A abóbora: uma dádiva do outono altamente medicinal

A abóbora: uma dádiva do outono

Leia este artigo em: 7 mins
03.11.2023
abobora uma dádiva

Estamos na época delas e…. queremos que as conheças a fundo! Sim, falamos da abóbora, uma dádiva da natureza – cortesia do outono. Este é um dos vegetais mais versáteis e nutritivos disponíveis. E, é por isso, que queremos partilhar contigo os vários tipos de  abóbora, analisar os seus benefícios e descobrir como ela pode ser considerada um medicamento natural para o nosso corpo. Vamos a isso?

 

No fim do verão, os tons da Natureza mudam para amarelo-laranja, castanho e ouro. Qualidades serenas e moderadas, estabilidade e compaixão pautam o Outono. Os vegetais surgem mais redondos e centrados, como é o caso da abóbora, que compõe e representa a doçura desta estação. 

 

 

Tipos e Variedades

 

“Abóbora é uma dádiva laranja da alimentação. Não é à toa que foi o fruto escolhido para ser a carruagem da princesa – uma fonte inesgotável de vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e muita, muita água, ela é um alimento indispensável para ser consumido nesta época do ano, que é quando a natureza nos oferece essa bênção.”

RODRIGO AYOUB

 

Este vegetal tem um grande número de tipos e variedades, cada um com suas características distintas. Vamos listar alguns dos tipos mais comuns:

1. Abóbora-Menina (Butternut Squash): é conhecida por sua casca fina e suave e polpa de cor alaranjada brilhante. A abóbora-menina tem um sabor doce e é frequentemente usada para fazer purês, sopas e pratos assados.

2. Abóbora-Moranga (Pumpkin): uma das mais conhecidas – é a abóbora do Halloween. Tem uma casca dura e é usada para fazer tartes, sopas, pode ser assada ou transformada em purês.

3. Abóbora-de-Pescoço (Acorn Squash): tem uma forma característica de noz e uma casca verde-escuro ou laranja. E, tem um sabor doce e a noz. Usada para assar e muito boa para rechear.

4. Abóbora Hokkaido: esta abóbora é linda e já andou aqui pela DoBem. A sua polpa é doce e densa e pode ser usada na totalidade. 

5. Abóbora-Buttercup: tem casca verde-escura e polpa laranja. É docinha.

6. Abóbora-De-Inverno: o seu nome vem do facto de ser uma das variedades de abóbora que são colhidas no outono e podem ser armazenadas durante o inverno. 

7. Abóbora-De-Verão: ao contrário das variedades de inverno, as abóboras-de-verão têm casca fina e são mais delicadas. Elas incluem variedades como a abobrinha, que é amplamente usada em pratos salteados, grelhados e refogados.

8. Abóbora Espaguete: esta variedade é conhecida por sua polpa que se desfaz em fios. Ótima como substituto de massas em receitas com baixas calorias.

9. Abóbora Longa: de forma alongada, é comumente encontrada na culinária asiática.

 

 

Benefícios Nutricionais 

 

A abóbora é muito valorizada pelas suas propriedades medicinais. Afinal, ela é uma fonte rica de nutrientes essenciais para a saúde – sendo conhecida por ser uma excelente fonte de vitamina A, vitamina C, fibras e antioxidantes. São tantos os seus benefícios, que deixamos aqui uma lista!

1. Rica em Vitaminas e Minerais – aliada do sistema imunitário:  pro-vitamina A (beta-caroteno), vitamina C, vitamina E, vitamina B6, potássio, ferro e magnésio.

2. Melhora a saúde ocular: a abóbora é uma das melhores fontes de vitamina A, que é crucial para a saúde ocular. Ela ajuda a manter uma boa visão, especialmente em condições de pouca luz.

3. Promove a saúde da pele: devido à vitamina E, que a ajuda a manter hidratada e protegida dos danos causados pelos radicais livres.

4. Alto teor de fibras: rica em fibras, ela promove a saúde do sistema digestivo, previnem a ostipação e ajudando na regulação do açúcar no sangue.

5. Baixa em calorias: ótima para controlar o peso e é um ótimo saciante.

6. Repleta de antioxidantes naturais: como o betacaroteno, que ajudam a combater o stresse oxidativo e protegem o corpo contra doenças crónicas.

7. Apoia a saúde cardiovascular: devido ao seu potássio que ajuda a regular a pressão arterial e a função do coração.

8. Melhora a Saúde Óssea: devido à vitamina K e cálcio, também os nossos ossos beneficiam.

9. Regula o açúcar no sangue: alguns componentes da abóbora, como o magnésio, podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, beneficiando pessoas com diabetes.

 

A abóbora é muito bem-vinda para pessoas que procuram massa muscular já que tem uma boa quantidade de hidratos de carbono, não dando picos de insulina como o consumo de açúcar e arroz branco, por exemplo.

TONTON

 

A Abóbora – um medicamento natural à luz da Macrobiótica

A abóbora é muito mais do que um ingrediente saboroso em pratos culinários – ela é um presente da natureza, repleto de benefícios para a nossa saúde. Sejamos nós um entusiasta pela culinária, um seguidor da filosofia macrobiótica ou alguém em busca de remédios naturais para o corpo, a abóbora merece um lugar especial na tua dieta. Ao aproveitar a diversidade da abóbora e compreender os seus benefícios, estás a promover a tua saúde de maneira deliciosa e equilibrada. 

