Como se cria uma coleção a partir de “deadstock”?

Eu, Isabel Eu, Isabel
Leia este artigo em: 2 mins
18.05.2021
CALM-A

A equipa da DoBem é o rosto da coleção cápsula CALM-A da Vintage for a Cause da Mentora Helena António. E ser um rosto de um projeto tão nobre foi, para mim e para a minha equipa, muito mais do que simplesmente vestir as peças e fotografá-las.

O nosso propósito está em mostrar que a sustentabilidade de um negócio com este valor assenta em modelos colaborativos entre várias profissões, que mais importante do que pensar na coleção que desejamos, é pensar nas condições que temos para o fazer e que o chamado “deadstock” — os tais “monos” que já não servem para nada — são muitas das vezes o segredo de coleções surpreendentes e atuais.

Em primeiro lugar, convido-vos a espreitarem a coleção e leres o que nos levou a aceitar este convite.

Em segundo lugar, quero esmiuçar, desmistificar, pormenorizar e partilhar convosco como se fazem roupas a partir de excedentes têxteis. Mas, afinal, será que estes “monos” fazem jus ao nome que têm? Têm assim tanta qualidade? Onde posso encontrar estes restos de tecidos para lhes dar uma segunda vida?

Neste dia, estive com a Helena Antónia, fundadora da Vintage For a Cause, para perceber, de uma forma clara e real, todo o processo de criação da coleção CALM-A, desde o armazém de excedentes têxteis, na zona industrial de Laúndos, até à peça final, pronta a ser enviada para o consumidor final. 

São dois episódios que quero partilhar convosco. Este é o primeiro. Vejam e escutem.

Por uma causa DoBem.

EDIÇÃO

Eu, Isabel

A Isabel nasceu a 8 de maio de 1986 e é natural de Santa Maria de Lamas. Licenciou-se em Ciências da Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa, e fez uma pós-graduação em Cinema e Televisão pela Universidade Católica. Fez um curso de Rádio e Televisão no Cenjor e foi o seu trabalho como jornalista e produtora de conteúdos na Panavídeo que a levou para a televisão, em 2011. Durante 10 anos apresentou programas de entretenimento e, de forma intuitiva e natural, percebeu que aquilo que a move é a criação de conteúdos que inspirem, motivem e levem os outros a agir. Tem uma paixão enorme por comunicar e tudo o que comunica está intimamente ligado a uma vida natural carregada de energia, alegria e simplicidade.

É autora dos livros “O Meu Plano do Bem”, “A Comida que me Faz Brilhar”, “Eu sei como ser Feliz” e da coleção de livros infantis “Vamos fazer o Bem”.

Descobriu a paixão pela corrida em 2015, em particular pela distância da Maratona – 42.195m. Tem o desejo de completar a “World Marathon Majors” que inclui as 6 maiores Maratonas do Mundo. Já correu Londres, Boston, Nova Iorque e Berlim.

Esta vontade de gerar um impacto positivo nos outros levou-a a criar novas áreas de negócio, como um ginásio de eletroestimulação – o Efit Isabel Silva – uma marca de snacks saudáveis e a VOA.

A 14 de Dezembro de 2016 lançou o blogue Iam Isabel e que hoje, numa versão mais madura, mas igualmente alegre e enérgica, é o canal DoBem.