Alimentação

Receita. Sopa de lentinhas e beterraba, um snack saudável e nutritivo para qualquer altura do dia

Tenho sempre um tacho pronto a comer em casa, e esta é tão saborosa que tenho de fazer a sobrar, para durar mais tempo.

Se for feita com os ingredientes certos, uma sopa doce é um excelente snack saudável, que tanto pode ser tomado a meio da manhã, a meio da tarde ou ao final do dia. Pode ser perfeitamente saciante e nutritiva.

Quando preparamos sopas, devemos fazê-las sempre numa quantidade que dê para alguns dias, já que se podem guardar de forma segura no frigorífico e estão prontas a comer em poucos minutos. É só tirar, aquecer e já está. Pode, também, consumi-la fria, sobretudo no verão.

Uma das que mais gosto de preparar, principalmente para os meus lanches, é esta sopa doce de beterraba e lentilhas, que publiquei no meu terceiro livro, “Eu sei como ser feliz”.

A beterraba, que é o ingrediente que dá cor a esta sopa, é um dos alimentos com mais ação anti-inflamatória que podem encontrar, além de ser diurética, digestiva, um desintoxicante natural e ajuda a purificar o sangue.

À beterraba, junto lentilhas, uma leguminosa rica em proteína e que pode ser utilizada para substituir alimentos de origem animal. É também rica em fibras, para regular o nosso intestino, zinco, que fortalece o sistema imunitário, e ferro, para evitar a anemia.

A receita é muito simples. Se quiserem fazer como eu e ter sempre em casa, dupliquem a receita para durar mais algum tempo.

Sopa Doce de Lentilhas e Beterraba

Ingredientes:

(para 2 pessoas)

— Meia chávena de lentilhas (ou 120 gramas), demolhadas durante 6 a 8 horas

— Quatro cenouras (ou 400 gramas)

— Duas beterrabas (ou 250 gramas)

— Uma cebola roxa pequena (70 gramas)

— 1,25 litros de água

— Sal q.b.

— Azeite q.b.

Preparação:

Cozer as lentilhas numa panela pequena durante 35 minutos. Escorrer e reservar.

Lavar, cortar os legumes e levá-los a cozer numa panela durante 50 minutos, juntamente com o sal.

Triturar a sopa com a varinha mágica, adicionar as lentilhas e regar com um fio de azeite.