Quero criar um negócio mas não sei por onde começar - e tenho medo de arriscar

Quero criar um negócio mas não sei por onde começar – e tenho medo de arriscar

Se já pensaste por mais do que uma vez “Não tirei um curso de gestão, mas gostava de lançar o meu negócio” ou “Percebo pouco de negócios, mas adorava tirar o meu projeto da gaveta”, então este artigo é para ti.
Inês LimaInês Lima
Leia este artigo em: 5 mins
04.07.2022

Diria que, empiricamente, todos acreditamos que para sermos bem-sucedidos(as) ao lançar um negócio, temos de pensar numa estratégia. E conceber uma boa estratégia para atingir resultados não parece ser tarefa fácil. Além de precisares de perceber alguns conceitos de gestão, de marketing, de finanças, hoje em dia é preciso ter uma capacidade tecnológica que pode não estar ao alcance de todos.

É preciso tratar bases de dados por “tu”, conhecer plataformas de email marketing, saber produzir conteúdo para divulgar nas redes sociais, etc, etc. E, em cima disto, conseguir ter empatia com o público-alvo, ser criativo, ter paixão…

Se ficaste cansado(a) com esta descrição, respira fundo, ganha fôlego porque… o caminho não é assim tão complexo como parece.

“Mas por onde devo começar?”, perguntas tu.

Começa por tirar partido dos teus pontos fortes!

Todos nós somos bons a fazer determinadas coisas, pelo que saber utilizar essas habilidades é fundamental para o sucesso. Se queres lançar o teu negócio, numa determinada área, é porque sabes que tens um talento natural, um gosto particular, uma apetência inata. E é nisso que tens de te focar porque essa vai ser uma das tuas vantagens competitivas. O sucesso do teu negócio parte muito de ti! Muitas vezes queremos desenvolver habilidades ou conhecimentos que não são inatos, e acabamos por subestimar aquilo que fazemos com maior facilidade. Respeita a tua natureza e os teus talentos e responde à seguinte pergunta: “Qual vai ser a tua principal contribuição para o teu projeto?”

Depois de teres dado resposta a esta pergunta, aposta na definição de um modelo de negócio. O empreendedorismo só deve ser visto como uma forma de realizar sonhos e mudar de vida, se for acompanhado de um bom modelo de negócio, que atalhe caminho e minimize os riscos. Deves pensar em:

  1. Cliente: Falar de Clientes é falar daqueles a quem vais prestar serviço ou vender produto, resolvendo os seus problemas ou satisfazendo as suas necessidades (as que têm, ou que ainda não sabem que têm…). É falar das suas caraterísticas, da sua jornada, saber quais são os momentos da verdade, definir que tipo de relação queres manter com os teus clientes e que nível de serviço lhes queres prestar. Diria que sem saberes bem a quem te diriges, corres o risco de não chegares exatamente ao teu cliente ideal.
  2. Oferta: Falar de Oferta é falar do valor que vais proporcionar aos teus clientes através de pacotes de serviços ou produtos. Ofereces conveniência, preço, design, facilidade, eficiência, estatuto…? É decidir através de que canais vais chegar ao mercado, como vais comunicar a tua oferta, como vais distribuir os teus produtos/serviços e servir no pós-venda. A capacidade de proporcionar um valor excecional é a principal razão pela qual os teus clientes te vão escolher em vez de a outro.
  3. Infraestrutura: Falar de Infraestrutura é falar dos bens e das tarefas que são necessárias para poderes oferecer o que prometes e gerar o rendimento que pretendes. É saber que pode haver recursos humanos, físicos, intelectuais e financeiros, que são cruciais para a sobrevivência do teu negócio. É definir, claramente, que atividades tens de assegurar para que o teu negócio funcione e triunfe, e junto de que parceiros queres trabalhar para robustecer a tua oferta.
  4. Viabilidade Financeira: Falar de Viabilidade Financeira é falar da estratégia que irá permitir que a entrada de dinheiro seja superior à saída de dinheiro. É identificar as tuas fontes de rendimento e os custos que vais incorrer no âmbito da tua operação. Porque no final do dia, se queres viver do teu negócio, há que abrir o excel e fazer contas…

Existem várias frameworks que podes seguir e preencher, sendo que uma das mais utilizadas é a Business Model Canvas.

Chegando até aqui, foste adquirindo conceitos de gestão sem teres dado por isso.

Pronto(a) para o próximo passo? Está na hora de adquirires novos conhecimentos, na proporção que queres fazer crescer o teu negócio. É diferente teres uma loja física ou um canal digital. Não podemos comparar uma base de clientes de dezenas com uma de milhares. Uma oferta de serviços é distinta de uma produção de produtos, entre muitos outros desafios.

Uma prática comum para seres bem-sucedido(a) é investir em formação. Dedica parte do teu tempo a ler, pesquisar e aprender sobre temas que ampliem os teus horizontes. Ouve podcasts, assiste a TEDs, vai a eventos da área do teu negócio, estuda sobre algumas temáticas em relação às quais estás menos preparado(a). Consistência é chave para te levar onde queres chegar.

Sim, negócio e gestão até podem andar de mãos dadas, mas mesmo não sendo esta a tua área de formação, podes vingar garantindo que:

  • Tens o mindset certo: foca-te na tua jornada, vence as tuas resistências e crenças limitadoras, resiste ao julgamento de outros e ao teu próprio.
  • Adquires a virtude da paciência: começa com o básico e, com paciência, vais fazendo crescer o teu negócio. Dá-te tempo e espaço para aprender. Mais importante do que a velocidade, é a direção.
  • Tens uma mente de iniciante: a capacidade de ver o mundo e as necessidades dos clientes como quem não sabe nada sobre elas é uma grande vantagem para os negócios, pois estás a olhar para os temas sem vícios nem limitações. Steve Jobs, criador da Apple, era um grande defensor desta prática.
  • Constróis a tua coragem passo a passo: a coragem é uma qualidade que se desenvolve e vai sendo conquistada passo a passo. É o que acontece quando te desafias a levantar um peso de 80kg. Começas com um de 5kg e, se a cada dia fores tentando aumentar um pouco a carga, vais conseguir evoluir até ganhares músculo e atingires o resultado a que te propões.
  • Procuras ajuda para chegares ao sucesso: recorre a pessoas que façam o que tu não sabes fazer. O caminho do empreendedor pode ser longo, solitário e frustrante. Ter ajuda de pessoas que já possuem conhecimento de mercado e experiência é essencial para quem quer ser bem-sucedido(a). Ninguém sabe tudo e devemos ter a capacidade de reconhecer que se nos juntarmos a quem sabe, ficamos mais fortes. Recolher conselhos e orientações sobre os temas que menos dominas, pode ser a diferença entre fazer ou não o teu negócio ganhar asas.

Portanto… podes adiar ad eternum as tuas ideias, sonhos e projetos, sob pena de nunca verem a luz do dia, ou podes preparar caminho para lhes dares vida. Acredito que somos mais felizes se fizermos aquilo que gostamos e que nos sentimos mais realizados, se ao longo do dia os nossos olhos brilharem quando chegamos a casa com sensação de dever cumprido.

O truque está em saber combinar vontade + disciplina + humildade + foco para dares este salto, conseguires lançar o teu negócio e seres feliz a fazer aquilo que gostas verdadeiramente. Não estejas à espera do momento ideal e das melhores condições, porque podem nunca chegar. Cria tu esse momento. E se fosse hoje?