Abraçar causas: promover o envelhecimento ativo

Abraçar causas: promover o envelhecimento ativo através da economia circular

Leia este artigo em: 4 mins
25.05.2023

 

A DoBem não se cansa de abraçar causas – e esta é uma delas! “From Granny to Trendy” é uma iniciativa de sustentabilidade ambiental e – também – de sustentabilidade social na qual mulheres com mais de 50 anos aprendem e convivem dando asas à imaginação! Vamos saber mais.

 

 

 

 

“From Granny to Trendy” – vamos conhecer o projeto!

 

Elas têm mais de 50 anos e estavam fora da “vida ativa”, procurando uma ocupação na qual pudessem sentir-se enquadradas, conviver, aprender e partilhar talentos e histórias.

 

No projecto “From Granny to Trendy” – uma iniciativa da marca de economia circular Vintage for a Cause que procura promover novas competências, preservar o meio ambiente e incentivar a partilha de experiências e conhecimentos, num modelo de intervenção que promove a inclusão social de forma criativa e circular – chegaram a um atelier de costura onde se podem encontrar, conversar, criar e aprender umas com as outras. Como resultado, a promoção de novas competências, a preservação do ambiente e a promoção da partilha de novas experiências e conhecimentos, num modelo de intervenção que promove a inclusão social de forma criativa.

 

E… sejamos sinceros: a idade é uma mais-valia. Cada mulher tem os seus talentos, histórias, paixões e competências individuais que, quando potenciadas, fazem com que cada uma se sinta cada vez mais útil e especial.

 

O programa centra-se no desenvolvimento de uma oficina de costura e upcycling, que inclui:

  • seleção de uma peça de roupa pessoal e antiga – a modificar;
  • sessões fotográficas ao longo do projeto;
  • um desfile de moda no qual as criadoras vão ser as modelos que irão apresentar o resultado do seu trabalho.

 

 

As etapas do projeto

FROM GRANNY TO TRENDY tem várias fases – o programa centra-se, assim, no desenvolvimento de uma oficina de costura e upcycling, que inclui:

  • seleção de uma peça de roupa pessoal e antiga – a modificar;
  • workshops facilitados por designers e profissionais de moda (e nesta edição até conta com a estilista Katty Xiomara), com o objetivo de co-transformar peças antigas das próprias participantes em novas peças;
  • sessões fotográficas ao longo do projeto;
  • um desfile de moda contra a moda do desperdício, no qual as criadoras vão ser as modelos que irão apresentar o resultado do seu trabalho;
  • numa segunda fase, podem integrar o projeto como monitoras, como costureiras da Vintage for a Cause ou frequentando os workshops de reutilização dos seus núcleos.

 

O projecto pretende potenciar e valorizar o conhecimento das mulheres, onde os laços afectivos e a auto-estima são estimulados em parceria com a comunidade e onde estas mulheres podem simplesmente ser elas próprias, independentemente da sua condição ou idade. Salienta, também, o valor e a beleza da idade através de um desfile de moda e sessões de fotografia profissional, onde estas mulheres são não só as criadoras das peças, mas também as modelos demonstrando que “velhos são os trapos” mas que até estes podem ter uma nova vida.

 

 

 

O Desfile

 

Esta iniciativa, promovida pela marca Vintage for a Cause, junta pela segunda vez 130 mulheres de quatro municípios (Elvas, Esposende, Gondomar e Porto) num desfile que é o culminar de um projeto de capacitação que junta a economia circular à inclusão social.

 

O desfile onde as participantes vestem as roupas que transformaram nos workshops serve de mote para celebrar a  beleza e o valor da mulher em qualquer idade, combatendo assim o estigma do idadismo, que afeta ainda mais a mulher.

 

Este desfile vai juntar quase todas as participantes do programa, num modelo apoiado por estruturas cuja missão é promover a inclusão social e o desenvolvimento sustentável como Fundação Calouste Gulbenkian, Parcerias para o Impacto da Portugal Inovação Social (zona norte) e Accionad ODS (alentejo).

 

 

Este programa é muito mais do que uma simples formação de costura, pode transformar vidas e mentalidades através da transformação de roupa usada”,

Helena Antónia Silva, fundadora da Vintage For a Cause.

 

 

abraçar_causas

 

O desfile coletivo vai acontecer no dia 5 de Junho no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões em Matosinhos.

 

A apresentação está a cargo da Isabel Silva.

 

O evento é gratuito mas sujeito a inscrição, AQUI.

 


 

Para saberes mais sobre o projeto visitar o website e redes sociais da marca Vintage for a Cause e a página de instagram do projecto @fromgrannytotrendy.

 

 

Helena Antónia

Advogada de formação, a Helena mudou de rumo e advoga, desde 2013, pelo upcycling e pela inclusão social através da “Vintage for a Cause”: uma marca que é também uma causa, com a missão da redução do desperdício têxtil, em paralelo com a promoção do envelhecimento ativo de mulheres acima dos 50 anos.

Pós-graduada em Empreendedorismo e Inovação Social, a Helena é ainda líder do “Circular Economy Club”, no Porto, voluntária da “Fashion Revolution Portugal” e co-fundadora da “Between Parallels”.

Encara a sua jornada enquanto empreendedora de impacto como um processo de desenvolvimento pessoal, que partilha sempre que possível em seminários, palestras e em mentorias.

O seu trabalho foi reconhecido pela Fundação Yves Rocher, em 2020, e pela Revista Ativa Mulheres Inspiradoras na categoria de Sustentabilidade, em 2021, ano em que integrou a lista das TOP100 Women in Social Enterprise da Rede Euclid, da Comissão Europeia.