Diria que, empiricamente, todos acreditamos que para sermos bem-sucedidos(as) ao lançar um negócio, temos de pensar numa estratégia. E conceber uma boa estratégia para atingir resultados não parece ser tarefa fácil. Além de precisares de perceber alguns conceitos de gestão, de marketing, de finanças, hoje em dia é preciso ter uma capacidade tecnológica que pode não estar ao alcance de todos.
É preciso tratar bases de dados por “tu”, conhecer plataformas de email marketing, saber produzir conteúdo para divulgar nas redes sociais, etc, etc. E, em cima disto, conseguir ter empatia com o público-alvo, ser criativo, ter paixão…
Se ficaste cansado(a) com esta descrição, respira fundo, ganha fôlego porque… o caminho não é assim tão complexo como parece.
Começa por tirar partido dos teus pontos fortes!
Todos nós somos bons a fazer determinadas coisas, pelo que saber utilizar essas habilidades é fundamental para o sucesso. Se queres lançar o teu negócio, numa determinada área, é porque sabes que tens um talento natural, um gosto particular, uma apetência inata. E é nisso que tens de te focar porque essa vai ser uma das tuas vantagens competitivas. O sucesso do teu negócio parte muito de ti! Muitas vezes queremos desenvolver habilidades ou conhecimentos que não são inatos, e acabamos por subestimar aquilo que fazemos com maior facilidade. Respeita a tua natureza e os teus talentos e responde à seguinte pergunta: “Qual vai ser a tua principal contribuição para o teu projeto?”
Depois de teres dado resposta a esta pergunta, aposta na definição de um modelo de negócio. O empreendedorismo só deve ser visto como uma forma de realizar sonhos e mudar de vida, se for acompanhado de um bom modelo de negócio, que atalhe caminho e minimize os riscos. Deves pensar em:
Existem várias frameworks que podes seguir e preencher, sendo que uma das mais utilizadas é a Business Model Canvas.
Chegando até aqui, foste adquirindo conceitos de gestão sem teres dado por isso.
Pronto(a) para o próximo passo? Está na hora de adquirires novos conhecimentos, na proporção que queres fazer crescer o teu negócio. É diferente teres uma loja física ou um canal digital. Não podemos comparar uma base de clientes de dezenas com uma de milhares. Uma oferta de serviços é distinta de uma produção de produtos, entre muitos outros desafios.
Uma prática comum para seres bem-sucedido(a) é investir em formação. Dedica parte do teu tempo a ler, pesquisar e aprender sobre temas que ampliem os teus horizontes. Ouve podcasts, assiste a TEDs, vai a eventos da área do teu negócio, estuda sobre algumas temáticas em relação às quais estás menos preparado(a). Consistência é chave para te levar onde queres chegar.
Sim, negócio e gestão até podem andar de mãos dadas, mas mesmo não sendo esta a tua área de formação, podes vingar garantindo que:
Portanto… podes adiar ad eternum as tuas ideias, sonhos e projetos, sob pena de nunca verem a luz do dia, ou podes preparar caminho para lhes dares vida. Acredito que somos mais felizes se fizermos aquilo que gostamos e que nos sentimos mais realizados, se ao longo do dia os nossos olhos brilharem quando chegamos a casa com sensação de dever cumprido.
O truque está em saber combinar vontade + disciplina + humildade + foco para dares este salto, conseguires lançar o teu negócio e seres feliz a fazer aquilo que gostas verdadeiramente. Não estejas à espera do momento ideal e das melhores condições, porque podem nunca chegar. Cria tu esse momento. E se fosse hoje?