Chegaram as férias e, com elas, a decisão sobre onde vamos deixar o nosso animal de estimação durante este período. A pergunta que se impõe é: qual a melhor solução para eles e, também, a mais ajustada às nossas necessidades e realidade?
Há quem os deixe “nos avós”, em casa – com supervisão e mimos dos vizinhos de baixo -, e quem os leve para a casa de amigos próximos. Contudo, nem todos têm o privilégio de poder encontrar um recanto de confiança para deixar o seu cão ou gato que, na maioria das vezes, também não nos pode acompanhar durante as férias.
Por esse motivo, sabemos que abandono de animais neste período atinge números dramáticos. Mas cuidar de um animal é ser responsável por ele e envolve um compromisso de amor e de companheirismo que não nos permite o seu descarte – muito menos para irmos de férias alguns dias descansados. Felizmente, há cada vez mais consciência e informação – sendo estas as melhores ferramentas para ajudar a reduzir estes números.
Afinal, que opções temos para os nossos amigos de quatro patas ficarem num ambiente feliz e seguro enquanto vamos, nós também, recarregar baterias? Deixamos, aqui, 7 opções para te ajudar na tua decisão!
Se não podes levar o teu animal contigo e a separação é inevitável, a opção mais económica é a de os deixares com alguém de confiança. Um amigo ou um familiar que o possa acolher é uma excelente alternativa, sobretudo se for alguém que ele já conheça e com o qual se sinta confortável. Combinem horários de passeios, alimentação e hábitos que ajudem a sua adaptação. Levem um ou mais objetos do animal, de forma a que não se sinta demasiado perdido.
Os hotéis para cães e gatos são espaços criados exatamente para o propósito de acolher os animais em estadias de curta e média duração em caso de ausência dos donos. Aqui, podes ter a certeza de que o acolhimento segue regras próprias, que os profissionais sabem, por exemplo, as regras básicas de alimentação, rotinas de passeios e de higiene.
As instalações estão pensadas para eles – contudo, nada melhor do que ires visitar e conhecer o espaço antes de tomares uma decisão.
Uma das grandes vantagens do hotel é que podes procurar um que fique perto da tua área de residência ou perto do local onde vais estar a passar férias. Desta forma, vais poder visitar o teu animal de estimação, mesmo que ele não possa ficar hospedado contigo.
Muitas vezes, sentimos que o nosso animal de estimação fica melhor em casa, no seu ambiente.
Caso retirar o teu animal do seu espaço seja algo que possa estar associado à criação de stresse, a melhor solução pode ser o pet sitting.
Nesta modalidade, o cão ou gato permanece no seu domicílio e tem “apenas” de lidar com a ausência da família, mas está já familiarizado com o seu espaço, os cheiros e os objetos que o rodeiam.
Nesta opção, há um profissional que vais conhecer antes saíres para férias – a quem vais deixar as tuas indicações e chaves e que vai cumprir com o que combinaram face às necessidades que têm.
No caso de cães essas visitas deverão ser diárias e podem decorrer por uma ou mais horas. Aqui, podes ficar a saber mais sobre as condições dos serviços de Pet Sitting do nosso parceiro, Cão Nosso.
E se o vosso bicho pudesse ficar em casa de um cuidador, com toda a atenção e conforto?
A estadia familiar para cães ou gatos, funciona quase como se fosse um “hotel” privado onde os animais ficam na casa de um cuidador, mantendo o ambiente familiar de casa a que estão habituados no seu dia a dia.
Se pretenderem recorrer a este serviço, aconselhamos que – após uma visita ao local – façam uma ou duas noites de “teste” antes de irem de férias, de forma a garantirem que o vosso cão/gato se adapta bem.
Quando não estão lotados, alguns abrigos para animais disponibilizam-se para receber os animais nos períodos de férias ou de ausência dos donos. Não é apenas uma fonte de receitas extra, é também uma forma de participarem ativamente na redução dos números de abandono. Faça uma pesquisa pelas associações de proteção de animais da vossa área de residência e entre em contacto com elas para perceber se fazem este tipo de serviço de acolhimento temporário e em que condições.
Depois, recomendamos que agendem uma visita às instalações e conheçam pessoalmente as pessoas antes de lhes confiar os vossos companheiros.
Se tens aquele amigo ou amiga que não se importaria, de todo, de ficar pela tua casa enquanto estás fora – de forma a tomar conta do teu animais de estimação, aproveitando para te regar as plantinhas – esta é uma ótima alternativa!
Esta é uma comunidade que permite unir quem não tem onde deixar os seus animais de estimação e as pessoas que desejam acolher esses animais durante as férias. Um modelo que está relativamente enraizado lá fora, mas que em Portugal não é ainda muito comum. Quem sabe não começa a ganhar força com o crescimento da procura para ela?
O mais importante é que o teu patudo ou bigodudo se sinta confortável e feliz, para que possa usufruir das suas férias tanto como os seus donos.
O Cão Nosso foi criado em 2016 por um casal que partilha o amor pelos cães. A Luísa, vinda do mundo da advocacia, e o Pedro, vindo do mundo do jornalismo, juntaram as melhores valências de cada um e desenvolveram um projeto que tem um impacto positivo na qualidade de vida de todos os tutores e respetivos patudos.
Oferece serviços de dog walking, dog sitting, dog taxi, e de creche canina, onde todos os cães podem socializar, brincar e explorar num espaço 100% pensado para eles – a Quinta do Cão Nosso, em Belas. Mais tarde veio a criação da “Escola do Cão Nosso“.
Além disso, o Cão Nosso também é uma fonte credível de informação sobre cães. Por isso, tem um blog e um guia de raças onde todos os dog lovers podem aprofundar os seus conhecimentos.
“Duas vezes por semana o Caju está no Cão Nosso. São os momentos de corrida na natureza e convívio com outros cães que o tornam tão sociável, saudável e feliz.” – Isabel Silva