Fomos até à cozinha da AEG para mais um episódio Na Cozinha com a Comunidade! Desafiámos a Eunice Van Uden, mentora DoBem, psicóloga e especialista em alimentação Macrobiótica a criar duas receitas outonais num forno a vapor. São elas:
E o que é um forno a vapor?
É um forno, que combina o ar quente dos fornos convencionais com uma produção controlada de vapor. E isso faz com que a humidade se mantenha presente no processo de cozedura, tornando os pratos que fazemos no forno ainda mais suculentos e com um sabor mais intenso.
Tal como num forno convencional, neste também podemos gratinar, assar e tostar. Mas vamos mais longe! Imaginem, poderem fermentar massas, desidratar alimentos e cozinhar em vácuo?!
O forno a vapor da AEG é ideal para tudo: pratos de peixe, legumes, carne e pastelaria. Com uma enorme vantagem: mantém as vitaminas, minerais e nutrientes dos alimentos e, porque cozinha a temperaturas mais baixas, poupa até 20% de energia*.
Preparem-se… porque este episódio é a TODO O VAPOR!
INGREDIENTES
PREPARAÇÃO
Couve Escaldada
INGREDIENTES
PREPARAÇÃO
INGREDIENTES
PREPARAÇÃO
INGREDIENTES
PREPARAÇÃO
DICAS ESPECIAIS
Agradecimentos especiais:
Sals Tempeh e a Mercearia Do Campo para Ourique
Obrigada por darem mais saúde às nossas receitas.
*Benchmarking interno baseado num (1) teste efetuado num forno AEG SteamPro (BSE998230M) e num forno AEG multifunções (BPE55670M). Teste realizado com filete de salmão e peito de frango em sous vide.
Para além de ser uma tendência, cozinhar com vapor é um dos métodos mais saudáveis para preparar as nossas receitas. Uma forma de cozinhar que permite conservar o sabor natural dos alimentos, reduz o consumo de gordura e mantém intactas as vitaminas, os minerais e os nutrientes.
Estes fornos, entram na categoria de fornos a vapor com modelos que possibilitam a combinação do ar quente dos fornos convencionais com a produção controlada de vapor. Isto faz com que a humidade se mantenha presente durante o processo de cozedura para que os alimentos fiquem mais suculentos, com um sabor intenso e aspeto delicioso.
Esta avançada gama de produtos permite diferentes tipos de cozinhado, desde os métodos mais tradicionais como gratinar, tostar ou assar, até outros mais avançados como desidratar alimentos, fermentar massas, regenerar com vapor ou cozinhar em sous vide (em vácuo). Sem dúvida que os fornos a vapor contam com uma ampla lista de funções que garantem resultados excelentes em receitas de carne, peixe, marisco, legumes e fazem toda a diferença na pastelaria em geral.
Para além da sua elevada eficiência energética (entre A+ e A++), os fornos a vapor oferecem outras vantagens interessantes, tanto ao nível da poupança como da saúde. Os alimentos conservam todas as suas propriedades organoléticas (sabor, textura, forma e cor) uma vez que cozinham a uma temperatura mais baixa, o que também reduz o consumo de eletricidade.
No que se refere ao seu bem-estar, poderás também desfrutar de uma cozinha muito mais saudável, ao evitar alimentos com demasiadas gorduras e as toxinas que se produzem ao cozinhar utilizando outros métodos, como fritar. Descobre todos os benefícios dos fornos com vapor da AEG, aqui.
Enquanto psicóloga clínica, Eunice Van Uden desenvolve um método único e muito especial: a relação entre as emoções, os alimentos e os respetivos órgãos do corpo humano.
Fundou o Macroproject, um plano de cura e transformação que reúne a Psicologia Clínica, a alimentação e um estilo de vida mais conectado com a Natureza.
Este projeto destina-se a todos os que pretendem alcançar a totalidade do seu potencial humano e espiritual. O intuito é realizar o sonho da saúde integral.