolas medicinais, cordas e muito mais.

Um grande benefício deste treino, é ser mais versátil que um treino convencional, e mais divertido. Característica essencial para motivá-la 🙂

 É um treino em que terás o teu coração a trabalhar entre 85 a 95% da sua intensidade máxima. #adartudo

Como funciona o treino metabólico?

É simples. Coloca a máxima intensidade possível em cada ronda do treino.

O treino metabólico trabalha de 3 formas:

✓ Coloca uma grande exigência no sistema anaeróbio glicolítico. Quando este sistema é utilizado por muito tempo, existe uma grande libertação de hormona de crescimento, que vai activar a queima de gordura.

✓ Provoca um excesso de consumo de oxigénio no pós-treino (EPOC). Devido a isto, o metabolismo tem um pico, e estará a queimar mais calorias que o normal até 36 depois de terminares o treino.

✓ O treino metabólico é um tipo de treino de musculação, e por isso o nosso corpo irá responder com um aumento de massa muscular e força à exigência que colocamos.

Além do treino metabólico, a Isabel faz treino de resistência, força, estabilidade, equilíbrio e mobilidade. Uma planificação equilibrada para que acima de tudo consiga manter um corpo e mente saudável.

  • 4 circuitos

  • 30” em cada estação

  • 1’ descanso entre circuitos

  • 1 burpee box jump over

  • 2 speed rope

  • 3 sladge com 65kg vai e volta

  • 4 bola medicinal reactiva ( potência de core com rotação)

Eu, Isabel

A Isabel nasceu a 8 de maio de 1986 e é natural de Santa Maria de Lamas. Licenciou-se em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa, e fez uma pós-graduação em Cinema e Televisão pela Universidade Católica. Fez um curso de Rádio e Televisão no Cenjor e foi o seu trabalho como jornalista e produtora de conteúdos na Panavídeo que a levou para a televisão, em 2011. Durante 10 anos apresentou programas de entretenimento e, de forma intuitiva e natural, percebeu que aquilo que a move é a criação de conteúdos que inspirem, motivem e levem os outros a agir. Tem uma paixão enorme por comunicar e tudo o que comunica está intimamente ligado a uma vida natural carregada de energia, alegria e simplicidade.

É autora dos livros “O Meu Plano do Bem”, “A Comida que me Faz Brilhar”, “Eu sei como ser Feliz” e da coleção de livros infantis “Vamos fazer o Bem”.

Descobriu a paixão pela corrida em 2015, em particular pela distância da Maratona – 42.195m. Tem o desejo de completar a “World Marathon Majors” que inclui as 6 maiores Maratonas do Mundo. Já correu Londres, Boston, Nova Iorque e Berlim.

Esta vontade de gerar um impacto positivo nos outros levou-a a criar novas áreas de negócio, como um ginásio de eletroestimulação – o Efit Isabel Silva – uma marca de snacks saudáveis, a IncríBel e a VOA.

A 14 de Dezembro de 2016 lançou o blogue Iam Isabel e que hoje, numa versão mais madura, mas igualmente alegre e enérgica, é o canal DoBem.