 

Na filosofia macrobiótica, os alimentos são considerados em termos de Yin e Yang, procurando equilibrar essas energias. A abóbora é vista como um alimento de energia Yin, o que a torna útil para equilibrar dietas que são mais ricas em alimentos de energia Yang.

A sua natureza suave e doce é considerada calmante e equilibrante, sendo frequentemente usada para aliviar problemas digestivos e promover a tranquilidade.

 

A abóbora é um dos vegetais com mais hidratos de carbono complexos, o ideal para pessoas com muita atividade física. É rica em betacarotenos, uma substância que se transforma em vitamina A no organismo. É boa para relaxar e equilibrar os níveis de açúcar no sangue, atenua os desejos e cravings mais disparatados. Numa oitava acima, nutre a capacidade de saber amar e ser amado, quanto a mim uma das suas melhores qualidades. Sabias que no Oriente a abóbora é usada para tratar problemas de tristeza e desamor? 

Eunice van uden

 


 

RECEITAS

 

Depois de perceberem o potencial que este alimento tem em enriquecer o nosso corpo e em aquecer a nossa alma, nada como trazer a abóbora para as vossas cozinhas e começar a inseri-la, com mais regularidade, nos vossos pratos! Para vos inspirar, temos aqui uma pequena surpresa partilhada pela nossa mentora Eunice Van Uden: duas receitas para testarem e se renderem a este vegetal.

 

Crumble de Abóbora Hokkaido

 

INGREDIENTES:

  • 1kg de abóbora hokkaido
  • 200 gr de flocos de trigo sarraceno finos (pode optar por outros)
  • 80 gr de farinha de aveia
  • 1 chávena de geleia de arroz
  • 80 ml de óleo de sésamo
  • 80 gr de nozes
  • Raspa de 1 laranja
  • Raspa de 1 limão
  • Essência de baunilha em pó a gosto
  • 1 pitada de sal
  • Canela em pó a gosto

 

PREPARAÇÃO:

  1. Corte as abóbora em cubos pequenos. 
  2. Salteie a abóbora com um fio de azeite, pitada de sal, a raspa de  laranja e a baunilha, durante cerca de 15 minutos.
  3. Pré-aqueça o forno a 180º.
  4. Disponha a abóbora num tabuleiro para ir ao forno e polvilhe com canela.
  5. Passe para o crumble: junte o óleo e a geleia de arroz, seguidos da farinha, dos flocos de sarraceno, nozes, a raspa de limão e mais um pouco de canela em pó.
  6. Coloque o crumble por cima da abóbora. Leve ao forno durante 30 a 40 minutos, até dourar e ficar crocante.

 

 

Abóbora Manteiga Recheada

 

INGREDIENTES:

  • 1 abóbora média
  • 100 g de couve kale
  • 1 cebola média
  • 20 g de arandos secos 
  • 3 dentes de alho 
  • 3 raminhos de tomilho fresco 
  • 120 g de millet cozido 
  • 80 g castanhas cozidas 
  • Sementes de abóbora tostadas
  • 400 g de lentilhas castanhas cozidas
  • 1 pitada de pimenta cayenne. 
  • 1 pitada de noz-moscada  
  • Raspa de 1 limão (opcional)
  • Sal marinho q.b.
  • Shoyu q.b.
  • Azeite q.b. 

 

PREPARAÇÃO:

  1. Lave e corte a abóbora, em rodelas de 1cm e meio de espessura. Para criar um anel corte um círculo no centro de cada rodela (com a ajuda de molde/cortador de bolachas). Descarte as sementes e corte as rodelas internas em cubos.
  2. Pré-aqueça o forno a 180º.
  3. Disponha as rodelas de abóbora num tabuleiro para assar e regue com um fio de azeite. Tempere com sal marinho e leve ao forno durante 20 minutos.

 

RECHEIO:

  1. Escalde, durante 1 minuto a couve kale e reserve.
  2. Toste as sementes de abóbora com um fio de shoyu e reserve.
  3. Aqueça o azeite numa frigideira grande e junte o alho, a cebola e as folhas de tomilho, durante 7 minutos, em lume brando, ou até suavizarem. 
  4.  Adicione as castanhas, os arandos secos, a raspa de limão, os cubos de abóbora e cozinhe. Adicione uma pitada de noz-moscada. 
  5. Para finalizar o recheio, adicione a kale, o millet cozido e as lentilhas e cozinhe por alguns minutos. Tempere com sal marinho e uma pitadinha de pimenta cayenne. 
  6. Mantenha o forno ligado. Preencha cuidadosamente cada anel de abóbora com uma boa quantidade de recheio. Regue cada uma com um fio de azeite. Leve novamente ao forno por mais 20 minutos ou até a abóbora estar cozida.
  7. Retire do forno. Polvilhe com as sementes de abóbora e sirva com  acompanhamentos à sua escolha.

 

Para conheceres mais algumas receitas da Eunice, podes espreitar aqui o seu perfil Instagram.

Eunice Van Uden

Enquanto psicóloga clínica, Eunice Van Uden desenvolve um método único e muito especial: a relação entre as emoções, os alimentos e os respetivos órgãos do corpo humano.

Fundou o Macroproject, um plano de cura e transformação que reúne a Psicologia Clínica, a alimentação e um estilo de vida mais conectado com a Natureza.

Este projeto destina-se a todos os que pretendem alcançar a totalidade do seu potencial humano e espiritual. O intuito é realizar o sonho da saúde integral.